Assinar

Confira as colunistas do Women to Watch desta semana 

Buscar
Publicidade
Women to Watch

Confira as colunistas do Women to Watch desta semana 

Conheça mais cinco lideranças femininas que irão fazer reflexões relevantes para o mercado em suas colunas na plataforma 


22 de janeiro de 2024 - 15h23

Nas próximas semanas, mais lideranças femininas brasileiras integram nosso time de colunistas do Women to Watch Brasil. São mulheres com jornadas inspiradoras e carreiras sólidas, que irão dividir conosco suas perspectivas sobre temas relevantes para o mercado.  

Desafios do ESG, empreendedorismo, liderança feminina e negra, diversidade e inclusão, tecnologia, protagonismo feminino na indústria do audiovisual e desafios do mercado publicitário são alguns dos assuntos a serem abordados por essas lideranças.  

A integração dos novos nomes à plataforma vai de encontro à nossa premissa de ser um lugar cada vez mais colaborativo de trocas entre perfis distintos, com opiniões diversas e relevantes ao mercado.  

A partir desta semana, as seguintes colunistas estarão conosco: Carmela Borst, Lucia Bittar, Mariana Youssef, Tatiana Marinho e Tatyane Luncah. 

Confira um pouco da trajetória de cada uma delas a seguir. 

 

Carmela Borst (SoulCode Academy) 

(Crédito: Arthur Nobre)

Com uma sólida carreira executiva de mais de 25 anos, Carmela atuou como CMO na América Latina para gigantes globais como Oracle e Aon. Fundadora e CEO da SoulCode Academy, combina sua paixão por tecnologia com impacto social. Há quase 10 anos, atua como conselheira em renomadas ONGs, incluindo Casa do Zezinho, Gerando Falcões e Instituto Capim Santo, Instituto Ser Mais.  

Em suas colunas, Carmela pretende fazer reflexões sobre tendências e desafios do ESG, temas relacionados à educação inclusiva, empreendedorismo, mentoria, liderança, diversidade e inclusão e tecnologia.  

Lucia Bittar (Samsung) 

(Crédito: Divulgação)

Diretora de marketing da área de Mobile Experience da Samsung Brasil, Lucia Bittar é formada em Administração pela FGV e tem MBA na FEA/USP. Com quase 30 anos de marketing, já atuou em segmentos como turismo, cosméticos e alimentos. É vice-presidente do Comitê de Branding & Conteúdo da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e participa dos debates na Câmara de Comércio Brasil–Estados Unidos. 

Entre os temas que irá abordar, estão os desafios da tecnologia (em especial, da inteligência artificial), trajetória profissional, as vivências dos 50+, smartphones e sustentabilidade. 

Mariana Youssef (Saigon) 

(Crédito: Divulgação)

Diretora de cena na Saigon, estudou cinema na Academia Internacional de Cinema, aprendeu atuação para diretores no Judith Weston Studio, em Los Angeles, e técnicas de roteiro com o cineasta, produtor e roteirista mexicano Guillermo Arriaga, no Chile. Em 2021, dirigiu 3 episódios da série “Lov3” para a plataforma Amazon, e fez a direção geral da série “As seguidoras”, para a Paramount+. Em 2022, filmou “O Beijo Adolescente” para HBO Max, onde além da criação da série, respondeu pela direção do primeiro episódio. 

Como diretora de publicidade, filmou para grandes clientes do mercado nacional e internacional, como Ford, J&J, Rolling Stones, Fiat, Sky, Natura, Samsung, Ford, Coca-cola, entre outros. Tornou-se júri de D&A, Ciclope e, também como diretora, recebeu o Leão de Prata no cinema em Cannes, New York Film Festival, Clio Awards e Ciclope. É a embaixadora brasileira do Free the Work, iniciativa internacional de mulheres do cinema para mudar o cenário desigual da indústria audiovisual. 

Mariana pretende escrever sobre a valorização do protagonismo feminino na indústria do audiovisual, sobretudo narrativas femininas, mulheres à frente e atrás das câmeras, o olhar feminino, a resistência do mercado com relação à direção de mulheres, além de assédio, recorte racial, etarismo, maternidade e outros temas oportunos. 

Tatiana Marinho (Gana) 

(Crédito: Divulgação)

Baiana e em São Paulo há 15 anos, é sócia e CEO da Gana, agência de publicidade exclusivamente formada por pessoas negras. Com 22 anos no mercado publicitário, iniciou sua carreira em 2001, na Propeg Comunicação. Passou por grandes agências, como NBS, Morya do Grupo ABC/Omnicom, e de 2016 a 2021 era diretora de operações do Grupo Dentsu, onde foi responsável pelas agências NBS, Isobar e DentsuMB, experiências fundamentais para sua formação profissional.  

Em 2021, aceitou um convite para integrar a equipe da Gana, da qual hoje é sócia e CEO. É formada em Administração de Empresas pela Faculdade Ruy Barbosa (FRB), especialização em Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas, MBA em Controladoria para Gestão de Negócios pela FACS, e Gestão de Projetos para Agência de Publicidade no Mestre GP.  

Em seus textos, pretende escrever sobre cultura e gestão de projetos no mercado publicitário, lideranças negras femininas no setor criativo, liderança corporativa em agências de publicidade, desafios do mercado publicitário, além de tendências, características e previsões para essa indústria. 

Tatyane Luncah (Escola Brasileira de Empreendedorismo) 

(Crédito: Divulgação)

Empresária há mais de 22 anos, é CEO e fundadora da EBEM (Escola Brasileira de Empreendedorismo). Também é educadora em empreendedorismo, mentora de empresárias e embaixadora de dezenas de grupos femininos. Além disso, atua como coordenadora e coautora das obras “Empreendedoras de Alta Performance” (2016); “Mulheres do Marketing I” (2018); “Líderes de Marketing” (2019); e “Mulheres do Marketing II” (2022). 

Em suas colunas, Tatyane pretende escrever sobre empreendedorismo feminino, liderança, engajamento de times, inteligência emocional, economia do cuidado e temas como síndrome da impostora. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como as mulheres estão moldando o mercado dos games 

    Como as mulheres estão moldando o mercado dos games 

    Lideranças femininas de diferentes players falam sobre suas trajetórias profissionais na indústria

  • Como Rita Lobo fez do Panelinha um negócio multiplataforma

    Como Rita Lobo fez do Panelinha um negócio multiplataforma

    Prestes a completar 25 anos à frente do projeto e com nova ação no TikTok, a chef, autora e empresária revela os desafios de levar comida de verdade dos livros de receitas para outros espaços