Publicidade

Opinião

Escalando a vantagem da IA

Além do hype e rumo ao impacto nos negócios

Preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem:


22 de março de 2024 - 11h40

O lançamento do ChatGPT no final de 2022 marcou um ponto de virada. Não foram apenas as capacidades da tecnologia que despertaram o interesse das pessoas, mas também o engajamento global que ela gerou. De repente, todos estavam brincando com a IA Generativa, uma nova ferramenta poderosa com um imenso potencial para expandir nossa inteligência humana. No entanto, junto com a empolgação, veio o medo e a falta de compreensão sobre o verdadeiro impacto da tecnologia, tanto positivo quanto negativo.

Após essa fase inicial de empolgação, vimos um grande número de empresas embarcando em uma série de projetos de Prova de Conceito (POC), ansiosas para explorar e aprender com as aplicações da IA Generativa. A maioria das organizações reconheceu o potencial da integração da IA Generativa, mas precisa de um plano concreto para maximizar seu impacto em seus negócios e consumidores, sem ficar presa na fase de exploração.

Essa não é a primeira onda de disrupção que navegamos. Outras trouxeram mudanças transformadoras, como a Internet, dispositivos móveis, computação em nuvem e 5G. Ainda há muito a aprender sobre como a IA Generativa pode trazer impacto, no entanto, considerando seu poder, acredito que em breve chegaremos a um ponto em que o principal desafio será como escalar suas possíveis aplicações. Ela tem o potencial de enfrentar problemas complexos em nossa sociedade, em diversas indústrias, desde sustentabilidade ambiental até diagnósticos de saúde, com um verdadeiro potencial para impactar positivamente nossas vidas.

É impossível acessar uma parte substancial do potencial completo da IA Generativa sem escalá-la em todo o negócio de uma empresa. A chave para desbloquear um impacto significativo nos negócios e traduzir esse potencial em um valor tangível requer uma mudança estratégica para se tornar uma organização “IA first”. Aqui estão alguns pilares fundamentais para escalar a IA Generativa em uma empresa:

Novo conjunto de ferramentas e novas formas de trabalho

O cenário atual exige uma mudança além de ferramentas rudimentares. Investir em plataformas e soluções de IA de ponta será crucial para capacitar as pessoas da empresa, expandir a inteligência da equipe e permitir que sejam ainda mais criativas na forma como impulsionam essa tecnologia para aumentar a eficiência e evoluir as experiências do cliente. Ter essa combinação de inteligência humana e artificial, ou seja, expandir a inteligência humana com a artificial, será fundamental para escalar a IA Generativa em organizações e transformá-la em um impacto real para seus negócios, pessoas e clientes.

A IA Generativa afetará não apenas as ferramentas que temos usado para realizar nosso trabalho dentro de nossas organizações, mas também a forma como trabalhamos será drasticamente remodelada. Por exemplo, como o Modelo Ágil será no novo jogo ainda vamos descobrir. O mesmo acontecerá com a melhor estrutura de equipe para enfrentar um desafio quando estamos complementando nossa equipe com ferramentas de IA Generativa. Com certeza, haverá muito a aprender sobre esse assunto.

Ajustar a cultura para abraçar a IA

Se considerarmos apenas os dois tópicos acima, combinados, eles trarão uma mudança considerável no dia a dia das pessoas que trabalham em diferentes organizações, negócios e indústrias. Isso exige uma mudança de mentalidade para lidar com medos – como a substituição de empregos, por exemplo – e, ao mesmo tempo, promover abertura para as novas oportunidades que a IA Generativa pode trazer. Uma liderança próxima e consciente do que está acontecendo, combinada com conversas abertas e transparentes, é fundamental. O suporte à equipe também é muito importante. Construir uma cultura onde haja espaço para abraçar a inovação, criando um ambiente seguro para as pessoas, será uma diferenciação para aumentar a adoção da IA Generativa nas empresas.

Treinamento para construir uma equipe com IA

Como profissionais, sermos capacitados pela IA em diversas capacidades e habilidades diferentes nos preparará melhor para o futuro do trabalho, que certamente será moldado pela IA Generativa. Preparar as pessoas da empresa para essa mudança é fundamental tanto para a empresa quanto para seus colaboradores.

