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Serasa Experian lança parceria com agências para otimização de ativações digitais de marketing

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Serasa Experian lança parceria com agências para otimização de ativações digitais de marketing

Maior datatech do Brasil apresenta o Programa de Parcerias, plataforma de segmentação de público em campanhas de mídia


10 de outubro de 2023 - 0h00

Segmentar campanhas digitais para conseguir os melhores indicadores é um dos passos de toda boa campanha de mídia. Afinal, um público bem selecionado é sinônimo de melhores taxas de conversão e otimização de resultados. Nesse contexto, a unidade de Marketing Services da datatech Serasa Experian lança o Programa de Parcerias, uma
plataforma voltada para agências de comunicação.

A novidade é que, além da segmentação disponibilizada pelas principais redes de mídia digital, o canal permite segmentações extras de públicos-alvo em campanhas, levando em conta insights financeiros da Serasa Experian e dados complementares comportamento, hábitos de consumo e sociodemográficos. São mais filtros para adicionar e, assim, chegar a audiências mais qualificadas.

Os serviços já vinham sendo oferecidos a grandes empresas que rodam campanhas de mídia in-house. Agora, ganharam o formato de uma plataforma para o mercado de agências, trazendo escala e agilidade no atendimento de suas contas, de todos os portes.

Inteligência analítica expande resultados

O grande diferencial do Programa de Parcerias é a oferta de complementariedade em relação ao que está disponível. “A Serasa Experian é o big data mais completo da América Latina, com uma expertise única em inteligência analítica. Podemos auxiliar empresas e agências a conhecerem com profundidade o perfil de suas audiências e,
assim, levarem suas estratégias de marketing a outro patamar, contando com insights comportamentais — algo exclusivo dos nossos serviços — e financeiros, que são a expertise da companhia”, afirma a diretora de soluções da Serasa Experian, Isabela Torres.

O Programa de Parcerias com as agências promete acelerar a chegada de segmentações qualificadas, em apenas oito cliques dentro da plataforma. “Lapidamos a visão de mercado, proporcionando um olhar mais certeiro de consumo fora o que já é sabido pela empresa, complementando o que se consegue enxergar sem perder celeridade nesse processo”, comenta, ao acrescentar que outra vantagem da plataforma é a segmentação de públicos business to business (B2B) em canais de mídia.

Comunicações precisas melhoram ROI

Os resultados apresentados com os serviços de marketing do Programa de Parcerias são efetivos para as empresas que usam a inteligência das soluções e para os clientes que são impactados com comunicações mais precisas.

Campanhas com companhias de diferentes segmentos registraram uma economia de 50% no custo por mil impressões (CPM) e um aumento de 30% no volume de leads qualificados. “Os resultados da plataforma estão voltados para melhoria do retorno sobre o investimento (ROI)”, afirma Isabela.

A datatech prevê uma aderência positiva das agências ao Programa de Parcerias. “Faremos um road show para mostrar a plataforma, apresentando demos e trabalhando em testes com as agências para que entendam o modelo e como funciona. Estamos abertos para agências interessadas em fazer parte desse roteiro”, diz.

Na jornada do consumidor, os serviços de marketing da Serasa Experian atuam, principalmente, nas etapas de prospecção e gestão de clientes, especialmente em campanhas cross-sell e up-sell. “A gestão de consumidores traz, cada vez mais, oportunidades de negócios, em função do momento econômico do Brasil, já que, além de prospectar, é preciso rentabilizar e manter os clientes que estão na base”, comenta a executiva.

Segmentação direto pelas agências

A proposta do Programa de Parcerias é que as agências tenham acesso direto a dados segmentados e inteligentes, a fim de proporcionar para as marcas automação e integração com as plataformas de mídia.

Para participar, a agência não tem custo inicial. “Buscamos expandir o mercado. Por isso, não há investimento para ter o acesso”, afirma Isabela.

A Ampfy foi a primeira a assinar o contrato no modelo de parceria apresentado para as agências. Atualmente, quatro empresas de comunicação já usam os serviços. A meta é chegar a dez, até o fim do ano.

Isabela Torres, diretora de soluções da Serasa Experian: “Os resultados da Experian Partnerships estão voltados para melhoria do ROI e aumento de leads qualificados”

Isabela Torres, diretora de soluções da Serasa Experian: “Os resultados da Experian Partnerships estão voltados para melhoria do ROI e aumento de leads qualificados”

Campanhas B2B mais precisas para empresas de todos os portes

O Programa de Parcerias permite a segmentação de públicos bussiness to business (B2B) — como sócios de empresas — em canais de mídia que ultrapassam o LinkedIn, deixando a comunicação entre marca e consumidor mais precisa.

“Esse é um diferencial de mercado, porque os nossos concorrentes diretos não trabalham de uma forma tão ativa nessa área. Nossa plataforma está preparada para atender tanto B2B, impactando empresas de todos os portes, quanto business to consumer (B2C)”, afirma a diretora de soluções da Serasa Experian, Isabela Torres.

Em busca de um público-alvo modelo
Embora o mercado seja majoritariamente voltado para o consumidor final, na Serasa Experian, o B2B tem uma representatividade considerável na receita da unidade de Marketing Services. Tanto que um dos cases mais emblemáticos envolve, justamente, um cliente dessa área de negócio.

Para segmentar seu público, uma empresa usou a solução de Audiências Digitais da Serasa Experian, que encontra públicos com maior propensão a contratar determinado produto.

A empresa enviou, de forma segura, os CNPJs de antigos clientes, que foram analisados e cruzados com um big data de viés empresarial, como quadro social e triagem de risco. O objetivo era criar um público-alvo modelo de empresas brasileiras que teriam mais propensão de contratar produtos ou serviços do cliente.

Depois, foi criada uma segmentação para localizar sócios no Facebook e Instagram com mais chance de comprar. O resultado registrou um CTR (taxa de cliques) de 15% (enquanto a média é de 3%), reduções no custo por clique (CPC) de 61% e um aumento de quase 160% no número absoluto de cliques. “A conexão entre anunciante e público-alvo pode ser mais inteligente e precisa não. Cases como esse reforçam isso”, afirma a diretora.

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