BETC HAVAS

A BETC foi fundada em Paris em 1994 e segue sendo reconhecida como uma das agências mais criativas e premiadas do mundo. No Brasil, nasceu em 2014, dentro do Grupo Havas, e hoje é uma das maiores e mais modernas do mercado.

O Grupo Havas é um dos maiores grupos globais de comunicação. Fundado em 1835 e com sede em Paris, possui mais de 22 mil colaboradores em mais de 100 países, com operações que abrangem todas as disciplinas de comunicação e reforçam sua posição como o grupo mais integrado entre as grandes holdings.

A BETC HAVAS conta com mais de 500 colaboradores e está presente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em 2022, inaugurou também na capital paulista, o BETC Havas Café – um Experience Office criado especialmente para potencializar a qualidade das conexões humanas, acrescentando mais sabor a elas por meio de iniciativas artísticas, inovação e criatividade.

A missão da agência é elevar marcas e negócios, tornando-os relevantes para os consumidores – independentemente da categoria, produto, serviço ou canal. A solução sempre vai além da publicidade tradicional, criando não apenas campanhas, mas ideias culturalmente relevantes e que permanecem na cabeça das pessoas.

TIM transforma música em vibração através do celular para pessoas com deficiência auditiva 

Publicado em 31/10/2025 (2 dias atrás)

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TIM transforma música em vibração através do celular para pessoas com deficiência auditiva 

 

  • TIM Vibe transforma as batidas das canções em vibração tátil e está disponível gratuitamente para qualquer pessoa no app MEU TIM 

  • Ação desenvolvida em parceria com a BETC HAVAS tem campanhas nas redes após estreia no Festival Na Praia, em Brasília 

 

A TIM lançou, recentemente, a campanha “Você pode tudo”, que destaca as diversas possibilidades permitidas pela tecnologia. Agora, tangibiliza esse conceito em um projeto de inclusão social: o TIM Vibe, que transforma sons em vibrações táteis em tempo real, para que pessoas com deficiência auditiva possam “sentir a música”. A solução tecnológica pode ser acessada gratuitamente pelo app MEU TIM por qualquer pessoa, inclusive clientes de outras operadoras. A iniciativa foi criada pela BETC HAVAS que, junto à TIM e outros parceiros, desenvolveram o app. 

O TIM Vibe promete transformar a experiência de pessoas com deficiência auditiva em festivais, shows, festas e até nos momentos de lazer em casa. A funcionalidade foi testada e aprovada por pessoas surdas, como as que fazem parte da Federação Brasiliense Desportiva dos Surdos, a diretora audiovisual Benedita Casé e o influenciador Gabriel Isaac, durante os shows do último final de semana do festival Na Praia, em Brasília. O patrocínio do evento, que é mais uma ação da plataforma de música da empresa, se estende até setembro na capital federal – mais de 350 mil pessoas passaram pelos shows em 2024.  

Para Camila Ribeiro, Diretora de Comunicação e Marca da TIM, a iniciativa reforça os pilares de música e inovação da marca e o propósito da empresa de transformar tecnologia em liberdade: “a música nos conecta com diferentes sensações e queremos que todas as pessoas tenham essa experiência, sem exceções. O TIM Vibe é prova de que quando a tecnologia nasce com propósito, ela tem o poder de incluir, emocionar e abrir novos caminhos. Estamos colocando a conectividade a serviço da sociedade, usando nosso principal ativo para criar impacto real e positivo”, destaca a executiva. 

Para usar o TIM Vibe, basta habilitar o microfone do celular para captar, em tempo real, a música que estiver tocando no ambiente, seja em um show, em casa ou onde quiser. A solução, disponível no app MEU TIM, converte os sons em vibrações táteis sincronizadas com a melodia, permitindo que pessoas com deficiência auditiva sintam cada batida na palma da mão ou no bolso, direto do celular. Apesar do aplicativo ser direcionado para clientes da operadora, a funcionalidade está na área “não logada”. Ou seja, pode ser acessada, inclusive, por quem não é cliente. O Instituto Som Dá Vida também colaborou com a iniciativa e com os testes iniciais do app. 

