O que o SXSW vai discutir sobre trabalho e liderança?
A relação com a incerteza, mudanças geracionais, a evolução técnica com o avanço da IA e a fofoca no ambiente corporativo estão entre os destaques da programação de 2025
A relação com a incerteza, mudanças geracionais, a evolução técnica com o avanço da IA e a fofoca no ambiente corporativo estão entre os destaques da programação de 2025
Taís Farias
7 de março de 2025 - 6h00
No início do ano, enquanto conceitos como rage e revenge quitting despontavam, uma pesquisa do Linkedin apontou que três em cada cinco profissionais brasileiros consideram a busca por um novo emprego uma prioridade para 2025. A geração Z (68%) lidera o movimento, seguida pelos millennials (65%) e a geração X (51%).
A veterana Amy Gallo volta a abordar a fofoca no trabalho como tema no SXSW 2025 (Crédito: Edu Lopes/Imagem Paulista)
Já um levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizado entre janeiro e setembro do ano passado, indicou que o Brasil registrou um pico de 6,5 milhões de pedidos de demissão. Os dados ajudam a materializar um contexto de tensões no ambiente de trabalho, com conflitos geracionais, o avanço de tecnologias de automação e IA, mudanças de modelo e a valorização do propósito.
O tema é contemplado pelo South by Southwest (SXSW). Neste ano, a trilha sobre ambiente de trabalho reúne 78 painéis. Mas, para além disso, uma série de discussões que impactam a construção de soft skills e liderança estão espalhadas entre as outras 22 trilhas. Confira, aqui, cinco palestras de destaque do SXSW sobre trabalho e liderança:
7 de março às 16h* no Austin Marriot Downtown – Waterloo Ballroom 3
Em uma era de fluxo e incerteza, Maggie Jackson, autora do livro “Uncertain: The Wisdom and Wonder of Being Unsure” defende a busca pelo não-saber. No painel, ela abordará a figura dos líderes ultra seguros, como a incerteza produtiva alimenta a agilidade e as habilidades mais necessárias em tempos voláteis.
10 de março às 11h30* no Austin Convention Center – Ballroom D
Segundo Ian Beacraft, 87% das transformações com inteligência artificial falham porque a maioria das organizações aborda esse novo paradigma tecnológico da mesma forma como fez com os anteriores. Nesse sentido, o CEO da Signal e Cipher abordará como aumentar as chances de sucesso e encarar o futuro do trabalho.
10 de março às 14h30* no Austin Convention Center – Ballroom EF
As mudanças geracionais, tecnológicas e culturais estão desafiando as noções tradicionais de trabalho. Com base em seu último livro, o futurista Rishad Tobaccowala vai examinar as cincos forças que interligadas remodelam o trabalho como o conhecemos e estratégias para se preparar para essa mudança.
10 de março às 16h* no Hilton Austin Downtown – Salon H
Especialista em trabalho, autora da Harvard Business Review e veterana no SXSW, Amy Gallo volta a abordar a fofoca no ambiente de trabalho. Com em pesquisas e exemplos, ela abordará quando as conversas nos corredores ajudam a construir relacionamentos e quando elas se tornam tóxicas.
12 de março às 10h* no Austin Convention Center – Ballroom EF
A professora de psicologia, Dra. Laurie Santos, vai receber o fundador do The Sabbatical Project, DJ DiDonna, para uma gravação ao vivo do podcast The Happiness Lab. O estudioso vai apresentar três tipos de sabáticos, licenças prolongadas intencionais do trabalho, e como eles podem elevar a criatividade, os relacionamentos e o desempenho.
Os horários das palestras foram ajustados ao horário local de Austin e podem sofrer alterações pela organização do evento. Confira todos os detalhes no site do SXSW.
Compartilhe
Veja também
Duração curta e novos locais: como será o SXSW 2026
Organização do evento detalha espaços das palestras e restringe acessos às badgets Interactive, Music e Film & TV
Convergência entre IA e XR evidencia a nova era das realidades imersivas
Especialistas no setor de realidade estendida (XR) debateram o futuro das realidades imersivas, passando pela convergência da XR com a IA e pela evolução do metaverso