Brand Voice
APRESENTA

Luxo em transformação: do produto à conexão personalizada

Ricardo Almeida amplia atuação com serviços exclusivos que levam a experiência para além das lojas físicas

A partir de 2020, a alta costura passou a viver um dilema central: responder às demandas por experiências mais relevantes, personalização, omnicanalidade e propósito, sem renunciar ao legado que define o setor. Para a Ricardo Almeida, referência em alfaiataria desde 1983, a resposta foi ampliar a forma de se relacionar com o público, levando a marca para além das lojas físicas e preservando a trajetória construída.

Na prática, isso se traduz em um ecossistema que acompanha o cliente em diferentes momentos e lugares, com curadoria apurada, serviço ágil e conforto. Em vez de apenas vender produtos, cada contato funciona como uma extensão natural do universo da grife, ao fortalecer vínculos e evidenciar o valor da marca.

“Essas iniciativas nos permitiram estreitar ainda mais o relacionamento com nossos clientes, com soluções que se ajustam à rotina e ao estilo de vida de cada um. Levamos a marca até onde eles estão e, assim, criamos conexões mais profundas com o nosso universo. Mais do que conveniência, oferecemos a continuidade da experiência da loja, fortalecemos vínculos e ampliamos a percepção de valor em cada detalhe”, afirma Carolina Piza, diretora de marketing da Ricardo Almeida.

Serviços exclusivos da Ricardo Almeida traduzem a transformação do setor de luxo, que hoje valoriza conveniência e proximidade

Serviços exclusivos da Ricardo Almeida traduzem a transformação do setor de luxo, que hoje valoriza conveniência e proximidade

Inovação no luxo: os serviços que transformam a experiência

A busca por inovação e personalização tem guiado os novos caminhos do mercado de luxo, em que a relação próxima com o consumidor é tão importante quanto a qualidade do produto. Atenta a esse movimento, a Ricardo Almeida estruturou o Ricardo Almeida Personal, um programa de serviços exclusivos que leva a alfaiataria para além das lojas físicas.

Cada modalidade nasce de uma interação altamente personalizada, construída a partir do perfil e histórico de cada cliente. A estratégia apoia-se na expertise dos consultores, que oferecem orientação de estilo e ajustes sob medida, em um processo seguro e discreto. Na prática, o programa funciona como extensão da experiência da loja no ambiente privado, preservando o DNA da marca.

“As três frentes de serviço têm papéis complementares e estratégicos, atendendo diferentes necessidades e momentos da vida do cliente. Mais do que disponibilizar produtos, essa estratégia nos permite oferecer um serviço completo, ocupando todos os espaços de oportunidade e estando presentes onde o cliente está. Assim, fortalecemos o relacionamento e mostramos que a Ricardo Almeida está sempre atenta às suas necessidades”, destaca Carolina Piza, diretora de marketing da Ricardo Almeida.

Conheça as três modalidades do Ricardo Almeida Personal
Consultoria, ajustes sob medida e malas personalizadas reforçam a presença da Ricardo Almeida no dia a dia dos consumidores

=> Personal Consultant: um consultor visita o cliente para um atendimento exclusivo, para apresentar a curadoria da marca e proporcionar a experiência de provar as peças com orientação de estilo. O serviço reforça exclusividade e conveniência, mantendo o padrão de sofisticação da Ricardo Almeida e valorizando tempo, conforto e atendimento sob medida como parte da filosofia da marca.

=> Personal Tailor: além da consultoria de estilo, o consultor pode realizar ajustes rápidos e desenvolver peças sob medida ou sob encomenda. O atendimento considera medidas e necessidades individuais, levando a curadoria da marca até a casa do cliente e criando uma produção única e exclusiva no formato mais confortável possível.

=> Personal Suitcase: uma mala com curadoria de peças pensadas a partir do estilo e necessidades do cliente é enviada para o endereço indicado, permitindo que ele experimente e compre no próprio tempo, com suporte online de um consultor.

Consultores reforçam a jornada de confiança da Ricardo Almeida

A jornada de personalização da Ricardo Almeida tem na relação entre clientes e consultores um de seus maiores ativos, presente desde a fundação da marca. Esses especialistas transformam esse vínculo em novas formas de interação, tanto no ambiente físico quanto no digital, traduzindo os valores da grife em cada atendimento. Cada cliente é direcionado a partir do histórico já construído com a marca, o que permite desenvolver conexões que reforçam confiança, exclusividade e proximidade.

“A resposta ao programa Ricardo Almeida Personal, que reúne serviços exclusivos de consultoria, sob medida e curadoria personalizada, tem sido extremamente positiva”, afirma Carolina Piza, diretora de marketing. “A iniciativa reforça nosso compromisso em colocar o cliente no centro da experiência e, ao mesmo tempo, traduz com precisão o DNA da marca, ressaltando exclusividade e excelência no atendimento”, adiciona.

Accenture revela os pilares que vão redefinir o futuro do setor de luxo
Estudo mostra que 78% das grifes correm risco de perder relevância e detalha três eixos estratégicos e sete dimensões da desejabilidade de marca

O relatório Luxe Eternal, da McKinsey, revela a dimensão dos desafios do setor de luxo mundial. Nove em cada dez líderes entrevistados apontaram que as jornadas omnichannel transformaram radicalmente a lealdade do consumidor às suas marcas favoritas — a ponto de 78% das grifes estarem em risco de perder relevância. Foram entrevistados 500 executivos C-level de marcas de luxo na Europa, Américas, Japão, Índia e China.

Segundo o estudo, a saída para esse dilema passa por um ciclo virtuoso sustentado em três pilares: desejabilidade de marca, agilidade operacional e crescimento financeiro. É justamente no primeiro deles, a desejabilidade, que se concentram as transformações mais profundas. Antes associada apenas à exclusividade, ela hoje se desdobra em sete frentes de contato que orientam a percepção do consumidor: exclusividade, excelência na execução, experiência, herança, inovação, valor social e status icônico.