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VIVA reforça leveza e conexão entre gerações em sua nova comunicação

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Por Viva

VIVA reforça leveza e conexão entre gerações em sua nova comunicação


12 de abril de 2018 - 12h04

No início deste ano uma novela de 1995 se tornou trend topics no Twitter. O resultado foi conquistado por “Explode coração”, trama de Glória Perez que voltou a ser exibida pelo VIVA em janeiro passado. O buzz causado nas redes sociais reforçou alguns dos atributos do canal, especialmente o que mostra a marca como um ponto de conexão entre gerações, um verdadeiro elo entre as famílias. O VIVA, aliás, vem enfatizando as suas fortalezas por meio do mais recente posicionamento da marca, apresentado em março.

Consolidado como um dos canais mais assistidos e queridos da TV por assinatura – com 46 milhões de potenciais telespectadores alcançados (*) –, o VIVA trouxe uma renovação em sua identidade visual, evidenciando a contemporaneidade da marca. A nova cara é mais pop, divertida e atemporal. Chamadas, logotipo e peças para redes sociais já mostram esse visual e destacam os três pilares estratégicos do VIVA: novela, humor e variedades. Parte da campanha do posicionamento, o novo hotsite voltado para anunciantes traz todos os dados do canal bem como as oportunidades para o mercado publicitário.

https://youtu.be/tWWvwnYrMHw

“VIVA é um convite a revisitar os grandes clássicos que marcaram diversos momentos das nossas vidas, e traz mais diversão e leveza para o presente. O VIVA resgata o hábito de assistir TV com a família reunida para curtir uma mesma programação, e a nova comunicação aponta para esse forte potencial de conexão”, avalia Daniela Mignani, diretora do VIVA. “Já estamos vendo na TV os memes que ganharam as redes sociais. Chamadas e pílulas serão inspiradas nos trejeitos e nos bordões de personagens icônicos, levando para o on air a versatilidade do que já é sucesso no ambiente digital”, diz a executiva.

Embalando o novo visual, as chamadas ganham trilha sonora com clássicos da música brasileira revisitados por intérpretes atuais e de diferentes estilos musicais. Nesta primeira fase, Gaby Amarantos e Mahmundi emprestam suas vozes para novas versões de “Beat Acelerado”, da banda Metrô, e “Fullgás”, de Marina Lima, respectivamente.

Os pilares estratégicos da marca resgatam personagens queridos e conteúdos recordistas de audiência que fazem parte da memória afetiva do brasileiro, além de atrações internacionais e produções próprias. O canal apresenta atualmente em sua programação as novelas “Explode coração”, “Bebê a bordo”, “Sinhá moça”, além dos seriados “Malhação” e “Sandy&Junior”.

Legenda: Dara e o cigano Igor: personagens-chave da trama de “Explode coração”

Fazem parte dos humorísticos as atrações “Os Trapalhões”, “As aventuras do Didi”, “Os normais”, “A Diarista”, “Estados de Chico Anysio City”, “Toma lá dá cá”, “Sai de baixo”, “Zorra total” e “Escolinha do professor Raimundo”. Na área de variedades, os destaques são os programas “Encontro com Fátima Bernardes” e “Mais Você”. Neste mês, haverá a estreia do “Especial Roberto Carlos” que exibirá, semanalmente e em horário nobre, os shows do cantor entre os anos de 2001 e 2005.

Legenda: “Nova escolinha do professor Raimundo” é uma das atrações do pilar de humor do VIVA

Uma pesquisa qualitativa realizada em 2017 em parceria com o Studio Ideias e um levantamento quantitativo do Instituto Análise foram os pontos de partida para a nova comunicação do canal. Entre as características destacadas pelos participantes do primeiro estudo estavam o fato do VIVA valorizar os vínculos, ser um lugar de conforto, aproximar as diferenças sem criar embates, e ser um canal capaz de reinventar a relação do passado com o presente. No segundo levantamento, 91% dos entrevistados indicaram que “VIVA é para todos, não importa a idade”, enquanto 79% avaliaram que “com o canal VIVA tenho momentos de união familiar.”

Na TV, 67% da audiência tem idade entre 18 e 59 anos (**). Já no Instagram, a faixa etária de 81% do público está entre 18 e 44 anos (***). As redes sociais, aliás, ajudam a alimentar as conversas em torno da programação, já que os fãs e seguidores interagem ativamente – inclusive criando memes – com a marca, que só no Facebook tem mais de 3 milhões de fãs em sua página. Também na internet, o VIVA Play transmite o conteúdo do canal em tempo real. No ano passado, mais de 1,2 milhões de horas de atrações humorísticas foram consumidas na plataforma online (*****).

 

(*) Fonte: MW 15 Mercados – Tabela de programação. Cov% indivíduos c/ Pay T. 1º jan a 31 dez 2017. Total do dia. Base Anatel: Jan. a Dez./2017 – 55.440.466

(**) Fonte: MW. ADH%. Indivíduos c/ Pay TV. Jan a Dez/2017. Total do dia

(***) Fonte: Facebook Insights e Socialbakers. Período: Jan a Dez 2017

(****) Fonte: Play: Dax até out/17 e G.A. Vídeos a partir de Nov/2017 + VOD operadora

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