Allan Macintyre

30 Under 30 - 2008

Allan Macintyre

2008: Diretor de marketing da HTC
2021: Diretor de marketing da Dasa

Allan Macintyre, diretor de marketing da HTC, companhia de origem asiática que fabrica smartphones, começou a jogar golfe aos seis anos de idade. A precisão do taco e a boa mira são vitais na profissão e no setor que escolheu atuar: o de telecom. Tem olhar certeiro quando define as exigências do profissional contemporâneo: “Plural. Multi. Antenado. Leitor de tudo, curioso. Agregador, sociável e articulado. Que transite por todas as áreas, entenda de tudo um pouco. Voltado a resultados. Visionário. Que procure novas formas de fazer o ‘velho’. Que tenha ideias ‘fora da caixa’. Que saiba colocar agências sob uma única batuta, dirimindo qualquer conflito de ego ou de autoria. Que entenda os objetivos macro da empresa, desde o financeiro à estrutura complexa de vendas. Bom ‘costurador’ de parcerias, não 100% dependente das verbas da empresa”. Atuando em marketing, não tira o olho de vendas: “O profissional de marketing tem que passar, obrigatoriamente, pela área de vendas e trade marketing”. Aos 28 anos, Allan passou oito na Nokia, em que chegou a gerente de trade marketing para a América Latina. Foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Nokia Trends. “A Nokia foi onde tive meus grandes professores”, reconhece. Para o futuro, prevê um profissional de marketing “cross tudo”. E que vai ter que entender do que, em tese, não deveria: “Mais antenado, mais entendedor das diferentes mídias, cross selling, cross media, com alguma especialização oposta a sua formação preferencial. Essa contradição é fantástica”.

(texto e foto publicados originalmente na edição de Meio & Mensagem de 14 de abril de 2008)

Outros homenageados