30 Under 30 - 2008

José Augusto Porto

2008: Diretor de planejamento da F/Nazca S&S
2021: Head de creative services do Google

Se você está entre os poucos no planeta que gostam do cinema expressionista alemão, encontrará no José Augusto Porto mais um membro da seita. Além de Fritz Lang, Augusto gosta de planejamento. Gosta muito. Descobriu isso trabalhando: “A minha incursão no mundo do planejamento se deu aqui na F/Nazca e, para mim, foi um momento determinante. Passei a ter certeza do que queria fazer da vida. A grande descoberta foi que dá para, ao mesmo tempo, trabalhar com algo de que se gosta num lugar do qual se gosta”. Augusto começou no Amelia.com, portal do Pão de Açúcar, e passou como gerente de marketing pela ONG BrasilConnects (onde pôde acompanhar a realização das exposições Mostra do Redescobrimento, Picasso na Oca e Guerreiros de Xiang) para chegar à F/Nazca, há três anos. Prestes a completar 30 anos, em maio, vai construindo a carreira com calma, porque acredita que “a pressa e a ansiedade são complicadores quando você é muito jovem”. Mas, apesar da juventude, tem já fundamentada sua visão do que é a profissão e quais seus desafios: “O planejamento ganhou muita importância na publicidade nos últimos anos, justamente quando as grandes verdades do mercado começaram a se diluir: a função da propaganda, a mídia tradicional, o papel das marcas na vida das pessoas. O mercado muda o tempo todo e o planejamento tem de se adaptar a isso: novos formatos, novas funções, novas maneiras de se comunicar”. E conclui: “A mediocridade está na presunção, e não na atitude. A gente tem de estar de cabeça aberta para banda Calypso, Maria Bethania, Kraftwerk e Monteverdi”.

(texto e foto publicados originalmente na edição de Meio & Mensagem de 14 de abril de 2008)

Outros homenageados