Audi escolhe 72andSunny, mas mantém BBH Londres
Anunciante continua a trabalhar com escritório londrino da agência do grupo Publicis, embora tenha entregado criação global à operação da MDC Partners
Audi escolhe 72andSunny, mas mantém BBH Londres
BuscarAudi escolhe 72andSunny, mas mantém BBH Londres
BuscarAnunciante continua a trabalhar com escritório londrino da agência do grupo Publicis, embora tenha entregado criação global à operação da MDC Partners
Isabella Lessa
2 de dezembro de 2019 - 17h55
Nova campanha global da Audi, que será lançada no começo de 2020, está nas mãos da 72andSunny, porém marca mantém parceria de décadas com BBH Londres (Crédito: Reprodução/YouTube)
A Audi mantém a conta criativa na BBH Londres, algo incerto desde que a companhia abriu processo de concorrência em abril. Na primeira semana de novembro, a 72andSunny foi anunciada como vencedora do pitch pela próxima campanha global do anunciante, que redefinirá o slogan de marketing “Vorsprung durch Technik”, utilizado pela marca desde 1971.
Na ocasião, a Audi anunciou que continua trabalhando com a Venables Bell & Partners nos Estados Unidos. O destino da BBH Londres, no entanto, estava incerto: a disputa pela verba criativa do anunciante no mercado britânico foi a primeira em 37 anos – tempo de duração da parceria com a BBH. Em junho, a agência do Publicis Groupe entrou no processo de concorrência que também envolveu a M&C Saatchi, a VCCP e a Engine, que ficou no final da disputa com a agência.
De acordo com a Campaign UK, a Audi também convidou as agências Leo Burnett Londres, Lucky Generals, Ogilvy, Saatchi & Saatchi Londres e VMLY&R, mas nenhuma quis participar da concorrência. Ainda no Reino Unido, a Audi e a Skoda, outra marca da Volkswagen, mantiveram suas contas de social media com as agências We Are Social e Ogilvy.
A famosa frase “Vorsprung durch technik” (progresso por meio da tecnologia, em tradução livre) foi criada por John Hegarty, cofundador da BBH. Em comunicado, a marca disse que a próxima assinatura não será mais sobre o que é tecnicamente possível, mas sim sobre o que os consumidores querem.
O trabalho será comandado pela 72andSunny de Amsterdã, com apoio dos escritórios de Nova York, Los Angeles, Sydney e Singapura. A previsão é de que a campanha seja lançada no primeiro trimestre de 2020. Apesar de global, ainda não há confirmação a respeito da veiculação da nova comunicação no mercado norte-americano.
No país, a Audi utiliza, desde 2007, a assinatura “Truth in Engineering”, criada pela Venables, Bell & Partners, de São Francisco. O slogan foi, no entanto, ridicularizado durante o escândalo de emissões de poluentes envolvendo a Volkswagen em 2015. Depois do episódio, a marca discretamente aposentou a frase. Por enquanto, nos EUA, segue sem tagline.
Segundo o head de digital business e customer experience da Audi, Sven Schuwirth, a 72andSunny é a agência ideal para concretizar o plano de “recarregar a marca emocionalmente”. Ao AdWeek, Carlo Cavallone, diretor executivo de criação e sócio da 72andSunny Amsterdã, revelou que a campanha também irá focar o “realinhamento dos Four Rings”, os quatro anéis que formam o logo da marca, criado em 1932, representavam quatro montadoras: Audi, DKW, Horch e Wanderer.
Crédito da imagem no topo: Divulgação
Compartilhe
Veja também
Puma celebra atletas amadores na campanha “Go Wild”
Com nova identidade, marca busca alcançar as gerações mais jovens, valorizando o esporte como forma de autoexpressão e conexão
Google tira do ar ação de Burger King sob alegação de violação de regras
Iniciativa espalhou no Google Maps cupons de desconto da rede de fast food nos endereços do concorrente McDonald’s; marca defende ação e diz que mais 1,3 mil cupons foram resgatados