
Falas WW #49: As vozes das agências independentes
Ana Coutinho (Galeria) e Camila Hamaoui (Wieden+Kennedy) refletem sobre cenário da indústria em meio a fusões
O movimento de fusões e aquisições entre grandes grupos de comunicação não é novidade no mercado publicitário. Nos últimos anos, essa dinâmica tem redesenhado estruturas, concentrado operações e alterado o jogo competitivo da indústria. Apesar disso, agências independentes continuam conquistando relevância. Muitas delas, inclusive, são lideradas por mulheres que trazem uma visão estratégica afinada com os desafios do presente.
No novo episódio do videocast Falas Women to Watch, Ana Coutinho, sócia e vice-presidente de business da Galeria, e Camila Hamaoui, presidente da Wieden+Kennedy São Paulo, compartilham com Regina Augusto, curadora da plataforma Women to Watch, suas perspectivas sobre o papel das independentes nesse cenário em constante transformação.
Para além da disputa por espaço, as executivas destacam que características como agilidade, flexibilidade e customização de soluções tornaram-se diferenciais decisivos na relação com clientes. Esses atributos, afirmam, permitem responder de forma mais rápida às mudanças de comportamento do consumidor e às demandas de marcas que buscam comunicação com propósito e resultados de negócio.
“Quando você é uma agência independente, que tem valores e propósito muito claros, com uma história muito forte de relacionamento com clientes a longo prazo, isso naturalmente também ajuda você a atrair um pool de talentos compactuados com aquela cultura. E, consequentemente, o trabalho pega esse sabor. Quando você está numa agência de um grande grupo, onde muitas vezes fusões acabam juntando pessoas que eram de culturas muito diferentes, a coisa fica um pouco diluída. É difícil o trabalho carregar esse diferencial”, avalia Camila.
Falas Women to Watch tem a missão de dar visibilidade e fomentar debates sobre o espaço feminino na liderança da indústria e no mercado de trabalho. Nesta quarta temporada, serão 10 episódios disponíveis toda terça feira, às 6h, no canal do Meio & Mensagem no YouTube e nas plataformas de áudio.
Confira o bate-papo.