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OPL Digital trilha caminho ESG na mídia online

Plataforma de mídia mobile neutraliza emissões e leva aprendizados à toda a cadeia produtiva


25 de março de 2024 - 0h00

No início deste ano, a OPL Digital caminhou mais alguns passos em direção às boas práticas ambientais, sociais e corporativas — Environmental, Social and Governance (ESG), em inglês —: conquistou o selo Carbon Free, que reconhece a compensação das emissões de carbono realizadas nas diferentes etapas da cadeia produtiva de uma empresa.

O marco, além de expor a responsabilidade socioambiental no combate às mudanças climáticas, faz parte de uma estratégia mais ampla da plataforma de mídia mobile, que visa uma maior vantagem competitiva, satisfação de stakeholders, economia de custos e cumprimento de regulamentações futuras.

A OPL Digital está compensando carbono a partir do plantio de árvores de mata nativa em áreas degradadas

A OPL Digital está compensando carbono a partir do plantio de árvores de mata nativa em áreas degradadas

Na corrida por uma conduta alinhada às normas ESG, a OPL Digital passou a dedicar um orçamento às ações com impacto em comunidades. Além disso, mantém o compromisso de conservar, no mínimo, 50% de mulheres no quadro de funcionários — inclusive, em cargos de alta liderança; e de buscar fazer parte do Great Place to Work, iniciativa que reconhece que os colaboradores têm um local adequado e saudável de trabalho. A plataforma de mídia online também trabalha em linha com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“Estamos sempre priorizando a ética nos negócios com os clientes e internamente, o desenvolvimento dos nossos colaboradores, a diversidade e inclusão, a satisfação dos clientes, o cumprimento à LGPD e acompanhando as políticas internas para manter as nossas iniciativas ESG. Cada área desempenha seu papel fundamental para que isso aconteça, fazendo a gestão do que está ao seu alcance”, afirma Rodolfo Darakdjian, CEO da OPL Digital.

Empresas engajadas na pauta ESG performam melhor
Segundo relatório da IBM, mais da metade dos líderes acredita que as práticas impactam na lucratividade da operação

A prática ESG parte da compreensão de que todas as atividades econômicas impactam a comunidade e o ambiente em que estão inseridas, e de que é necessário ampliar os efeitos positivos e mitigar os resultados negativos em cada uma das suas três frentes: ambiental, social e corporativa.

Um relatório publicado pela IBM aponta o valor dessa estratégia para cada companhia. Segundo a pesquisa, organizações que lideram os avanços na pauta ESG têm 43% mais probabilidade de performar melhor do que as empresas do mesmo setor que não seguem esse posicionamento. E mais da metade dos líderes dessas empresas afirma acreditar que a pauta tem um impacto enorme na lucratividade da operação.

A IBM, ainda, indica o caminho para montar uma estrutura de gerenciamento de riscos que garanta a continuidade das diferentes iniciativas ESG de uma mesma companhia. Primeiro, é preciso avaliar a fundo qual é o impacto que a empresa causa, identificando possíveis fraquezas e fortalezas da organização; depois, é preciso desenvolver um plano para solucionar esses pontos fracos e permitir o desenvolvimento das iniciativas com impactos positivos; em seguida, é preciso metrificar e manter uma análise em tempo real da performance ESG de uma companhia — o que envolve o acompanhamento das emissões de carbono, possíveis violações de direitos e o uso consciente da tecnologia —; por último, é preciso engajar toda a comunidade de fornecedores nessa mesma direção.

“Nenhuma empresa está isolada no mundo. Temos a responsabilidade de liderar a mudança para uma atividade que respeite o planeta, os nossos colaboradores e que contribua para o bem da comunidade em que atuamos. Essa é a chave para o crescimento sustentável da OPL Digital e, na verdade, de qualquer companhia”, diz Rodolfo Darakdjian, CEO da OPL Digital no Brasil.

Governança ambiental e a compensação de carbono

A compensação de carbono a partir do plantio de árvores de mata nativa em áreas degradadas garantiu à OPL Digital o selo Carbon Free. Até o fim deste ano, a plataforma de mídia mobile neutralizará 30 toneladas de carbono, o que corresponde a toda a emissão causada nas atividades da empresa.

A manutenção do projeto envolve a constante avaliação sobre novos possíveis impactos ambientais da operação, de acordo com padrões internacionais. Para isso, há uma reunião mensal entre a liderança da plataforma de mídia mobile e a Carbon Free Brasil, que permite a análise periódica das emissões de carbono.

“A OPL Digital destaca-se de muitos concorrentes, que, por considerarem que não possuem um grande impacto ambiental, não adotam nenhuma ação para cuidar do planeta. O que muitos não observam é que quase todas as nossas ações do cotidiano geram carbono ou outro tipo de impacto negativo e residual. Existem muitas formas de contribuir positivamente, e a compensação de carbono é uma delas”, analisa Darakdjian.

Governança social e o impacto em comunidades

No aspecto social, a OPL Digital decidiu inaugurar um orçamento específico às ações patrocinadas pela empresa com impacto em comunidades. Os projetos beneficiados estão em fase de escolha, e serão anunciados em breve.

Para Darakdjian, as iniciativas de ESG têm um objetivo em comum: “buscamos gerenciar melhor os riscos do nosso negócio, reduzir o impacto causado no meio ambiente, ajudar a sociedade com mais projetos sociais, servir da melhor forma possível os clientes e ser referência positiva no segmento de mídia digital no que tange o ambiente de trabalho”.

Governança corporativa e a diversidade na liderança

Já na busca pelas melhores práticas de governança, a OPL Digital atua dentro da própria força de trabalho e na responsabilidade sobre o que é externo à empresa.

Com o público interno, há o compromisso de manter, no mínimo, 50% de mulheres no quadro de funcionários, inclusive na alta administração. Atualmente, a empresa já ultrapassa essa marca: 71% de mulheres estão no quadro de colaboradores — deste número, 58% estão na liderança. Além disso, a OPL Digital apoia a diversidade racial e geracional, bem como a inclusão de pessoas com deficiência e LGBTQIA+. Em paralelo, a empresa busca fazer parte do Great Place to Work.

Em relação aos outros stakeholders, a OPL Digital trabalha em linha com as regras da Lei Geral de Proteção de Dados, com o objetivo de reforçar o comprometimento com os direitos humanos e com a gestão de risco dos dados dos usuários.

“Ainda há uma grande necessidade de amadurecimento e atenção em nosso segmento no que diz respeito aos esforços voltados para aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa. A maior parte das empresas de mídia digital presentes no Brasil é de capital fechado, e, portanto, não tem um grande incentivo para tratar do assunto com a importância que ele realmente possui”, avalia Darakdjian.

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