Falas WW - 4ª Temporada
(Crédito: Divulgação)

Falas WW #50: O futuro e o presente do trabalho

Episódio do videocast reúne Andrea Cruz (SerH1) e Raquel Zagui (Grupo Heineken) para debater inovações, diversidade e a reinvenção do ambiente corporativo

i 23 de setembro de 2025 - 9h00

O futuro do trabalho deixou de ser uma projeção distante para se tornar uma realidade do presente moldada por decisões empresariais, transformações sociais e avanços tecnológicos. Essa foi a tônica do novo episódio do videocast Falas Women to Watch, que contou com a participação de Andrea Cruz, CEO da SerH1 Consultoria, e Raquel Zagui, VP de pessoas e head global de diversidade, equidade e inclusão do Grupo Heineken.

Entre os temas discutidos com a apresentadora Regina Augusto, curadora de conteúdo da plataforma Women to Watch e diretora executiva do Cenp, estiveram a descentralização dos locais de trabalho, o cenário de diversidade e inclusão no mundo corporativo e o encontro de gerações no ambiente profissional. Para as convidadas, o movimento de transformação já é visível no dia a dia das empresas e deve continuar exigindo adaptações de líderes e profissionais.

“Até hoje, quando o pessoal de fora vem nos visitar, falam: ‘vocês continuam no máximo duas vezes por semana?’”, contou Raquel Zagui, ao comentar sobre os formatos híbridos que se consolidaram na Heineken no Brasil.

Andrea Cruz destacou a mudança de expectativas dos colaboradores: “O profissional não quer mais estar em uma empresa onde precisa trabalhar 100% presencialmente”.

Apesar dos avanços em diversidade, Cruz também lembrou que a permanência de grupos sub-representados no mercado ainda depende de esforço conjunto. “A diversidade entrou na agenda, mas se manter no mercado de trabalho ainda vai precisar muito de uma corresponsabilidade do profissional.”

Falas Women to Watch tem a missão de dar visibilidade e fomentar debates sobre o espaço feminino na liderança da indústria e no mercado de trabalho. Nesta quarta temporada, serão 10 episódios disponíveis toda terça feira, às 6h, no canal do Meio & Mensagem no YouTube e nas plataformas de áudio.