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Por Viva
VIVA reforça leveza e conexão entre gerações em sua nova comunicação
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No início deste ano uma novela de 1995 se tornou trend topics no Twitter. O resultado foi conquistado por “Explode coração”, trama de Glória Perez que voltou a ser exibida pelo VIVA em janeiro passado. O buzz causado nas redes sociais reforçou alguns dos atributos do canal, especialmente o que mostra a marca como um ponto de conexão entre gerações, um verdadeiro elo entre as famílias. O VIVA, aliás, vem enfatizando as suas fortalezas por meio do mais recente posicionamento da marca, apresentado em março.
Consolidado como um dos canais mais assistidos e queridos da TV por assinatura – com 46 milhões de potenciais telespectadores alcançados (*) –, o VIVA trouxe uma renovação em sua identidade visual, evidenciando a contemporaneidade da marca. A nova cara é mais pop, divertida e atemporal. Chamadas, logotipo e peças para redes sociais já mostram esse visual e destacam os três pilares estratégicos do VIVA: novela, humor e variedades. Parte da campanha do posicionamento, o novo hotsite voltado para anunciantes traz todos os dados do canal bem como as oportunidades para o mercado publicitário.
https://youtu.be/tWWvwnYrMHw
“VIVA é um convite a revisitar os grandes clássicos que marcaram diversos momentos das nossas vidas, e traz mais diversão e leveza para o presente. O VIVA resgata o hábito de assistir TV com a família reunida para curtir uma mesma programação, e a nova comunicação aponta para esse forte potencial de conexão”, avalia Daniela Mignani, diretora do VIVA. “Já estamos vendo na TV os memes que ganharam as redes sociais. Chamadas e pílulas serão inspiradas nos trejeitos e nos bordões de personagens icônicos, levando para o on air a versatilidade do que já é sucesso no ambiente digital”, diz a executiva.
Embalando o novo visual, as chamadas ganham trilha sonora com clássicos da música brasileira revisitados por intérpretes atuais e de diferentes estilos musicais. Nesta primeira fase, Gaby Amarantos e Mahmundi emprestam suas vozes para novas versões de “Beat Acelerado”, da banda Metrô, e “Fullgás”, de Marina Lima, respectivamente.
Os pilares estratégicos da marca resgatam personagens queridos e conteúdos recordistas de audiência que fazem parte da memória afetiva do brasileiro, além de atrações internacionais e produções próprias. O canal apresenta atualmente em sua programação as novelas “Explode coração”, “Bebê a bordo”, “Sinhá moça”, além dos seriados “Malhação” e “Sandy&Junior”.
Fazem parte dos humorísticos as atrações “Os Trapalhões”, “As aventuras do Didi”, “Os normais”, “A Diarista”, “Estados de Chico Anysio City”, “Toma lá dá cá”, “Sai de baixo”, “Zorra total” e “Escolinha do professor Raimundo”. Na área de variedades, os destaques são os programas “Encontro com Fátima Bernardes” e “Mais Você”. Neste mês, haverá a estreia do “Especial Roberto Carlos” que exibirá, semanalmente e em horário nobre, os shows do cantor entre os anos de 2001 e 2005.
Uma pesquisa qualitativa realizada em 2017 em parceria com o Studio Ideias e um levantamento quantitativo do Instituto Análise foram os pontos de partida para a nova comunicação do canal. Entre as características destacadas pelos participantes do primeiro estudo estavam o fato do VIVA valorizar os vínculos, ser um lugar de conforto, aproximar as diferenças sem criar embates, e ser um canal capaz de reinventar a relação do passado com o presente. No segundo levantamento, 91% dos entrevistados indicaram que “VIVA é para todos, não importa a idade”, enquanto 79% avaliaram que “com o canal VIVA tenho momentos de união familiar.”
Na TV, 67% da audiência tem idade entre 18 e 59 anos (**). Já no Instagram, a faixa etária de 81% do público está entre 18 e 44 anos (***). As redes sociais, aliás, ajudam a alimentar as conversas em torno da programação, já que os fãs e seguidores interagem ativamente – inclusive criando memes – com a marca, que só no Facebook tem mais de 3 milhões de fãs em sua página. Também na internet, o VIVA Play transmite o conteúdo do canal em tempo real. No ano passado, mais de 1,2 milhões de horas de atrações humorísticas foram consumidas na plataforma online (*****).
(*) Fonte: MW 15 Mercados – Tabela de programação. Cov% indivíduos c/ Pay T. 1º jan a 31 dez 2017. Total do dia. Base Anatel: Jan. a Dez./2017 – 55.440.466
(**) Fonte: MW. ADH%. Indivíduos c/ Pay TV. Jan a Dez/2017. Total do dia
(***) Fonte: Facebook Insights e Socialbakers. Período: Jan a Dez 2017
(****) Fonte: Play: Dax até out/17 e G.A. Vídeos a partir de Nov/2017 + VOD operadora
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