Assinar

A precaução com as crianças na Inglaterra

Buscar

A precaução com as crianças na Inglaterra

Buscar
Publicidade
Comunicação

A precaução com as crianças na Inglaterra

Em menos de um mês, órgão regulador de publicidade do país proibiu em três campanhas


2 de dezembro de 2011 - 8h29

Os produtos não são infantis e as campanhas não são direcionadas para o público com menos de 18 anos, mas isso não foi levado em consideração no momento em que o Advertising Standarts Authorithy (ASA), órgão regulador de publicidade na Inglaterra, decretou que três campanhas (todas lançadas em novembro) saíssem de circulação. 

No início do mês, o ASA proibiu a veiculação da campanha do perfume Oh Lola, do designer Marc Jacobs, que trazia a foto da atriz Dakota Fanning segurando o frasco de perfume entre as pernas. A imagem foi considerada sexualmente provocativa, e segundo o órgão regulador a modelo aparentava ser menor de idade (ela tem 17 anos) o que “torna o anúncio irresponsável e suscetível a causar grandes ofensas”. Segundo o comunicado do Advertising Standards Authorithy “o comprimento do vestido, a perna e a posição do frasco do perfume chamaram a atenção para a sexualidade”. 

wraps

Já no fim do mês, quem sofreu foi a grife italiana Miu Miu. Na campanha de inverno da marca, a atriz Hailee Stenfield aparece sentada em um trilho de trem. Como também é menor de idade (14 anos) o anúncio foi considerado “irresponsável por mostrar uma criança em situação de perigo”. 

wraps

Também no fim do mês de novembro, foi proibida a campanha da marca de lingerie Marks & Spencer que circulava nos ônibus do Reino Unido. Segundo o órgão regulador, o anúncio que mostra uma mulher ajoelhada na cama de calcinha e sutiã explora a imagem da mulher como objeto, insinuando sexualidade, o que o torna impróprio para ser veiculado na lateral do ônibus. "Consideramos que a imagem é de natureza muito sexual e, portanto, imprópria para a exibição em lugares públicos, onde poderia ser vista por crianças", afirmou a autoridade.

wraps
Segundo a ASA, todos os anúncios que foram, de alguma forma, considerados impróprios, foram analisados após o órgão ter recebido reclamações de consumidores, o que em alguns casos foi desmentido por veículos de comunicação, pelas agências responsáveis pelas campanhas e até mesmo pelas marcas.  

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público