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Comunicação

Audi escolhe 72andSunny, mas mantém BBH Londres

Anunciante continua a trabalhar com escritório londrino da agência do grupo Publicis, embora tenha entregado criação global à operação da MDC Partners


2 de dezembro de 2019 - 17h55

Nova campanha global da Audi, que será lançada no começo de 2020, está nas mãos da 72andSunny, porém marca mantém parceria de décadas com BBH Londres (Crédito: Reprodução/YouTube)

A Audi mantém a conta criativa na BBH Londres, algo incerto desde que a companhia abriu processo de concorrência em abril. Na primeira semana de novembro, a 72andSunny foi anunciada como vencedora do pitch pela próxima campanha global do anunciante, que redefinirá o slogan de marketing “Vorsprung durch Technik”, utilizado pela marca desde 1971.

Na ocasião, a Audi anunciou que continua trabalhando com a Venables Bell & Partners nos Estados Unidos. O destino da BBH Londres, no entanto, estava incerto: a disputa pela verba criativa do anunciante no mercado britânico foi a primeira em 37 anos – tempo de duração da parceria com a BBH. Em junho, a agência do Publicis Groupe entrou no processo de concorrência que também envolveu a M&C Saatchi, a VCCP e a Engine, que ficou no final da disputa com a agência.

De acordo com a Campaign UK, a Audi também convidou as agências Leo Burnett Londres, Lucky Generals, Ogilvy, Saatchi & Saatchi Londres e VMLY&R, mas nenhuma quis participar da concorrência. Ainda no Reino Unido, a Audi e a Skoda, outra marca da Volkswagen, mantiveram suas contas de social media com as agências We Are Social e Ogilvy.

A famosa frase “Vorsprung durch technik” (progresso por meio da tecnologia, em tradução livre) foi criada por John Hegarty, cofundador da BBH. Em comunicado, a marca disse que a próxima assinatura não será mais sobre o que é tecnicamente possível, mas sim sobre o que os consumidores querem.

O trabalho será comandado pela 72andSunny de Amsterdã, com apoio dos escritórios de Nova York, Los Angeles, Sydney e Singapura. A previsão é de que a campanha seja lançada no primeiro trimestre de 2020. Apesar de global, ainda não há confirmação a respeito da veiculação da nova comunicação no mercado norte-americano.

No país, a Audi utiliza, desde 2007, a assinatura “Truth in Engineering”, criada pela Venables, Bell & Partners, de São Francisco. O slogan foi, no entanto, ridicularizado durante o escândalo de emissões de poluentes envolvendo a Volkswagen em 2015. Depois do episódio, a marca discretamente aposentou a frase. Por enquanto, nos EUA, segue sem tagline.

Segundo o head de digital business e customer experience da Audi, Sven Schuwirth, a 72andSunny é a agência ideal para concretizar o plano de “recarregar a marca emocionalmente”. Ao AdWeek, Carlo Cavallone, diretor executivo de criação e sócio da 72andSunny Amsterdã, revelou que a campanha também irá focar o “realinhamento dos Four Rings”, os quatro anéis que formam o logo da marca, criado em 1932, representavam quatro montadoras: Audi, DKW, Horch e Wanderer.

Crédito da imagem no topo: Divulgação

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