Falas WW #55: Como reinventar a relação entre anunciante e agência?
Ana Gabriela Lopes e Marcia Esteves discutem como reconstruir relações mais efetivas, criativas e sustentáveis
A relação entre anunciantes e agências vive um momento de reconfiguração. Em um cenário de múltiplas ofertas digitais, cultura de concorrências e pressão por resultados imediatos, o desafio é resgatar o valor das ideias, da confiança e das parcerias de longo prazo.
Esse foi o ponto de partida da conversa entre Ana Gabriela Lopes, CMO do iFood, e Marcia Esteves, CEO e sócia da Lew’Lara\TBWA e presidente da Abap, no último episódio da quarta temporada do videocast Falas Women to Watch.
Para Ana Gabriela, o futuro dessa relação depende de transparência, de confiança, para promover conversas difíceis, e de uma nova forma de colaboração. “Precisamos deixar a agência confortável para dizer que o resultado não foi bom”, defende. Ela também faz um alerta sobre o papel da tecnologia na criação publicitária: “A tecnologia não vai resolver as relações e a capacidade de imaginar o que nunca foi imaginado.”
Marcia Esteves reforça o quanto a indústria precisa criar meios de sustentar relações, ideias e narrativas de longo prazo. “Nunca vi um mercado que gosta tanto de matar as coisas”, diz. Para ela, o foco precisa se voltar à estratégia e ao negócio dos clientes: “O formato não é a solução. A solução é o que vai resolver o problema do negócio.”
Falas Women to Watch tem a missão de dar visibilidade e fomentar debates sobre o espaço feminino na liderança da indústria e no mercado de trabalho. Nesta quarta temporada, foram 10 episódios disponíveis toda terça feira, às 6h, no canal do Meio & Mensagem no YouTube e nas plataformas de áudio.