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Match perfeito: como as equipes interdisciplinares transformam as empresas?

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Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Match perfeito: como as equipes interdisciplinares transformam as empresas?

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8 de fevereiro de 2022 - 6h00

(Crédito: UnitoneVector/istock)

Um dos desafios mais legais que tenho tido na minha carreira tem sido a gestão de times interdisciplinares.

Aliás, um super desafio: combinar disciplinas diferentes significa entender a bagagem de hard e soft skills de cada profissional e, em seguida, transformar em uma rotina de trabalho fluída, orgânica e que seja escalável. E, mais que isso, conseguir trazer resultados de forma engajada e comprometida.

Pode parecer o dia a dia “normal” de qualquer empresa. E talvez seja, mas entendo que ainda há um alto grau de complexidade nisso: lidar com tanta diversidade de bagagens de forma profunda e aplicada. Isso serve tanto para as empresas que fizeram ou ainda estão fazendo uma “transformação digital” quanto para aquelas que nasceram digitais. Sempre há oportunidade de buscar melhores conexões.

Por exemplo, a gestão de produtos é completamente diferente de vendas, tech ou marketing. Podem existir intersecções entre alguns processos mas, a operação, lógica e metas – ponto sensível da questão – ainda acabam sendo diferentes. Parece um pouco inevitável, mas será que é mesmo?

O match real entre as áreas é fundamental, essencial e obrigatório para gestão de times interdisciplinares darem certo. Uma das coisas mais interessantes do processo é que cada time e profissional adquira conhecimentos do outro e aplique dentro da sua área de atuação. Parece até meio óbvio, mas na prática não é e não é tão simples.

Até porque, apesar das diferenças, muitos desafios (muitos mesmo) são sobre…adivinha? Pessoas! Não importa o cargo, bagagem profissional ou perfil. O compartilhamento de experiências, ainda que baseado em realidades distintas, tem sido e seguirá sendo um dos focos em que assumi como líder. E pensar nas pessoas conectadas gera resultados incríveis de engajamento, de aprendizados constantes e de resultados.

Muitas vezes, esquecemos que o fator humano é o que pode nos dar aprendizados mais ricos. Então, buscar a diversidade de todos os lados, mas também oportunizar a todos trabalharem juntos. Mas de verdade. TODAS as áreas, não só as mais sinérgicas. Precisamos ter metas de fato que sejam conjuntas, alinhadas em uma única visão.

Isso já é discussão de uma prática da liderança mais contemporânea, que vem entendendo a urgência de equilibrar melhor o paradoxo da performance econômico-financeira x impacto na vida das pessoas. (pauta extensa para outro artigo).

A interdisciplinaridade é um conceito que deve estar presente na cabeça de líderes e de qualquer um que veja o mundo corporativo como uma forma de aprender e de se relacionar cada dia mais. Você consegue enxergar isso na sua empresa

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