School of Rock expande atuação no Brasil com modelo de franquias baseado em ensino musical inovador
Estrutura reconhecida internacionalmente ganha força no mercado nacional com formato adaptável e voltado ao desempenho
O universo do ensino musical está em constante evolução. A adaptação ao meio e às necessidades dos alunos são pontos cruciais na formação dos futuros músicos. A School of Rock, marca americana com atuação de amplitude global, atende estes quesitos, entregando toda uma plataforma diferenciada para a evolução dos alunos. A estrutura de ponta e a flexibilidade nos métodos proporcionam novos horizontes aos aprendizes, extrapolando até mesmo a parte musical.
Fundada em 1998 nos Estados Unidos, com o intuito de estimular o interesse na música e tendo como lema “O palco é o melhor professor”, a School of Rock hoje é a maior franquia de ensino musical do mundo, atendendo mais de 40 mil estudantes, com mais de 300 unidades em diversos países. O método de educação moderno foi desenvolvido para alcançar as crianças, com foco na prática do instrumento e na apresentação em cima de um palco. Isto ultrapassa as barreiras do aprendizado repetitivo e pouco estimulante. A expansão e excelência da School of Rock proporcionaram parcerias com marcas de impacto global como Fender, Gibson, Roland e grandes palcos e festivais como Rock in Rio, Lollapalooza, Hard Rock Café, Blue Note, Summer Fest, entre outros.
O resultado é o reconhecimento da School of Rock em todo mundo, aclamada com prêmios em diversos meios – ganhou destaque no programa de internalização do setor de franquias realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e Apex-Brasil no setor educacional pela inovação na operação no atendimento aos franqueados e clientes – e a grande expansão em variados territórios. O Brasil é o segundo maior mercado da rede, com uma master franqueadora focada na expansão da marca e auxílio ao franqueado. São 42 escolas assinadas em seis estados. A marca proporciona estrutura e modelo de negócios diferenciado para estabelecer parcerias com empreendedores com paixão pela música, mesmo que não sejam músicos ou especialistas no assunto.
O crescimento vertiginoso e estável das franquias mostra a solidez do formato, que proporciona apoio de experts de franquia profundamente conectados com o universo da música, abrangendo treinamentos e suporte à operação das unidades. Entre os recursos disponibilizados na parte educacional estão livros didáticos próprios, o aplicativo School of Rock Method™ e o Method Engine, um sistema de organização de conceitos e repertórios musicais para os professores. “Somos especializados em ensinar programas que envolvem um grupo de jovens. Acontece de ser um dos nossos principais diferenciais dos demais concorrentes, além de ser a forma mais rentável de programa, uma vez que é um formato de um professor para muitos alunos. Esses programas também levam a uma permanência maior por parte dos alunos”, explica Sam Dresser, Vice Presidente de Educação.
Os franqueados também têm à disposição convenções e bancos de dados (trocas de experiência) nacionais e internacionais, sistemas consolidados de gerenciamento da escola, parcerias com fornecedores de instrumentos, festivais e gravadoras e liberdade para criação de novos produtos e serviços. Todo o suporte e facilidades proporcionadas aos franqueados permitem chegar ao ponto de equilíbrio e de retorno de investimento a prazos curtos.
A franquia tem uma base sólida alicerçada pela abordagem única do aprendizado musical. Um dos grandes destaques é como o ensino aplicado pela School of Rock engaja as crianças de uma maneira única. Ao colocar alunos em contato com músicas que gostam é construída uma leal base de usuários. Isto se reflete na divulgação direta, pelo boca a boca, o que se constata com números práticos. Cerca de 70% a 80% das matrículas vêm de indicações.
Métodos de ensino
Uma característica notável da School of Rock é a constante inovação nos métodos de ensino, para todas as faixas etárias. É um lugar seguro para aprender, desenvolver amizades com outras pessoas que gostam de música e criar um espaço inclusivo. As aulas são oferecidas para todas as idades, independente de nível técnico e aspirações. Um exemplo da amplitude do trabalho é o programa Little Wing, voltado para crianças em idade pré-escolar, de 2 a 5 anos. Os alunos têm aulas semanais em grupo nas quais aprendem sobre ritmo, estrutura musical, melodia, dinâmica e desenvolvem habilidades musicais fundamentais por meio de uma metodologia divertida, com jogos e atividades interativas usadas em sala de aula para ajudar a internalizarem os conceitos-chave.
As aulas estimulam o aprendizado da música com teoria, exercícios e prática, e não se restringem apenas ao mundo do Rock. A marca abrange toda a esfera musical em seus mais diversos estilos, sempre buscando a autenticidade, a união e o trabalho em grupo.
A proposta de ensino da School of Rock e a ampla experiência musical oferecida são destaques da empresa. “A School of Rock tem sido a melhor atividade que tenho feito no ano. Além de aprender e se desenvolver em um instrumento, você se desenvolve como banda, como pessoa, melhora a sua desinibição, postura e o gosto musical. Sem dúvidas tem sido uma experiência muito rica, na qual consegui enxergar em mim um potencial desconhecido, e isso faz com que eu me motive todos os dias a ser uma pessoa e um músico melhor”, explica o aluno Gustavo Noventa.
O estímulo é ampliado com o formato que foca não apenas no aprendizado de um instrumento, mas também na prática em cima do palco. O aluno Bruno Crestana comenta a importância deste método em sua evolução musical: “Com o modelo dinâmico de ensaio em banda e temporadas com shows, sinto que faço parte do movimento musical – é uma contextualização bem diferente. Não é só a aula de música, é a vivência no mundo da música, desde a teoria até a performance”.
Com a pandemia a School of Rock, líder mundial em ensino musical baseado em performance e experiências, readequou seu formato ao oferecer conteúdos online. Um dos recentes projetos colocados em prática foi o School of Rock Play, plataforma de streaming digital voltada às aulas a distância, que permite aos alunos continuarem aperfeiçoando sua técnica mesmo em casa. A rede atua em diversas frentes para levar o aprendizado e o gosto pela música adiante, como a parceria com a Outono Music, em um projeto com distribuição pela Universal Music. O programa De Quem serão os Próximos Clássicos do Rock? incentiva a música autoral entre adolescentes, jovens e adultos.
Graças à vasta gama de métodos baseados em desempenho, alunos de todo o mundo ganharam habilidades instrumentais superiores e confiança para subir no palco, com alguns partindo para contratos de gravação e plataformas maiores, como American Idol, The Voice, Broadway, Lollapalooza e locais conhecidos como o Rock & Roll Hall of Fame.
O modelo arrojado da School of Rock também ganhou reconhecimento com os mais diversos prêmios. A franquia foi eleita cinco vezes o Programa Número 1 de Enriquecimento Infantil pela Entrepeneur, listada entre as 500 Melhores Franquias pela mesma revista por diversos anos e eleita Top 200+ e 20 Marcas Inteligentes em Crescimento pela Franchise Times, em 2016. A revista estadunidense Forbes elegeu a School of Rock como a segunda melhor franquia de tamanho médio em 2018. Esse ano, a School of Rock foi eleita a Melhor Franquia De Educação Do Mundo pela Global Franchise Awards.