A IA não é uma solução mágica por si só, requer expertise humana para extrair e aplicar seu valor. As pessoas da empresa podem ser capacitadas com as habilidades necessárias para gerenciar, interpretar e usar a IA, trazendo o seu impacto. Programas internos de treinamento podem fornecer aos colaboradores as habilidades necessárias para entender, trabalhar e implantar soluções de IA de forma eficaz e segura. Aumentar a adoção de novas ferramentas de IA Generativa, trazendo-as para o dia a dia, é fundamental. É interessante destacar como a abordagem de “Learn by doing” pode ser poderosa para acelerar essa jornada de adoção em escala.

Organização dos dados da empresa, impulsionada pelo problema a ser abordado

Uma organização mínima de dados será necessária para alavancar o impacto que a IA Generativa pode trazer para o negócio. Identificar os desafios mais urgentes enfrentados pela empresa e, em seguida, aproveitar as ferramentas de IA para extrair insights valiosos e desenvolver soluções baseadas em dados acelerará a jornada.

No entanto, não há tempo para esperar por um projeto de organização de dados de 1 ou 2 anos antes de iniciar a jornada da IA Generativa. Organizar os dados com base no problema ou oportunidade prioritários a serem abordados com a IA Generativa pode ajudar a acelerar a jornada.

Estratégia para abraçar e escalar a IA Generativa

Está claro que, para obter todo o impacto que a IA Generativa pode trazer para o negócio, serão necessárias muitas mudanças em toda a empresa. Uma estratégia específica sobre como conduzir essa jornada com a IA é fundamental, abordando os riscos e aproveitando as oportunidades que ela traz.

Uma reflexão estruturada sobre os riscos e oportunidades de negócios, de onde começar um processo de aprendizado, como medir o progresso e mostrar o impacto da jornada da IA Generativa é fundamental. A iniciativa prioritária para começar pode ser interna – evoluindo um fluxo de trabalho para trazer eficiência mensurável, por exemplo – ou pode ser uma nova experiência do cliente na qual a IA Generativa possibilita algo relevante. As oportunidades que a IA Generativa pode trazer para melhorar a eficiência e evoluir a experiência do cliente são enormes. Uma disciplina para tornar isso realidade será extremamente necessária. Quando a transformação é enorme, a dica é começar pequeno, medir, aprender com isso e se preparar para escalar.

Governança e Segurança

Sim, precisamos considerar que a IA Generativa abre novas oportunidades, mas também traz alguns riscos. Uma governança coesa em torno do assunto da IA Generativa, abordando tópicos sensíveis relacionados – como quais ferramentas são permitidas dentro da empresa, como acessar as ferramentas de IA permitidas, privacidade de dados, regulamentações, considerações éticas e como gerenciar o viés da IA no desenvolvimento, por exemplo – é fundamental. Isso constrói confiança dentro das organizações e protege contra possíveis danos que ela possa causar.

Além das buzzwords

É hora de focar em criar um plano concreto para a implementação responsável e impactante da IA. A jornada para se tornar “AIi first” requer uma abordagem estratégica e mensurável e, infelizmente, a conversa em torno da IA Generativa pode facilmente drenar investimentos sem retorno por um longo tempo. Vamos além do hype e desbloquear o verdadeiro potencial transformador dessa tecnologia, moldando um futuro mais eficiente, sustentável e inovador para organizações, indústrias e, em última análise, a sociedade.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Liga Ventures: agricultura é o setor que mais usa IA

    Liga Ventures: agricultura é o setor que mais usa IA

    A maturidade das startups no uso de IA foi o tema central da pesquisa feita em parceria com o iFood

  • LiveRamp: “Ecossistema de publicidade de amanhã será melhor e mais saudável”

    LiveRamp: “Ecossistema de publicidade de amanhã será melhor e mais saudável”

    Senior vice president of connectivity and ecosystem, Travis Clinger, aborda a transformação da publicidade digital com o fim dos cookies e o fortalecimento do uso de dados