MONKS

Monks é a marca operacional global, data-driven e nativa digital da S4 Capital plc. Em todo o mundo, conta com mais de 7,300 mil profissionais, sendo 1,400 mil no Brasil. Oferece um portfólio completo, de soluções criativas a performance, sempre digital-first e baseadas em dados, criando experiências feitas para serem compartilhadas em pontos de contato eficazes. Entre seus clientes no Brasil figuram Netflix, Natura, Magazine Luiza, Google, Leroy Merlin, Pringles, Hotmart e Icatu.

A influência nasce de dentro

Publicado em 24/07/2025 (2 dias atrás)

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Header Natura e Avon Consultoria de Beleza

Como criamos um novo modelo de negócio para Natura e Avon que une creator economy, mídia e geração de renda.

Como parceiros estratégicos de Natura e Avon, nosso ponto de partida é o maior ativo dessas marcas, uma rede de 1.8 milhão de Consultoras de Beleza, o coração do negócio. O desafio era projetar toda essa força para o futuro, com uma grande oportunidade, como poderíamos acelerar a digitalização dessa rede para destravar novos e exponenciais caminhos de prosperidade para cada uma delas?

A resposta veio através de uma iniciativa pioneira no mercado de beleza global. Em parceria com o TikTok, criamos um ecossistema inovador para transformar as consultoras em creators, com objetivo de criar um modelo de economia regenerativa, onde o investimento da marca retorna para a rede, gerando uma nova e poderosa fonte de renda para as empreendedoras.

Ao posicioná-las como protagonistas da influência digital, buscamos modernizar a percepção de toda a atividade. Naturalmente, um dos resultados esperados dessa modernização seria rejuvenescer a imagem da consultoria de beleza, tornando-a um caminho atrativo para geração Z e garantindo a longevidade do modelo, e estávamos prontos para construir um novo futuro para a venda direta.

 

Construindo a nova face da venda direta

Nossa estratégia foi desenhada para ser um programa de desenvolvimento de negócio, com um insight de que a recomendação mais poderosa é aquela que nasce da identificação e da autenticidade, características inerentes à consultoria de beleza. Com 57% dos consumidores comprando produtos recomendados por creators, a oportunidade era dar às nossas consultoras as ferramentas para se tornarem as vozes mais relevantes da beleza no TikTok.

Assim nasceu o programa “Consultoria de Beleza Natura e Avon & TikTok Private Pool”. Selecionamos 200 consultoras de diversos perfis e oferecemos uma capacitação completa. Em parceria com o TikTok, construímos trilhas de treinamento do técnico ao estratégico.

Semanalmente, as consultoras recebiam briefings alinhados aos objetivos de negócio das marcas, como lançamentos e promoções. Elas tinham total liberdade criativa para traduzir essas “missões” em vídeos autênticos, que refletissem suas realidades, sua diversidade e se conectassem com o público.

Os conteúdos eram impulsionados com mídia paga, com um diferencial. Cerca de 40% do investimento retornava diretamente para as consultoras como remuneração pela performance. Assim, criamos um ciclo virtuoso, quanto melhor conteúdo, mais visibilidade para a marca e mais renda para a empreendedora.

 

Quando tradição e legado encontram o digital

Os resultados provam que, ao focarmos na prosperidade da rede, geramos valor em todas as pontas do negócio. A nossa estratégia abriu uma nova fonte de crescimento para marcas e suas consultoras.

O impacto financeiro foi surpreendente e direto no negócio das participantes. Nos primeiros meses do projeto, vimos um incremento de 24p.p no número de pedidos e um aumento de 35p.p na receita gerada por elas no mesmo período.

Essa prova de prosperidade veio acompanhada de outros resultados excelentes, como rejuvenescimento da rede com um crescimento na base de consultoras da Gen Z que foi 4 vezes maior que o da base total.

Paralelamente, o fortalecimento da marca foi evidente ao superarmos as normas da categoria com um aumento de 3.3pp em preferência e uma lembrança de anúncio 25% maior entre o público jovem. Já no campo da comunicação, o sucesso foi traduzido em mais de 694 milhões de impressões, mas o dado mais relevante foi a taxa de visualização 55% maior que a média histórica das marcas.

Mais do que números, vimos nossa ação se transformar em conquistas reais e sonhos realizados. Muitas utilizaram a renda extra para reinvestir em seus próprios negócios, comprando celulares melhores e equipamentos para seus cenários, ou reformando um cômodo de casa para acomodar o estoque e o espaço de trabalho. Outras realizaram desejos pessoais, como fazer uma viagem de lazer com a família. Além disso, o ganho de seguidores e relevância na plataforma destravou novas oportunidades de negócio para elas, como a entrada no TikTok Shop e a participação em missões de marca remuneradas pelo próprio TikTok, criando um ciclo contínuo de crescimento.

No final, o maior resultado foi a transformação de percepção e de negócio. As consultoras de beleza se consolidaram como creators e empreendedoras digitais, donas de uma nova fonte de renda e as verdadeiras autoras do próximo capítulo da história da venda direta no Brasil: a era do social commerce, liderada por elas dentro do TikTok Shop.