Rio2C explora soft power em prol da criatividade
Edição 2023 debaterá temas como retomada da cultura, inovações tecnológicas, iniciativas sustentáveis, inteligência artificial e o futuro da comunicação
Rio2C explora soft power em prol da criatividade
BuscarEdição 2023 debaterá temas como retomada da cultura, inovações tecnológicas, iniciativas sustentáveis, inteligência artificial e o futuro da comunicação
Fernando Murad
10 de abril de 2023 - 6h30
A indústria cultural é um pilar importante na estratégia de nações para ampliar sua influência internacional, além de gerar negócios e movimentar a economia. No cenário local, a recriação do Ministério da Cultura, a volta das ações da Ancine e o fortalecimento da Secretaria do Audiovisual (SAV) serão tópicos abordados na programação da edição 2023 do Rio2C. Maior encontro de criatividade da América Latina, o evento terá como mote o conceito de soft power para o crescimento da indústria criativa do País.
“A cada edição adotamos um tema que direciona os trabalhos. Em 2023, o soft power será a nossa bússola. Trata-se de um artifício de construção de uma ideia a longo prazo, de forma subliminar. Vivemos na era da influência e o Brasil é um celeiro infinito de ativos para o uso dessa estratégia. A floresta amazônica, por exemplo, é um símbolo com enorme potencial para a construção da imagem do país, assim como a cultura e a diversidade do nosso povo. Os Estados Unidos foram provavelmente os primeiros a descobrir que através de Hollywood poderiam influenciar o mundo. Hoje, vemos China, Coréia do Sul e a própria Ucrânia usando o soft power para controlar narrativas e construir suas imagens globalmente”, afirma Rafael Lazarini, idealizador, fundador e CEO do Rio2C.
Representantes do Ministério da Cultura, da Secretaria do Audiovisual e da Ancine participarão do evento para delinear as propostas e as ações previstas para os próximos anos em busca da plena retomada do setor. A projeção de novos editais, a reinserção da cota de tela, a regulação do video on demand (VOD) e a busca pelo fortalecimento e fomento das propriedades intelectuais brasileiras também serão temas presentes nos painéis.
O Rio2C será realizado de 11 a 16 deste mês na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A programação prevê a participação de mais de 1,2 mil palestrantes. Na lista estão nomes como a ministra da cultura Margareth Menezes, o cantor Gilberto Gil, Lyor Cohen (head global de música do YouTube), o piloto Rubens Barrichello, a apresentadora Fátima Bernardes, Christian Gabela (vice-presidente sênior para a América Latina da Gaumont), o cineasta argentino Daniel Burman, David Levine (CCO da Anonymous Content), Hugh Forrest (presidente e diretor de programação do SXSW) e a cantora, compositora e ativista africana Angélique Kidjo.
Com painéis, workshops, pitchings, rodadas de negócios, masterclasses, ativações e experiências imersivas, a organização espera a participação de público de mais de 40 mil pessoas.
O Rio2C se divide em quatro eixos ao longo dos seis dias. Os Summits, que acontecem na terça-feira, 11, marcam abertura do Rio2C e abordam recortes específicos de programação como: Marcas e Conteúdo, promovido pelo Meio & Mensagem, creator economy, inovação no mundo dos esportes, e criptoativos e ativos verdes. A Conferência, por sua vez, acontece nos dias 12, 13 e 14, e aborda em sua programação temas como o audiovisual, música, games, tecnologia, ciência, mídias, marcas, sustentabilidade, arquitetura, urbanismo, moda, artes e futuro do trabalho.
Em outro eixo e em paralelo à programação de palestras, a seção de Mercado abre espaço para a apresentação de oportunidades como pitchings e rodadas de negócios para criadores, executivos, investidores e startups. A proposta é estabelecer a ponte entre profissionais de diferentes setores da indústria criativa, incluindo audiovisual, música, editorial e games. Já no final de semana e voltada ao grande público, a Festivalia realiza uma série de atividades, além de palestras, oficinas e masterclasses com grandes nomes da indústria criativa.
Compartilhe
Veja também
Crianças e adolescentes: como cativar as novas gerações?
Daniel Rezende, diretor dos filmes da Turma da Mônica, autora Rosane Svartman e Cecilia Mendonça, da Disney, comentaram a importância de criar conteúdo de qualidade para os pequenos
Autenticidade e engajamento no marketing de influência
Esse Menino analisou a importância de trabalhar em sinergia com as marcas na criação de conteúdo