
Falas WW #54: Os desafios de liderar
Ana Moisés (LinkedIn) e Débora Fernanda (Gut) discutem o vácuo de liderança que começa a se formar nas empresas
Ser líder já não é o sonho de carreira de muitos profissionais das novas gerações. O que antes era visto como sinônimo de sucesso agora é, para muitos, um peso, e as empresas começam a sentir os efeitos dessa mudança.
No novo episódio do Falas Women to Watch, Ana Moisés, diretora de soluções de marketing do LinkedIn para a América Latina, e Débora Fernanda, head de RH, diversidade e inclusão da Gut, refletem sobre como o trabalho e a liderança estão sendo reconfigurados.
“A geração de hoje coloca o incômodo na mesa”, diz Débora, que aponta para um comportamento cada vez mais comum entre jovens profissionais: a recusa em aceitar modelos de gestão autoritários ou que ignoram saúde mental e propósito. Segundo ela, muitas empresas oferecem treinamento de liderança depois que muitas denúncias chegam ao RH, um indício de que a transformação ainda é reativa, e não estratégica.
Ana Moisés traz dados que reforçam a tendência. De acordo com uma pesquisa recente do LinkedIn, 68% da geração Z que estão na plataforma dizem que pretendiam mudar de emprego em 2025.
Falas Women to Watch tem a missão de dar visibilidade e fomentar debates sobre o espaço feminino na liderança da indústria e no mercado de trabalho. Nesta quarta temporada, serão 10 episódios disponíveis toda terça feira, às 6h, no canal do Meio & Mensagem no YouTube e nas plataformas de áudio.