Bebê leva Itaú à liderança em recall
Pela primeira vez, o banco fica em primeiro lugar na pesquisa de Lembrança de Marcas na Propaganda, do Datafolha
Pela primeira vez, o banco fica em primeiro lugar na pesquisa de Lembrança de Marcas na Propaganda, do Datafolha
Meio & Mensagem
29 de fevereiro de 2012 - 4h50
O comercial estrelado por um bebê que cai na gargalhada quando seu pai rasga uma folha de papel catapultou o banco Itaú à liderança isolada da pesquisa Lembrança de Marcas na Propaganda de TV, realizada pelo Datafolha e publicada com exclusividade por Meio & Mensagem. Um em cada cinco paulistanos apontou o filme como preferido e mais lembrado no mês de janeiro. A peça faz parte da campanha “Itaú sem papel”, para incentivar os clientes do banco a substituir os extratos bancários enviados pelo correio pela versão digital.
Com 22,9% das menções, Itaú retorna à lista das mais lembradas após seis meses fora. Casas Bahia (com 11,6%) e Fiat (9,5%) dividem a segunda posição. Fiat retorna após um mês de afastamento e Casas Bahia desce uma colocação em relação ao mês anterior.
Seis marcas empatadas estatisticamente dividem a terceira colocação: Dolly (6,5%), Skol (5,6%), Brahma (5,3%), Coca-Cola (5,2%), Omo (4,5%) e Antarctica (4,3%). Dolly, Skol e Coca-Cola descem um patamar, Brahma e Antarctica mantêm percentual e colocação e Omo volta à disputa após um mês distante.
Fechando o grupo das mais lembradas estão Volkswagen e Extra (3,6%, cada), sendo que a montadora volta após um mês de ausência e Extra, apesar do percentual semelhante, desce um degrau.
No mês de janeiro, cerca de um em cada cinco paulistanos elegeram a propaganda do Itaú (19,3%) como preferida, o que a coloca na liderança isolada. Em segundo lugar aparecem Casas Bahia (3,3%), Dolly (2,6%), Skol (2,4%), Fiat (2,3%), Hyundai (1,7%) e Antarctica (1,6%). Fechando o ranking figuram três marcas estatisticamente empatadas: Volkswagen (1,4%), Brahma (1,2%) e Pepsi (1,1%).
Do total de entrevistados, 17,8% disseram não se lembrar de marcas na propaganda de TV nos últimos 30 dias e 21,4% não apontaram uma propaganda favorita.
Confira, a seguir, os rankings de lembrança e preferência:
Metodologia
TÉCNICA: pesquisa quantitativa com abordagem pessoal em ponto de fluxo, com estratificação por sexo e idade. As entrevistas foram realizadas mediante aplicação de questionário estruturado.
UNIVERSO: população, em geral, a partir de 16 anos, residente na cidade de São Paulo.
AMOSTRA: total de 609 entrevistas.
CHECAGEM: cobre no mínimo 20% do material de cada pesquisador.
DATA DE CAMPO: 2 e 3 de fevereiro de 2012 .
MARGEM DE ERRO MÁXIMA PARA O TOTAL DA AMOSTRA: quatro pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%.
OBSERVAÇÃO: estatisticamente, o resultado obtido que tem a margem de erro máxima é o que se aproxima de 50%. À medida que os resultados obtidos se afastam dos 50%, a margem de erro diminui.
SOBRE O 30 SEGUNDOS: Ferramenta do Instituto de Pesquisas Datafolha elaborada com o objetivo de monitorar o desempenho das marcas em propagandas de TV entre a população da cidade de São Paulo. Traz dados referentes ao total de peças veiculadas e segmentadas por categorias de produtos. Para obter informações adicionais, entrar em contato pelo site www.datafolha.com.br.
Leia também:
Abigraf se manifesta contra Itaú
Itaú visita os pais do “Bebê sem papel”
O bebê, os virais e a publicidade
Bebê sem papel retoma sucesso na internet
Itaú leva para TV bebê hit da web
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público