Assinar
De 2 a 7 de junho de 2025 I Londres
Conexão Londres

SXSW London: menos hype, mais conteúdo?

Na estreia europeia do festival, a criatividade ocupa as ruas de Shoreditch com uma programação mais intimista, mas ainda recheada de grandes nomes e grandes perguntas


3 de junho de 2025 - 10h00

É o mesmo festival de Austin, mas sobram motivos para esperar um SXSW completamente único em Londres.

Longe do colossal ACC — o centro de convenções texano que abriga, ao mesmo tempo, duas ou três palestras para milhares de pessoas, além de uma dúzia de salões — o SXSW precisou fazer o que sabe de melhor para se adaptar a Londres: usar a criatividade.
Na primeira edição do festival realizada na Europa, as conferências, os shows e as estreias de cinema vão se espalhar por 30 locais diferentes, todos em Shoreditch, bairro conhecido por sua cena alternativa vibrante.

A partir desta segunda-feira (2 de junho), serão seis dias, centenas de eventos, incluindo 420 palestras e painéis, 250 exibições de filmes (muitos deles estreando nas telonas) e mais de 500 shows.

É impossível não se sentir atraído por nomes como o astro Idris Elba, o CEO do Google DeepMind Demis Hassabis, a incrível Jane Goodall (sim, aquela dos chimpanzés), o ex-jogador e agora técnico Cesc Fàbregas (hoje no Como com sua sede de cartão postal), a CEO do OnlyFans Keily Blair, entre tantos outros.

Mas o grande charme do SXSW londrino está justamente na oportunidade de reunir gente interessante em espaços menores, com tempo e respiro para discutir o que nos espera nos próximos meses e anos. Queremos saber o que vamos fazer com a IA — e, principalmente, como vamos fazer isso.
Afinal, essa é a proposta do festival: convergir criatividade, entretenimento e inovação. O desafio é aterrissar esse mergulho futurista diante de uma plateia de mentes inquietas, buscando conectar os pontos.

Um público, vale dizer, muitas vezes menos diverso do que a pluralidade que se vê nos palcos do festival. Entre outras razões, porque o acesso completo — o chamado Platinum Pass — custa 1.300 libras, ou mais de 10 mil reais. Não à toa, em Austin é comum encontrar publicitários brasileiros bem colocados no mercado, além do forte investimento de marcas nacionais como o Itaú e da presença institucional de gigantes como a TV Globo.

Com tudo isso, o SXSW London começa esta semana envolto em algumas incertezas – e uma enorme expectativa. Afinal, estamos falando da convergência entre festival de música, eventos culturais e conferências sobre inovação, tudo isso em uma cidade que, por si só, já é um caldeirão irresistível de cultura, criatividade e tendências.

Publicidade

Compartilhe

Veja também