Falas WW - 4ª Temporada

Falas WW #52: Liderança e marca pessoal

Fiamma Zarife (Airbnb) e Carolina Terra (USP) discutem como líderes podem usar as redes sociais

i 7 de outubro de 2025 - 14h42

O novo episódio da quarta temporada do videocast Falas Women to Watch aborda um tema central para a liderança contemporânea: a presença digital de executivos e a construção de influência nas redes sociais. 

A conversa, conduzida por Regina Augusto, reúne Fiamma Zarife, diretora-geral do Airbnb na América do Sul, e Carolina Terra, pesquisadora e professora da USP, que discutem como equilibrar reputação, autenticidade e visibilidade em um ambiente em que a comunicação online se tornou estratégica para lideranças.

Com base em um estudo recente da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP), que revela 45% dos CEOs estão distantes das rede sociais e somente 5% são altamente ativos no LinkedIn, o episódio levanta algumas questões: é possível liderar bem e manter relevância sem estar online? O quanto o silêncio pode, ou deve, fazer parte da estratégia?

Para Fiamma Zarife, as redes sociais deixaram de ser apenas um canal de comunicação: “O digital, hoje, é uma nova dimensão da liderança”, afirma. Ela lembra que, embora a exposição possa trazer riscos, a ausência também comunica. 

Já Carolina Terra destacou o papel das redes na construção de confiança e proximidade com todos os stakeholders de líderes e empresas: “As lideranças se tornam mais próximas do público interno e externo à medida que estão nas redes sociais”. Para ela, ignorar esse espaço é perder uma oportunidade de diálogo e credibilidade.

O episódio discute ainda casos recentes, como a crise da Cacau Show. Carol Terra lembrou ainda que, no ambiente corporativo atual, as redes se tornaram um critério de recrutamento e avaliação: “As organizações contratam e olham as redes sociais das pessoas”.

Falas Women to Watch tem a missão de dar visibilidade e fomentar debates sobre o espaço feminino na liderança da indústria e no mercado de trabalho. Nesta quarta temporada, serão 10 episódios disponíveis toda terça feira, às 6h, no canal do Meio & Mensagem no YouTube e nas plataformas de áudio.