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Women to Watch

Os aprendizados que levamos para 2023

Que façamos mais história, juntas e juntos, com apoio do mercado e de toda a sociedade


3 de janeiro de 2023 - 14h38

O ano que se passou foi, certamente, muito desafiador. Tempos incertos, movediços e de transformação da realidade. Período de mudança das relações entre as pessoas e as marcas, diante das crises de um mundo globalizado, como a pandemia e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Por isso, o tema da primeira edição do Women to Watch Summit, que aconteceu em abril, em São Paulo, não poderia ter sido diferente.  

No evento, fizemos história, trazendo grandes lideranças femininas para debater o impacto do cenário de incerteza dos nossos tempos no mercado de comunicação, no marketing e na sociedade. Inspiramos, provocamos e conectamos pessoas de diferentes lugares e perspectivas para promover trocas que apontaram novos caminhos e trouxeram novos questionamentos para a indústria. 

O evento foi parte do projeto de remodelação da nossa plataforma Women to Watch, marca trazida ao Brasil pelo Meio & Mensagem em 2013, com o objetivo de destacar as mulheres cuja atuação contribuem para o impulsionamento da indústria. Em 2022, o projeto foi expandido, com conteúdos diários sobre a jornada das mulheres no mercado de trabalho e com o próprio Women to Watch Summit.

Hoje, temos no nosso time dezenas de colunistas incríveis, lideranças femininas inspiradoras que fazem a diferença no mercado. Contabilizamos inúmeras entrevistas com mulheres cujas jornadas profissionais e pessoais inspiraram milhares de leitoras e leitores. Lançamos nosso podcast, o Falas W2W, onde falamos com executivas, empreendedoras, jornalistas e formadoras de opinião de diferentes setores. Construímos uma audiência próxima, qualificada, engajada.  

2022 também marcou um período crucial para muitas empresas pelo mundo para trazer mais mulheres para cargos de liderança. A realidade ainda é muito desigual, sobretudo no Brasil e em algumas áreas. Segundo o Índice de Diversidade de Gênero (IDG), elaborado pela Kantar, os cargos de liderança feminina dobraram no mundo nos últimos anos: foram de 10% para 20%. Apesar disso, mesmo que o número de mulheres represente mais da metade da população do país, elas estão em apenas 13% dos cargos de liderança nas 500 maiores corporações do Brasil, de acordo com o Relatório Empreendedorismo no Brasil. 

Diante de todo esse contexto, em agosto promovemos a 10ª edição do Women to Watch, para homenagear mulheres cujas trajetórias e capacidades transformam a indústria. A homenagem tem a intenção de, com esse reconhecimento, formar redes de apoio que elevarão outras mulheres ao topo do setor que, ainda que paute a diversidade com mais ênfase, está longe de abraçar todas as intersecções, sobretudo nas posições executivas, de liderança e de tomada de decisões. 

Em 2022, homenageamos sete profissionais. Elas formam um grupo de empresárias e mulheres em posição de liderança em áreas não limitadas a agências e anunciantes, mas que incluem marketing de influência, plataformas de mídia, consultoria e gestão de talentos. Formam um time de mulheres diverso, plural e genuíno. O evento também foi histórico: Raquel Virgínia, CEO da agência Nhaí, foi a primeira mulher trans homenageada no Women to Watch Brasil.

Uma pesquisa realizada pela consultoria de recursos humanos ManpowerGroup, que ouviu 39 mil pessoas em 40 países, concluiu que 47% das empresas estabeleceram 2022 como o ano-chave para trazer mais mulheres para o topo. Além disso, 35% têm meta até 2023 para mudar o equilíbrio entre os gêneros no topo da pirâmide.

Então, se 2023 é o prazo estabelecido por muitas organizações como a data máxima para que aumentem o número de mulheres em cargos executivos, nós estaremos aqui para dar espaço a elas. Não daremos voz, porque isso elas já têm — e vimos, em 2022, que muita. Seremos o lugar para amplificar essas vozes, fazendo com que falem, troquem, sejam e mudem ainda mais suas áreas de atuação. E seguiremos dando luz a pessoas e iniciativas que promovam a transformação e a diversidade, porque ainda há muita mudança pela frente. 

Que em 2023, então, façamos mais história, juntas e juntos com apoio do mercado e de toda a sociedade, como foi em 2022. Nosso muito obrigada a todas e todos. Seguimos. 

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