Marketing
Cnova: IPO capta US$ 197 milhões na Nasdaq
A empresa de e-commerce do Grupo Casino, que abrange os sites do Extra, Ponto Frio e Casas Bahia no Brasil, esperava chegar aos US$ 375 milhões na oferta
A empresa de e-commerce do Grupo Casino, que abrange os sites do Extra, Ponto Frio e Casas Bahia no Brasil, esperava chegar aos US$ 375 milhões na oferta
Padrão do site
25 de novembro de 2014 - 7h19
A Cnova, empresa de e-commerce do Grupo Casino, que reúne os portais de e-commerce Cdiscount (França, Brasil, Colômbia, Equador, Tailândia, Vietnã, Costa do Marfim, Senegal e Bélgica) e substitui a Nova Pontocom no Brasil (composta pelos sites Extra.com.br, Pontofrio.com e Casasbahia.com.br) fez sua oferta pública inicial (IPO, em inglês) de ações na Nasdaq, em Nova York, com a expectativa de atingir um preço médio entre US$ 12,50 a US$ 14 por ação. O anúncio da IPO aconteceu no último dia 20, feriado da Consciência Negra em São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá, quando a empresa comunicou a venda de 26,8 milhões de papéis, com a perspectiva de captar cerca de US$ 375 milhões. Nesta terça-feira, 25, ao final da IPO, o preço da ação fechou em US$ 7,38, o que resultou na captação de US$ 197,7 milhões, ou 47% a menos do que pretendia a empresa de comércio eletrônico do Casino.
Em junho deste ano, a Cnova pediu registro na Securities and Exchange Commission (SEC), reguladora do mercado norte-americano de capitais, para listagem na Nasdaq. Ao listar-se na Nasdaq, a Cnova une-se a outras grandes empresas de tecnologia e de e-commerce que já negociam suas ações no pregão da bolsa eletrônica de Nova York. A Nasdaq concentra 73% das empresas de tecnologia listadas no mercado norte-americano.
Cdiscount Brasil
Há um mês, a Cnova anunciou o lançamento do site da Cdiscount no Brasil, quando passou a operar, no País, com a bandeira online que utiliza em outros países. O portal é similar a um outlet, focado mais em preços do que na oferta de um grande número de itens. A Cnova, segundo informação da própria empresa, oferece aos 12,9 milhões de usuários ativos acesso a mais de 12 milhões de produtos em seus sites.
Com isso, o Grupo Casino opera os seguintes serviços eletrônicos no Brasil: os sites de e-commerce do Extra, da Casas Bahia, do Pontofrio, a agência de viagens online Partiu Viagens, o eHub, de soluções para vendas na web, e o Barateiro, que vende produtos devolvidos sem utilização pelos consumidores ou revisados pelos fabricantes após problemas como arranhões e amassados. No Brasil, o site da Cdiscount é de responsabilidade da Cnova Brasil. E a Cdiscount opera os demais locais – França, Colômbia, Equador, Tailândia, Vietnã, Costa do Marfim, Senegal e Bélgica.
No terceiro trimestre deste ano, a Cnova teve um faturamento líquido de R$ 2,58 bilhões. A Cnova Brasil registrou receita líquida de R$ 1,38 bilhão e a Cdiscount faturou R$ 1,22 bilhão. O Grupo Casino, controlador da Cnova e da Cdiscount, registrou 49 bilhões de euros em vendas líquidas em 2013. Desse total, 60% foram registradas de países da América Latina (GPA e Via Varejo no Brasil e Grupo Éxito na Colômbia) e da Ásia (Big C na Tailândia e Vietnã). O Grupo Pão de Açúcar (GPA), controlado pelo Casino, é o maior varejista do Brasil, com € 11 bilhões de vendas líquidas em 2013 (apenas alimentos) e rede de distribuição com mais de 2 mil pontos de venda (Pão de Açúcar, Extra, Assai, Minimercado), bem como comércio eletrônico. E a Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio) é uma das maiores varejistas de eletroeletrônicos do mundo, com vendas líquidas de € 7,6 bilhões em 2013.
Compartilhe
Veja também
Como dominar as conversas sobre BBB para além das ações no programa
Ao fim de cada edição, os CMOs são questionados se ainda vale a pena patrocinar a atração, considerando KPIs pragmáticos, como ROI, e costumo responder que, no marketing, é fundamental entender que tudo precisa ser visto de forma conjunta
Aumento de propaganda de bets não agrada brasileiros
Pesquisa realizada pela Orbit Data Science percebeu mudanças nos comentários online em relação a casas de apostas