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AlmapBBDO: promoção se faz em casa

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Comunicação

AlmapBBDO: promoção se faz em casa

Setor liderado por Gaetano Lops ganha forma e lança primeiros projetos


5 de outubro de 2012 - 7h22

 Referência mundial de qualidade no que se convenciona chamar de “above the line”, a AlmapBBDO se aventura na parte de baixo da linha, que pode ser chamada de “bellow the line”, “no media” ou, segundo a nomenclatura mais recente, “live marketing”. E a maneira escolhida não foi a criação de uma nova empresa, mas sim de uma estrutura interna. Ou seja: começaremos a ver, em breve, eventos e ações promocionais com a concepção a cargo da Almap.

Há um ano, a agência contratou Gaetano Lops, ex-sócio de José Victor Oliva na Rio 360, para que ele liderasse o setor que a agência construiu. “Eu havia cansado de ter um papel operacional e a proposta da Almap me daria um papel estratégico”, afirma Lops, que passou um período sabático antes de embarcar na nova empreitada. Ele conheceu Marcello Serpa durante um encontro de O Boticário, cliente em comum, e reforçou o contato durante a premiação do Caboré 2010, na qual tanto Rio 360 quanto Almap saíram com suas corujas na gaiola, nas categorias Serviços Especializados e Agência.

“Não conhecia a dimensão da agência, a partir da visão que tinha em meu mundo. Mas me surpreendi ao perceber que, em publicidade, eles acreditam nos mesmos valores que eu. E isso facilitou a parceria”, relembra Lops.

A unidade comandada por Lops é focada nas oportunidades decorrentes de Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e demais ações no Rio de Janeiro, onde ele passa quatro dias da semana. Futuramente, a Almap pode abrir um escritório no Rio de Janeiro. O foco será mais estratégico do que operacional. “Não seremos produtores de eventos”, esclarece Lops. “Queremos evoluir para o conceito de agência guardiã da marca”, explica. Por conta desse viés, a agência assumiu a conta integral de Visa, passando a ser responsável por marketing promocional e eventos, além da publicidade off-line e online que já detinha.

A AlmapBBDO será a responsável por todas as campanhas globais de Visa para a Copa do Mundo. Até pelo perfil do segmento, o braço de Lops atuará somente nos projetos no Brasil. Mas a Almap em versão dupla terá um papel fundamental no principal objetivo de comunicação do cliente para os próximos anos: mostrar as vantagens da migração do meio de pagamento de dinheiro para cartão. O futebol terá papel preponderante na estratégia, conforme a Copa for se aproximando.

Evangelização

O grande objetivo da Almap, agora, agora é expandir a atuação do setor para outros clientes. Estão na mira a General Electric, que é patrocinadora dos Jogos Olímpicos de 2016, a Bradesco Seguros, apoiadora nacional do evento, O Boticário, que terá ações alusivas à Copa do Mundo, além de Volkswagen, Gillette e Seara, todos patrocinadores da Seleção. Para isso, Lops precisou passar os últimos 12 meses em um processo de evangelização dos profissionais da Almap. “Eles precisavam entender o que eu estou fazendo aqui”, explica. Além disso, Lops já participou de reuniões de estratégias para 2013, contribuindo com a visão do lado BTL para a comunicação dos clientes da agência.

O executivo considera a questão da adaptação resolvida e acredita que a criação já trabalha com ideias que tenham as perspectivas de publicidade off-line, online e live marketing. “Ao meu ver, o digital tem o papel de juntar os dois lados. Hoje, o profissional de comunicação precisa pensar em todos os lados. No mundo da música, e eu conheço deste segmento, a ordem do momento é ser multi-instrumentista. O mesmo vale para a publicidade”, aponta.

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