Campanhas de redes de varejo lideram lembrança na Black Friday
Comerciais de Lojas Americanas, Casas Bahia e Magazine Luiza lideram o recall de marcas segundo a Ipsos
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Meio & Mensagem
29 de novembro de 2018 - 14h15
Já consolidada entre as principais datas do varejo nacional, a Black Friday também é um dos períodos do ano em que os consumidores são mais impactados por campanhas publicitárias. Ao longo de todo o mês de novembro – e com maior intensidade na semana da data promocional – diversas marcas inserem na mídia comerciais, anúncios, banners e ativações para mostrar suas ofertas e descontos.
Para avaliar o impacto dos consumidores brasileiros em relação à publicidade feita na Black Friday na semana passada, a Ipsos realizou o Creative Picks, uma mensuração online da interação entre as marcas e as pessoas na internet. Entre as pessoas avaliadas, praticamente todos (98%) declararam ter visto ao menos um anúncio de ofertas da Black Friday. Entre as categorias de comerciais que mais ficaram em evidência, na avaliação dos consumidores, estão as de eletroeletrônicos, supermercados e lojas de departamento online.
Entre as marcas mais citadas pela lembrança de comunicação na Black Friday, as Lojas Americanas aparecem na primeira posição, com 23% das citações. Casas Bahia e Magazine Luiza surgem em sequência, com 12% das citações cada. De acordo com a Ipsos, esse ranking está de acordo com as intenções de declaração de compra, já que os smartphones responderam por 26% dos interesses de compra na data, seguidos de roupas (16%) e TV (14%).
Quando questionados sobre os meios em que mais viram propaganda durante a Black Friday, a TV aparece em primeiro lugar: 66% dos entrevistados respondeu que viu algum comercial de Black Friday na televisão. O Facebook também foi um canal bastante utilizado para veiculação de publicidade na data, sendo citado por 52% das pessoas. Os banners nos sites de compras acessados também foram um canal importante para a publicidade, ficando na terceira posição, com 43% das citações.
O consumidor brasileiro, no entanto, continua desconfiado em relação à propaganda relacionada à data. A maioria (48%) declarou ter um sentimento neutro em relação aos comerciais que divulgam ofertas: não desacreditam, mas também não confiam totalmente. Já 37% dos entrevistados disseram que confiam plenamente nas mensagens publicitárias da data, enquanto 15% assumiram que não confiam na propaganda da Black Friday.
Veja também outros insights da pesquisa da Ipsos:
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