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Integração, eficiência e propósito: os pilares do novo trade marketing

Com visão estratégica e atuação completa, Sit une tradição e inovação para fortalecer a presença das marcas no ponto de venda

Há tempos, o trade marketing deixou de se restringir a ações promocionais e de exposição no ponto de venda (PDV) para se consolidar como uma frente estratégica na construção de marca e no relacionamento com o consumidor. As marcas buscam parceiros capazes de unir eficiência operacional e visão estratégica, a fim de garantir presença consistente em todas as etapas da jornada de compra.

Em linha com a projeção de que o setor deve movimentar R$ 100 bilhões até o final de 2025 — um crescimento de 10% em relação a 2024 —, segundo a Associação de Marketing Promocional (Ampro), a Sit amplia sua atuação com um ecossistema de soluções integradas, que conecta diferentes etapa das operações de marca no varejo, do planejamento à mensuração. Esse avanço é sustentado por atendimento ágil, excelência operacional, visão de longo prazo e conhecimento de mercado guiados por valores familiares.

Sit foi responsável pela produção da loja emblemática Pepsi Black + Habib’s, que levou a marca ao centro da decisão de compra

Sit foi responsável pela produção da loja emblemática Pepsi Black + Habib’s, que levou a marca ao centro da decisão de compra

Estrutura integrada garante eficiência

Com o salto de sete, em 2020, para 170 colaboradores, neste ano, a Sit se tornou um verdadeiro ecossistema de soluções integradas de trade marketing, com cinco frentes: planejamento estratégico e criação; tecnologia, que desenvolve soluções personalizadas que rastreiam toda a cadeia; produção; logística a nível Brasil; e outsourcing, frente que centraliza as operações de compras de materiais de forma auditável, garantindo a qualidade das entregas.

Enquanto a maioria das empresas de trade marketing atua com operações focadas em áreas específicas da cadeia, seja na criação e planejamento, na execução ou apenas na logística e distribuição, o ecossistema oferece aos clientes o pacote completo de um projeto no segmento. “Muitos concorrentes atuam com times mais enxutos e sem abrangência de todo o processo. O fato de atuarmos em todo o ecossistema gera diversos benefícios aos nossos parceiros, como mais agilidade na entrega, redução de custos e qualificação dos produtos”, diz Mariana Delfino, CEO da companhia desde 2023.

A gestão da Sit tem como alicerce a relação de Mariana com seu pai, Marcos Delfino, fundador da empresa. A combinação entre experiência e a força de uma nova geração molda uma liderança guiada por valores familiares e pela busca por impacto positivo em pessoas, empresas e marcas. “O crescimento dos últimos anos está muito relacionado à sinergia que temos, com modos de pensar complementares. Enquanto meu pai é mais visionário e prático na resolução de problemas, sou mais analítica e orientada a processos”, explica Mariana.

Tecnologia e confiança a longo prazo

Um exemplo da qualidade da entrega da companhia está na relação de longo prazo que a Sit mantém com seus principais clientes. A Ambev é atendida por Marcos Delfino há mais de 20 anos, relação que se manteve com a Sit e cujos trabalhos levaram a empresa para o México, onde atua desde o início do ano passado. Outro exemplo é a parceria com a rede Oxxo. A companhia fez toda a operação para o lançamento da primeira loja da marca no Brasil, há cinco anos, e mantém presença nas mais de 700 unidades da rede distribuídas pelo Brasil. “Esse é um case de como crescemos junto com os nossos clientes. Quando começamos a atender a Oxxo não tínhamos a nossa logística própria e, hoje, somos responsáveis por 100% da produção e distribuição da rede”, explica o fundador da Sit.

Sit foi responsável pela produção da loja emblemática Pepsi Black + Habib’s, que levou a marca ao centro da decisão de compra

Ponta de gôndola da M. Dias Branco em atacarejo, dentro da operação de outsourcing de trade marketing da Sit

O ecossistema tem incorporado novas tecnologias para ampliar a eficiência e a precisão de suas entregas. Internamente, a companhia opera um sistema inteligente de gestão que integra as áreas de logística, distribuição e armazenagem, que permite o acompanhamento detalhado de cada etapa e o histórico completo dos projetos realizados. O uso de soluções digitais também se estende ao rastreamento de ativos no ponto de venda. Como muitos clientes trabalham com produtos de alto valor agregado e operações terceirizadas, a ferramenta desenvolvida pela empresa utiliza tecnologia de internet das coisas (IoT) para monitorar, em tempo real, a localização de cada item. “O cliente consegue ter essa visão de todo o campo de atuação”, explica Mariana.

O portfólio inclui uma solução de digital experience, responsável pela gestão de conteúdo e manutenção de uma rede de mais de 3 mil telas da Ambev, com visibilidade em tempo real via aplicativo. Além disso, a Sit desenvolve ferramentas personalizadas, como o sistema de auditoria com inteligência artificial (IA) criado para a Mars, que automatiza o acompanhamento e a verificação das entregas.

Expansão nacional começa por Recife
Nova filial inaugura plano de crescimento, que levará o modelo de gestão da sede da Sit em São Paulo para outras capitais do Brasil

A Sit inicia a expansão de suas operações, com a abertura de uma filial em Recife, a primeira de uma série prevista para as principais capitais brasileiras. O objetivo é replicar o modelo de atendimento e gestão da sede em São Paulo, reduzindo prazos e custos em projetos realizados fora do eixo Rio–São Paulo.

“Enfrentamos um gargalo em regiões fora do Sudeste e queremos padronizar as entregas com a mesma qualidade da nossa operação paulista”, afirma Mariana Delfino, CEO da empresa. O movimento aproxima a empresa de clientes cuja sede fica no Nordeste, como a M. Dias Branco, fabricante de alimentos que a Sit mantém um contrato de out-sourcing de trade marketing.

Mesmo com parceiros homologados em outras localidades, a manutenção do padrão da qualidade gráfica ainda é um desafio. Segundo o fundador Marcos Delfino, a expansão responde à demanda por mais agilidade, sobretudo de clientes multinacionais. “Muitas empresas têm presença forte na região Sudeste, mas perdem eficiência em outras praças. Nosso plano é oferecer o mesmo nível de suporte e inovação em todo o País”, explica.

As novas filiais funcionarão como hubs regionais, reunindo criação, produção gráfica, execução e logística. A descentralização deve não apenas acelerar as entregas, mas também otimizar investimentos pela proximidade dos projetos e pela eliminação bitributação.