Community managers merecem mais atenção das marcas

Buscar

Community managers merecem mais atenção das marcas

Buscar
Publicidade

Marketing

Community managers merecem mais atenção das marcas

Gestão de comunidades ganha papel estratégico à medida em que cresce o volume de dados não-estruturados provenientes de redes sociais


22 de novembro de 2018 - 6h00

Um estudo das consultorias Gartner, Forrester e IDC estima que cerca de 80% dos dados que as empresas possuem são não-estruturados. Ou seja: são informações estratégicas, porém pulverizadas e com alta dose de subjetividade. O estudo também afirma que o volume dessas informações, que não podem ser facilmente organizadas em planilhas ou armazenadas com tanta precisão, crescem à taxa de 60% ao ano.

 

Foto: Pexels

No marketing, informações não-estruturadas são frequentemente utilizadas na gestão de comunidades, como um termômetro das conversas da audiência e o tipo de interação gerada entre público e a marca.

Uma das funções da área de community management, ou gestão de comunidades, é justamente monitorar conversas e temas de interesse de grupos que a marca deseja atingir. Como a área ainda é relativamente recente no mercado, o papel dos community managers não é um consenso entre agências e marcas.

Rodrigo Helcer, CEO da Stilingue, empresa de soluções para gestão de mídias digitais, acredita que community managers deveriam ocupar um papel mais estratégico dentro de agências e departamentos de marketing. “Geralmente são profissionais jovens que cuidam da interação nas redes sociais, administram páginas das marcas nas plataformas e respondem a comentários, mas deveriam ter a senioridade adequada para sentar nos comitês de marketing e tomar decisões”, avalia, argumentando que empresas deveriam investir em melhores planos de carreira e na valorização do profissional da área.

De acordo com o site Love Mondays, que mapeia os salários de diversas funções, o salário médio para Community Manager é de R$ 3.482 mensais.

A DM9DDB, que cuida das mídias sociais de marcas como o McDonald’s, busca fazer com que os community managers sejam mais integrados às demais áreas e que tenham autonomia para planejar os trabalhos da marca no digital. “Eles precisam ser vistos como planejadores digitais e não somente responsáveis pelas interações da marca. Eles precisam ser ouvidos, afinal, a internet é um espaço muito rico para a marca conhecer o seu consumidor. Na DM9, o community manager participa da construção de conteúdo junto à dupla de criação e alinha todo o cronograma com a mídia para que ao final do dia tudo faça sentido para a marca e para as pessoas”, explica Adriano Alarcon, VP de criação e conteúdo da DM9DDB.

Na avaliação do criativo, são esses profissionais que ajudarão as marcas a gerar valor a partir de dados não-estruturados, como por  meio da análise de conteúdo dos concorrentes, tendências e oportunidades de conversa em tempo real.

O Bradesco é uma das marcas que estruturam times robustos de gestão de comunidades online. A equipe da empresa hoje conta com 50 profissionais integrados em uma mesma área — entre eles profissionais de interação, diretores criativos, diretores de arte, redatores e profissionais de BI.

Para Marcelo Salgado, social media manager do Bradesco, a divisão dessa gestão em “editorias” facilita a estruturação de insights e a criação de conteúdo para comunidades de interesse da marca. A empresa hoje divide seus esforços em quatro editorias principais: cultura, esporte, inovação e educação. “A necessidade básica das pessoas é serem atendidas e o conteúdo é a última etapa dessa gestão de comunidade, mas no fim do processo aprendemos muito sobre linguagem e clusterização”, afirma Marcelo.

O trabalho dos community managers, por fim, é complementado com ferramentas e softwares de business intelligence. “Adicionamos uma camada de inteligência para estudar não só o que consumidores falam, mas os assuntos que se conectam com as nossas frentes de atuação”, diz Marcelo.

A emergência de plataformas de social commerce e recursos voltados para comunidades nas redes sociais fazem com que community managers sejam cada vez mais relevantes para marcas. O Facebook, por exemplo, viu o número de participantes de grupos crescer 40% no último ano, de acordo com a Forbes. Já o YouTube criou um modelo de assinaturas para produtores de conteúdo, onde usuários podem pagar para ter acesso a conteúdo exclusivo. “Marcas têm cada vez mais a oportunidades de criar produtos e conteúdo que gravite em torno de comunidades nas redes”, diz Rodrigo.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Com quatro episódios, produção de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas