
Mídia online de bordo: conexões personalizadas e impacto duradouro
Viasat Ads transforma a experiência no voo em uma oportunidade estratégica para marcas, permitindo interações autênticas e de longo prazo com os consumidores
A fragmentação da atenção é um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais de marketing, que precisam criar conexões significativas em um cenário saturado de informações e estímulos, onde a mensagem da marca muitas vezes se perde. Nesse contexto, conquistar e manter o foco do consumidor é uma tarefa cada vez mais difícil, o que exige abordagens mais inovadoras e eficazes. Entretanto, existe um espaço em que essa dificuldade se dissipa, permitindo aos anunciantes estabelecerem uma conexão única e direta com o público: a mídia online de bordo.
O canal oferece uma oportunidade única de alcançar um público cativo e altamente receptivo – os passageiros de voo –, em um ambiente sem distrações, associado à expectativa e ao foco da viagem. A solução tem ganhado cada vez mais espaço com a consolidação da Viasat Ads no mercado nacional, via voos nacionais e internacionais da Azul Linhas Aéreas. “À medida que a conscientização sobre a plataforma cresce, as marcas brasileiras têm uma pista poderosa para inovar e expandir seu alcance — tanto no mercado interno quanto no exterior —, por meio desse canal dinâmico e subutilizado”, afirma Chris Demange, representante de publicidade da Viasat.

Mídia online de bordo oferece uma oportunidade única de se conectar com públicos B2B e B2C, durante momentos estratégicos, como grandes eventos e viagens
Durante o voo, canal de alta receptividade e atenção
O engajamento da mídia online de bordo baseia-se em uma troca consciente entre o consumidor, que acessa o Wi-Fi durante o voo, e a marca, que oferece conectividade a partir da exibição de anúncios. Essa relação é especialmente positiva entre os usuários domésticos. De acordo com a Pesquisa de Experiência do Passageiro, realizada pela Viasat, 64% dos viajantes aéreos brasileiros assistiriam a anúncios para acessar Wi-Fi gratuito e 51% fariam o mesmo para usar redes sociais.
Esse engajamento ocorre em um ambiente com distrações limitadas, criando as condições ideais para captar e manter a atenção total do público: a combinação do estado emocional positivo do passageiro com um ambiente focado. Esse contexto transforma espectadores passivos em participantes ativos, ampliando significativamente o impacto de cada impressão de marca.
A personalização do conteúdo surge é um fator-chave para criar conexões profundas. O estudo da Viasat revela que os viajantes atribuem grande valor à personalização do conteúdo, considerando-a um dos fatores mais importantes durante a conectividade a bordo, atrás apenas da qualidade da conexão e do uso gratuito do Wi-Fi. Além disso, a flexibilidade da mídia, combinada com mensagens relevantes e envolventes, permite que os anunciantes transformem o tempo de voo em uma experiência de marca única, despertando interesse genuíno e influenciando decisões de compra futuras.
A plataforma permite a um anunciante reforçar mensagens em diferentes momentos ao longo de uma única campanha. “As marcas brasileiras estão apenas começando a explorar o potencial dos anúncios da Viasat. Há um espaço significativo para crescimento. Sua presença em voos nacionais e internacionais oferece uma oportunidade única de alcançar um público cativo e de alto valor”, afirma Demange.
Mídia de bordo amplia participação no mercado global
Plataforma oferece oportunidades de engajamento e conversão, impulsionada pela demanda por conteúdo direcionado e conectividade durante os voos
A mídia de bordo já é uma plataforma consolidada nos principais mercados internacionais, com destaque para a presença massiva da Viasat Ads em regiões como os Estados Unidos e a Europa. Um relatório da Fortune Business Insights aponta que o setor continuará a crescer nos próximos anos, com a previsão de alcançar mais de US$ 1 bilhão em 2030, em comparação aos US$ 124 milhões registrados em 2022.
O relatório destaca que a crescente demanda por serviços de mídia atrativos e direcionados na indústria de aviação está impulsionada pela busca dos anunciantes por um canal sem distrações, capaz de criar uma conexão mais eficaz com os consumidores.
Além disso, a conectividade durante o voo, se tornou um fator essencial para o setor, ampliando as opções de call to action nas campanhas, que agora podem resultar em reservas, buscas ou compras diretas. Na América Latina, a análise aponta para um “crescimento substancial”, devido à expansão da indústria de aviação e ao aumento significativo das viagens internacionais.
Conexões genuínas entre marcas e públicos B2B e B2C
A contextualização dos anúncios na mídia online de bordo é crucial para maximizar a efetividade do investimento publicitário. Além da personalização, é possível criar uma conversa alinhada com as características específicas de cada voo, como o destino da aeronave e o momento da viagem.
Isso permite desenvolver conexões únicas com os viajantes, atingindo tanto o público de eventos business to business (B2B) quanto a audiência do calendário business to consumer (B2C) brasileiro, com eventos como Rock in Rio, Lollapalooza, Carnaval, São Paulo Fashion Week e Festival de Parintins. Milhões de viajantes, nacionais e internacionais, se encontram em momentos ideais para que marcas façam conexões em um ambiente de maior receptividade e relaxamento. Setores como moda, bebidas, tecnologia e turismo já estão investindo nesse modelo.
“Uma vez a bordo, a interação do consumidor com as marcas pode se tornar altamente ativa e receptiva. Diferentemente do que ocorre em terra, onde os anúncios são frequentemente ignorados, no ar, os passageiros procuram maneiras de passar o tempo e estão abertos a novos conteúdos. Isso significa que eles têm mais chances de escolher ativamente assistir, ouvir ou ler a mensagem da sua marca”, diz o representante de publicidade da Viasat.