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“A adoção de grupos multidisplinares é a saída para problemas de alta complexidade”

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“A adoção de grupos multidisplinares é a saída para problemas de alta complexidade”

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RENATO CASTRO TEXTO COVID-19
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“A adoção de grupos multidisplinares é a saída para problemas de alta complexidade”

"Tudo isso me faz pensar sobre a importância da adoção de grupos multidisciplinares para a resolução estratégica de problemas de alta complexidade. Isso poderia ser útil e aplicável em diversos contextos, sejam eles saúde, economia ou negócios."


1 de abril de 2020 - 7h52

Estamos publicando artigos de lideranças do mercado nesta série buscando trazer referências de como cada uma delas está enfrentando as dificuldades provocadas pelo COVID-19.

Por Renato Castro, sócio fundador da Digital Land (*)

“De repente, economistas se tornaram virologistas, e virologistas viraram economistas.

A pandemia infectou profissionais que, por consequência, evoluíram com possíveis respostas às inúmeras questões que o COVID19 nos trouxe. É disso que estamos falando: possibilidades, pois não podemos afirmar que, de fato, existe uma única verdade plausível  para um assunto tão complexo (#ficaemcasa).

 

Tudo isso me faz pensar sobre a importância da adoção de grupos multidisciplinares para a resolução estratégica de problemas de alta complexidade. Isso poderia ser útil e aplicável em diversos contextos, sejam eles saúde, economia ou negócios.

 

O inevitável é que o COVID19 está chegando até você, se é que já não chegou. As pesquisas apontam que é provável que todos serão afetados pelo vírus.

 

E você, o que você vai fazer?

 

Em meio a tantas questões, uma só parece ganhar o caminho para se tornar verdade absoluta: a maioria dos relatórios e análises realizados pelas consultorias de maior destaque no mercado deixam claro para nós que, se você trabalhar com transparência para amenizar o impacto desta crise diante de seus clientes, funcionários e parceiros de negócio, você tem grandes chances de sair sobrevivente. E, acredite, todo comportamento de consumo que mudar durante este momento, não voltará mais a ser como antes.

 

Palavras da Mckinsey:

 

“As empresas devem investir online como parte de seu esforço para a distribuição omnichannel; isso inclui garantir a qualidade dos produtos vendidos online. Não é provável que as preferências de mudança dos clientes voltem às normas pré-surto.” – COVID19 Implication for business.

 

 

Se isso será verdade somente o tempo dirá. Mas o tamanho do impacto que o #COVID19 trará para seu negócio vai depender do que você está fazendo agora para sobreviver. Então, se o consumidor ainda é a espinha dorsal que o ajudará, quais planos contingentes você preparou ou está preparando para ele?

 

Um gigantesco teste A/B está sendo realizado neste momento no mundo inteiro, que reunirá dados essenciais para ação nos próximos meses.

 

Será? Eis a materialização do nosso medo

O verbo no infinito imperfeito “será” é, sem dúvida, o gatilho de nossas preocupações no momento. O papel da nossa preocupação é nos distanciar do perigo, uma resposta automática do cérebro quando observamos ameaças ao redor.

Mas não entre no modo automático. As incertezas irão impactar diretamente diversos setores  de nossa sociedade organizada.

 

Esta crise mudará tudo. O pós-COVID19 será o novo pós-guerra, ou seja, serão páginas em branco para incrementar ou  reescrever nossa história.

 

Como disse, não há resposta única. E se você encontrar a melhor resposta, não se anime, ela não será a ideal.

Toda a cadeia de suprimento e demanda será afetada. A indústria e o varejo terão que se reinventar.

 

Então, seja lá qual for a sua resposta, não espere para amanhã, a execute hoje.

 

Compartilhe seus planos com sua rede. Toda possibilidade é uma variável para testes e será útil para alguém. Seu posicionamento aberto e compartilhado será seu maior e mais nobre legado nestes momentos de crise.

 

A Digital Land tem se preocupado com a colaboração multidisciplinar como dinâmica para facilitar a vida de seus clientes e parceiros de negócios.

 

Praticamos isso no dia dia e criamos um acervo de conteúdos sobre o tema:

 

1 – Como a ciência e a psicologia explicam o comportamento das pessoas na Internet? https://bit.ly/2wvYlwF

 

2 – A influência da experiência do usuário nas decisões de compra. https://bit.ly/39mmfb8

 

3 – Personalização e customer centricity: porque unir essas estratégias?  https://bit.ly/2ybVKZ8

 

Produzimos essas coisas porque acreditamos que elas possam servir como material estratégico para sua empresa. Todas as empresas

 

Para a China, o impacto foi grande, mas gerenciado em curto/médio prazo. Uma referência exemplar se considerarmos o tamanho da força de trabalho do país.

 

Para nós, esperamos encontrar um ponto de equilíbrio na saúde, social-econômico e empresarial. O que você está fazendo para encontrá-lo?

Curiosidade:

 Os países com mais casos do COVID19 estão na latitude ~40º: França, Itália, Irã, Wuhan, Coréia do Sul, Japão, Washington, Nova Iorque

Mapa de ameaças e oportunidades que nosso parceiro Ricardo Shuree compartilhou.”

(*) A Digital Land transforma empresas através de inteligência e estratégias digitais.

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