A Uber apresenta uma nova etapa do movimento “A Cidade no Seu Ritmo”, criado pela Wieden+Kennedy SP. Estrelada pelo multiartista Xamã, a campanha busca intensificar o diálogo da marca com o público das grandes metrópoles, colocando em destaque histórias reais de superação e resiliência que refletem o dia a dia e o “corre” das pessoas.
A campanha ganha vida com o videoclipe da música “Se essa rua fosse minha”, uma releitura da popular cantiga infantil. No rap Xamã se inspira na música para traduzir a rua como um local de encontros, sonhos e batalhas. A presença de símbolos da cultura popular no filme, como a Carreta Furacão, destaca o movimento, a diversão e os ritmos que co-existem nas ruas.
“A história de Xamã inspira milhares de brasileiros que, como ele, fazem do corre uma forma de expressão. Esse novo desdobramento reforça e amplia a presença de Uber Moto na cultura urbana, mostrando que a marca acompanha o ritmo da cidade e de quem faz com que ela aconteça”, destaca Pedro Thompson, head de Marketing da Uber no Brasil.
“‘Se Essa Rua Fosse Minha’ fala sobre se sentir dono do próprio caminho, empoderado, confiante e livre dos limites impostos pelos obstáculos urbanos. Quando a cidade está do seu lado, tudo flui. E é isso que o Uber Moto representa: uma forma mais acessível e prática de chegar onde você quiser”, comenta Pedro Gabbay, diretor de criação da Wieden+Kennedy São Paulo.
Para Xamã, o projeto é mais do que uma parceria: é um reencontro com as origens. “Essa campanha é uma celebração do corre e da arte que vem da rua. Trazer uma cantiga que todo mundo conhece e misturar com elementos da nossa cultura popular, como a Carreta Furacão, é mostrar que a rua é viva, que ela se transforma com a gente. A música fala sobre pertencimento, sobre como a cidade molda a gente e sobre encontrar poesia no cotidiano”, afirma o artista.
Com estética cinematográfica e narrativa sensorial, a campanha mergulha na atmosfera das ruas e das comunidades urbanas, explorando a cidade como cenário de transformação. Assim como na primeira fase, o movimento reafirma o compromisso de Uber Moto em representar as múltiplas vozes que constroem o ritmo das cidades brasileiras.
A campanha 360 conta estratégia de mídia que contempla TV aberta, mídia exterior, digital, redes sociais e influenciadores.
Retorno às origens
Conhecido por seu talento no cenário musical, cinema e na TV, o rapper Xamã foi anunciado como parceiro de Uber Moto em setembro deste ano. Dando continuidade ao posicionamento “A Cidade no Seu Ritmo”, Uber Moto apresentou Xamã como símbolo da resiliência de quem transforma desafios em conquistas. Nascido em Sepetiba, Zona Oeste do Rio, o artista começou nas batalhas de rima e hoje é um dos nomes mais influentes da música brasileira.
Dono de um Grammy Latino, autor de hits que quebraram recordes e presença nos maiores festivais do país, o carioca também conquistou espaço no audiovisual, vencendo o Kikito de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Cinema de Gramado. Sua trajetória, que conecta poesia, rap e atuação na TV, streaming e cinema, reflete a força de quem alcançou o estrelato e inspira quem também está nas ruas fazendo o seu corre.
Em clima de nostalgia, Uber Moto promoveu o reencontro de Xamã com um dos lugares mais icônicos da sua carreira. O rapper retornou a uma das batalhas de rima mais influentes do Rio de Janeiro, a Batalha do Coliseu, com um flow inédito. Até o fim do ano o artista vai usar suas redes sociais para apresentar o fluxo do seu dia a dia com toda a praticidade e segurança do serviço.
“A batalha é a minha vida, minha primeira escola de música. Foi onde encontrei amigos, me politizei e percebi que poderia viver de música. Lembro de sair de Sepetiba para rimar em Botafogo com gente de São Gonçalo, Realengo e várias partes do Rio. Era sempre um momento de celebração e alegria. Voltar agora com o Uber Moto é incrível. Antes era muito difícil fazer batalha, hoje temos destaque nacional, parcerias importantes e vemos esse movimento sair das ruas para os grandes festivais, que é onde essa galera merece estar”, destaca Xamã.