Assinar

Após polêmica, Conar absolve comercial da Perdigão

Buscar

Após polêmica, Conar absolve comercial da Perdigão

Buscar
Publicidade
Comunicação

Após polêmica, Conar absolve comercial da Perdigão

Campanha de Natal foi criticada pela forma que representou pessoas brancas e negras no ambiente familiar; caso foi arquivado pelo Conselho


13 de fevereiro de 2019 - 6h00

(Crédito: Reprodução)

Uma das últimas polêmicas do universo da publicidade em 2018 teve seu desfecho dado na semana passada pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). O comercial natalino da Perdigão, cujo objetivo era divulgar o programa de doação de Chester da BRF, foi absolvido pelo Conselho de Ética da entidade.

A polêmica começou no mesmo dia em que a Perdigão levou ao ar o comercial, assinado pela DM9 (que, em dezembro do ano passado, foi unida à Sunset, passando a se chamar SunsetDDB). O objeto das críticas que tomaram as redes sociais foi a escolha das famílias utilizadas no comercial. O comercial mostrava um grupo de pessoas brancas como os doadores da ave natalina enquanto uma outra família, formada por atores negros, representava as pessoas que recebiam a doação.

Na mesma semana do lançamento, a Perdigão posicionou-se a respeito da campanha lamentando que a mensagem possa ter ofendido alguém. “Nunca foi essa a nossa intenção. Falar de generosidade é, para nós, uma forma de união e agradecimento a todos os nossos consumidores, que há três anos colaboram para o Natal de mais de 6 milhões de pessoas, independente de cor, gênero, raça ou religião. É nisso que acreditamos”, disse a marca, em comunicado, na época.

Apesar de o processo para avaliar a campanha ter sido aberto pelo Conar ainda em 2018, o caso foi avaliado pelo Conselho de Ética somente na semana passada, no retorno das atividades da entidade. Pela decisão, a Perdigão não precisa fazer nenhuma alteração no comercial e, caso deseje, pode voltar a exibi-lo na mídia no próximo período natalino. Assista ao filme:

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público

  • Nos EUA, IPG Mediabrands demitirá 103 funcionários em janeiro

    Nos EUA, IPG Mediabrands demitirá 103 funcionários em janeiro

    Demissões foram notificadas meses antes do anúncio da fusão da holding com o Omnicom