 

Música que se sente 

O lançamento do TIM Vibe ganha força com uma ampla campanha nas redes sociais, que começa com um vídeo emocionante que traz depoimentos de pessoas com deficiência auditiva, compartilhando suas limitações ao experimentar a música, intercalados com cenas de shows do TIM Festival. De repente, a trilha sonora do vídeo é abafada, dando protagonismo ao som da vibração de um celular que acompanha as batidas, o ritmo e a melodia da música. A narrativa evolui com registros reais dos testes do TIM Vibe. À medida que as cenas avançam, a emoção transborda tanto entre os participantes dos testes quanto no público dos shows, revelando a essência da nova tecnologia: transformar a maneira como pessoas com deficiência auditiva se conectam à música, sentindo cada batida. Flavia Braga, VP de Negócios da BETC HAVAS, que também desenvolveu a campanha de lançamento da solução, destaca a relevância do projeto: “o TIM Vibe é a prova de que boas ideias têm o poder de incluir, emocionar e transformar vidas. É criatividade real a serviço de uma questão social”, conclui. 

 

Ficha Técnica 

Título: TIM Vibe  

Agência: BETC HAVAS 

Cliente: TIM Brasil

Produto: Institucional 

 

CCO: Erh Ray 

VP de Criação: Otavio Schiavon 

ECD: Daniel Schiavon 

Diretores de Criação: Daniel Schiavon, Gabriel Ramos 

Criação: Raíssa Ferreira, Jose Pedro Bortolini, Bernardo Rego, Leonardo Almeida, Rafael Guedes, Artur D’Andrea 

VP de Negócios: Flavia Braga 

Marcas & Negócios: Erica Barreiros, Mariana Paiva, Juliany Pires, Mariana Magalhães, Loriene Avila 

Canais & Engajamento: Carol Esposito, Aline Vedolim, Brenda Correa, Claudio Silva 

VP de Estratégia: Gustavo Leite 

Estratégia: Renata Barbosa, Paola D’Almeida, Thomaz Gomes 

Produção Audiovisual: Alessandra Luciano, Ana Caroline Reis, Ana Casagrande 

Projetos Especiais: Fernanda Segura, Rodrigo Tamassia 



Tecnologia: 20DASH 

CEO: Denis Shirazi 

CCO: Daniel Bottas 

COO: Stela Pagan 

Diretor de negócios e inovação: Hugo Monteiro 

Desenvolvimento: Lucas Pacheco Ramos, Fabio Martins, Tito Guidotti, Gabriel Kury 

Gerente de Projetos: Kevin Oliveira, Iago Fernandes 

Criativo: Marcelo Chuck

 

Produtora do filme: Zaine 

Atendimento: Julia Hashimoto 

Coord. de Pós Produção: Fernando Vellosa 

Assistente de Coord. de Pós Produção: Hugo Ferriolli 

Finalizador: Pedro Aquino 

Montador: Cadu Silveira, Megg Miranda 

Motion: Anderson Pereira 

 

Produtora: Magic Lab  

CEO/CCO: Henry Mandelbaum 

CPO: Thays Miranda 

Advisory Board: Fernanda Romano, George Benson, Ricardo Fiuza, Sergio Molina 

Produção: Margarete Calgaro 

DOP: Thiago Beck, Andre Tashiro 

Primeiro Ac: Andre Salerno, Rafael Duckur 

DiT: Roger Defavrei 

Técnico de Luz e Maquinaria: Henrique Piazzentini 

 

Produtora de Áudio: Mr. Pink 

Produção Musical: Henrique Racz 

Atendimento: Chica Mauger, Renata Costa, Guta Lima 

Coordenação: Malu Leite, Ligia Menegon 

Finalização: Edilson Martins e Beto Freitas

Intérprete de Libras: Joyce Dias, Mariana Laís de Lima, Souza 

 

Parceria: Instituto Som Dá Vida e Federação Brasiliense Desportiva dos Surdos  

 

Musicoterapeuta: Igor Ortega 

 

Participantes: Amanda Caboclo, Kayky Brito, Matheus Scheineider, Renata Ribeiro, Renato Oliveira, Vitória Lopes

 

Creator Mobile: Carol Fonseca 

 

TIM Vibe

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