School of Rock expande atuação no Brasil com modelo de franquias baseado em ensino musical inovador

Buscar

School of Rock expande atuação no Brasil com modelo de franquias baseado em ensino musical inovador

Buscar

post patrocinado

Por

School of Rock expande atuação no Brasil com modelo de franquias baseado em ensino musical inovador

Estrutura reconhecida internacionalmente ganha força no mercado nacional com formato adaptável e voltado ao desempenho


9 de dezembro de 2021 - 0h00

O universo do ensino musical está em constante evolução. A adaptação ao meio e às necessidades dos alunos são pontos cruciais na formação dos futuros músicos. A School of Rock, marca americana com atuação de amplitude global, atende estes quesitos, entregando toda uma plataforma diferenciada para a evolução dos alunos. A estrutura de ponta e a flexibilidade nos métodos proporcionam novos horizontes aos aprendizes, extrapolando até mesmo a parte musical.

Fundada em 1998 nos Estados Unidos, com o intuito de estimular o interesse na música e tendo como lema “O palco é o melhor professor”, a School of Rock hoje é a maior franquia de ensino musical do mundo, atendendo mais de 40 mil estudantes, com mais de 300 unidades em diversos países. O método de educação moderno foi desenvolvido para alcançar as crianças, com foco na prática do instrumento e na apresentação em cima de um palco. Isto ultrapassa as barreiras do aprendizado repetitivo e pouco estimulante. A expansão e excelência da School of Rock proporcionaram parcerias com marcas de impacto global como Fender, Gibson, Roland e grandes palcos e festivais como Rock in Rio, Lollapalooza, Hard Rock Café, Blue Note, Summer Fest, entre outros.

O resultado é o reconhecimento da School of Rock em todo mundo, aclamada com prêmios em diversos meios – ganhou destaque no programa de internalização do setor de franquias realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e Apex-Brasil no setor educacional pela inovação na operação no atendimento aos franqueados e clientes – e a grande expansão em variados territórios. O Brasil é o segundo maior mercado da rede, com uma master franqueadora focada na expansão da marca e auxílio ao franqueado. São 42 escolas assinadas em seis estados. A marca proporciona estrutura e modelo de negócios diferenciado para estabelecer parcerias com empreendedores com paixão pela música, mesmo que não sejam músicos ou especialistas no assunto.

O crescimento vertiginoso e estável das franquias mostra a solidez do formato, que proporciona apoio de experts de franquia profundamente conectados com o universo da música, abrangendo treinamentos e suporte à operação das unidades. Entre os recursos disponibilizados na parte educacional estão livros didáticos próprios, o aplicativo School of Rock Method™ e o Method Engine, um sistema de organização de conceitos e repertórios musicais para os professores. “Somos especializados em ensinar programas que envolvem um grupo de jovens. Acontece de ser um dos nossos principais diferenciais dos demais concorrentes, além de ser a forma mais rentável de programa, uma vez que é um formato de um professor para muitos alunos. Esses programas também levam a uma permanência maior por parte dos alunos”, explica Sam Dresser, Vice Presidente de Educação.

Os franqueados também têm à disposição convenções e bancos de dados (trocas de experiência) nacionais e internacionais, sistemas consolidados de gerenciamento da escola, parcerias com fornecedores de instrumentos, festivais e gravadoras e liberdade para criação de novos produtos e serviços. Todo o suporte e facilidades proporcionadas aos franqueados permitem chegar ao ponto de equilíbrio e de retorno de investimento a prazos curtos.

A franquia tem uma base sólida alicerçada pela abordagem única do aprendizado musical. Um dos grandes destaques é como o ensino aplicado pela School of Rock engaja as crianças de uma maneira única. Ao colocar alunos em contato com músicas que gostam é construída uma leal base de usuários. Isto se reflete na divulgação direta, pelo boca a boca, o que se constata com números práticos. Cerca de 70% a 80% das matrículas vêm de indicações.

Métodos de ensino

Uma característica notável da School of Rock é a constante inovação nos métodos de ensino, para todas as faixas etárias. É um lugar seguro para aprender, desenvolver amizades com outras pessoas que gostam de música e criar um espaço inclusivo. As aulas são oferecidas para todas as idades, independente de nível técnico e aspirações. Um exemplo da amplitude do trabalho é o programa Little Wing, voltado para crianças em idade pré-escolar, de 2 a 5 anos. Os alunos têm aulas semanais em grupo nas quais aprendem sobre ritmo, estrutura musical, melodia, dinâmica e desenvolvem habilidades musicais fundamentais por meio de uma metodologia divertida, com jogos e atividades interativas usadas em sala de aula para ajudar a internalizarem os conceitos-chave.

As aulas estimulam o aprendizado da música com teoria, exercícios e prática, e não se restringem apenas ao mundo do Rock. A marca abrange toda a esfera musical em seus mais diversos estilos, sempre buscando a autenticidade, a união e o trabalho em grupo.

A proposta de ensino da School of Rock e a ampla experiência musical oferecida são destaques da empresa. “A School of Rock tem sido a melhor atividade que tenho feito no ano. Além de aprender e se desenvolver em um instrumento, você se desenvolve como banda, como pessoa, melhora a sua desinibição, postura e o gosto musical. Sem dúvidas tem sido uma experiência muito rica, na qual consegui enxergar em mim um potencial desconhecido, e isso faz com que eu me motive todos os dias a ser uma pessoa e um músico melhor”, explica o aluno Gustavo Noventa.

O estímulo é ampliado com o formato que foca não apenas no aprendizado de um instrumento, mas também na prática em cima do palco. O aluno Bruno Crestana comenta a importância deste método em sua evolução musical: “Com o modelo dinâmico de ensaio em banda e temporadas com shows, sinto que faço parte do movimento musical – é uma contextualização bem diferente. Não é só a aula de música, é a vivência no mundo da música, desde a teoria até a performance”.

Com a pandemia a School of Rock, líder mundial em ensino musical baseado em performance e experiências, readequou seu formato ao oferecer conteúdos online. Um dos recentes projetos colocados em prática foi o School of Rock Play, plataforma de streaming digital voltada às aulas a distância, que permite aos alunos continuarem aperfeiçoando sua técnica mesmo em casa. A rede atua em diversas frentes para levar o aprendizado e o gosto pela música adiante, como a parceria com a Outono Music, em um projeto com distribuição pela Universal Music. O programa De Quem serão os Próximos Clássicos do Rock? incentiva a música autoral entre adolescentes, jovens e adultos.

Graças à vasta gama de métodos baseados em desempenho, alunos de todo o mundo ganharam habilidades instrumentais superiores e confiança para subir no palco, com alguns partindo para contratos de gravação e plataformas maiores, como American Idol, The Voice, Broadway, Lollapalooza e locais conhecidos como o Rock & Roll Hall of Fame.

O modelo arrojado da School of Rock também ganhou reconhecimento com os mais diversos prêmios. A franquia foi eleita cinco vezes o Programa Número 1 de Enriquecimento Infantil pela Entrepeneur, listada entre as 500 Melhores Franquias pela mesma revista por diversos anos e eleita Top 200+ e 20 Marcas Inteligentes em Crescimento pela Franchise Times, em 2016. A revista estadunidense Forbes elegeu a School of Rock como a segunda melhor franquia de tamanho médio em 2018. Esse ano, a School of Rock foi eleita a Melhor Franquia De Educação Do Mundo pela Global Franchise Awards.

Publicidade

Compartilhe

Veja também