TIM transforma música em vibração através do celular para pessoas com deficiência auditiva
-
TIM Vibe transforma as batidas das canções em vibração tátil e está disponível gratuitamente para qualquer pessoa no app MEU TIM
-
Ação desenvolvida em parceria com a BETC HAVAS tem campanhas nas redes após estreia no Festival Na Praia, em Brasília
A TIM lançou, recentemente, a campanha “Você pode tudo”, que destaca as diversas possibilidades permitidas pela tecnologia. Agora, tangibiliza esse conceito em um projeto de inclusão social: o TIM Vibe, que transforma sons em vibrações táteis em tempo real, para que pessoas com deficiência auditiva possam “sentir a música”. A solução tecnológica pode ser acessada gratuitamente pelo app MEU TIM por qualquer pessoa, inclusive clientes de outras operadoras. A iniciativa foi criada pela BETC HAVAS que, junto à TIM e outros parceiros, desenvolveram o app.
O TIM Vibe promete transformar a experiência de pessoas com deficiência auditiva em festivais, shows, festas e até nos momentos de lazer em casa. A funcionalidade foi testada e aprovada por pessoas surdas, como as que fazem parte da Federação Brasiliense Desportiva dos Surdos, a diretora audiovisual Benedita Casé e o influenciador Gabriel Isaac, durante os shows do último final de semana do festival Na Praia, em Brasília. O patrocínio do evento, que é mais uma ação da plataforma de música da empresa, se estende até setembro na capital federal – mais de 350 mil pessoas passaram pelos shows em 2024.
Para Camila Ribeiro, Diretora de Comunicação e Marca da TIM, a iniciativa reforça os pilares de música e inovação da marca e o propósito da empresa de transformar tecnologia em liberdade: “a música nos conecta com diferentes sensações e queremos que todas as pessoas tenham essa experiência, sem exceções. O TIM Vibe é prova de que quando a tecnologia nasce com propósito, ela tem o poder de incluir, emocionar e abrir novos caminhos. Estamos colocando a conectividade a serviço da sociedade, usando nosso principal ativo para criar impacto real e positivo”, destaca a executiva.
Para usar o TIM Vibe, basta habilitar o microfone do celular para captar, em tempo real, a música que estiver tocando no ambiente, seja em um show, em casa ou onde quiser. A solução, disponível no app MEU TIM, converte os sons em vibrações táteis sincronizadas com a melodia, permitindo que pessoas com deficiência auditiva sintam cada batida na palma da mão ou no bolso, direto do celular. Apesar do aplicativo ser direcionado para clientes da operadora, a funcionalidade está na área “não logada”. Ou seja, pode ser acessada, inclusive, por quem não é cliente. O Instituto Som Dá Vida também colaborou com a iniciativa e com os testes iniciais do app.
Música que se sente
O lançamento do TIM Vibe ganha força com uma ampla campanha nas redes sociais, que começa com um vídeo emocionante que traz depoimentos de pessoas com deficiência auditiva, compartilhando suas limitações ao experimentar a música, intercalados com cenas de shows do TIM Festival. De repente, a trilha sonora do vídeo é abafada, dando protagonismo ao som da vibração de um celular que acompanha as batidas, o ritmo e a melodia da música. A narrativa evolui com registros reais dos testes do TIM Vibe. À medida que as cenas avançam, a emoção transborda tanto entre os participantes dos testes quanto no público dos shows, revelando a essência da nova tecnologia: transformar a maneira como pessoas com deficiência auditiva se conectam à música, sentindo cada batida. Flavia Braga, VP de Negócios da BETC HAVAS, que também desenvolveu a campanha de lançamento da solução, destaca a relevância do projeto: “o TIM Vibe é a prova de que boas ideias têm o poder de incluir, emocionar e transformar vidas. É criatividade real a serviço de uma questão social”, conclui.
Ficha Técnica
Título: TIM Vibe
Agência: BETC HAVAS
Cliente: TIM Brasil
Produto: Institucional
CCO: Erh Ray
VP de Criação: Otavio Schiavon
ECD: Daniel Schiavon
Diretores de Criação: Daniel Schiavon, Gabriel Ramos
Criação: Raíssa Ferreira, Jose Pedro Bortolini, Bernardo Rego, Leonardo Almeida, Rafael Guedes, Artur D’Andrea
VP de Negócios: Flavia Braga
Marcas & Negócios: Erica Barreiros, Mariana Paiva, Juliany Pires, Mariana Magalhães, Loriene Avila
Canais & Engajamento: Carol Esposito, Aline Vedolim, Brenda Correa, Claudio Silva
VP de Estratégia: Gustavo Leite
Estratégia: Renata Barbosa, Paola D’Almeida, Thomaz Gomes
Produção Audiovisual: Alessandra Luciano, Ana Caroline Reis, Ana Casagrande
Projetos Especiais: Fernanda Segura, Rodrigo Tamassia
Tecnologia: 20DASH
CEO: Denis Shirazi
CCO: Daniel Bottas
COO: Stela Pagan
Diretor de negócios e inovação: Hugo Monteiro
Desenvolvimento: Lucas Pacheco Ramos, Fabio Martins, Tito Guidotti, Gabriel Kury
Gerente de Projetos: Kevin Oliveira, Iago Fernandes
Criativo: Marcelo Chuck
Produtora do filme: Zaine
Atendimento: Julia Hashimoto
Coord. de Pós Produção: Fernando Vellosa
Assistente de Coord. de Pós Produção: Hugo Ferriolli
Finalizador: Pedro Aquino
Montador: Cadu Silveira, Megg Miranda
Motion: Anderson Pereira
Produtora: Magic Lab
CEO/CCO: Henry Mandelbaum
CPO: Thays Miranda
Advisory Board: Fernanda Romano, George Benson, Ricardo Fiuza, Sergio Molina
Produção: Margarete Calgaro
DOP: Thiago Beck, Andre Tashiro
Primeiro Ac: Andre Salerno, Rafael Duckur
DiT: Roger Defavrei
Técnico de Luz e Maquinaria: Henrique Piazzentini
Produtora de Áudio: Mr. Pink
Produção Musical: Henrique Racz
Atendimento: Chica Mauger, Renata Costa, Guta Lima
Coordenação: Malu Leite, Ligia Menegon
Finalização: Edilson Martins e Beto Freitas
Intérprete de Libras: Joyce Dias, Mariana Laís de Lima, Souza
Parceria: Instituto Som Dá Vida e Federação Brasiliense Desportiva dos Surdos
Musicoterapeuta: Igor Ortega
Participantes: Amanda Caboclo, Kayky Brito, Matheus Scheineider, Renata Ribeiro, Renato Oliveira, Vitória Lopes
Creator Mobile: Carol Fonseca

–

–

–

–

–