Chevrolet defende agronegócio e ministro repercute
Criada pela Commonwealth/McCann, comercial da S10 que enaltece o trabalhador rural movimentou as redes sociais no fim de semana
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Bárbara Sacchitiello
29 de julho de 2019 - 12h32
Neste fim de semana, a Chevrolet colocou na mídia uma campanha publicitária para divulgar o modelo S10. Com uma mensagem focada nos trabalhadores do campo e profissionais do setor agropecuário, a campanha utiliza o conceito #FeitaPraQuemFaz.
Criada pela Commonwealth/McCann, divisão da WMcCann responsável pelos trabalhos publicitários da marca, a campanha da Chevrolet enaltece “aqueles que produzem e procuram fazer algo em prol do desenvolvimento da economia em vez de ficarem apenas criticando”.
“Tem gente que adora reclamar. Reclama da crise, do País dos políticos, do jeito que se protege a produção, mas também reclama quando ela não chega boa no mercado”, diz o trecho inicial da narração, que segue citando exemplos de diversas reclamações sobre o clima, a qualidade da produção e sobre o País. Assista:
Assim que o comercial foi lançado nas mídias digitais, no sábado – o filme televisivo estreou no domingo, 28 – as pessoas começaram a discutir a respeito do tom da peça, o que acabou levando a Chevrolet a figurar entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil na manhã de sábado, 27. Muitos acharam que a narrativa adotada pela marca fazia um discurso em defesa do governo enquanto outras pessoas elogiaram a peça e a mensagem positiva que ela passava a respeito do País.
As conversas ganharam ainda mais densidade quando o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, postou o vídeo da campanha em seu perfil no Twitter, elogiando a peça publicitária: “Recebi essa propaganda, que enaltece o Brasil e espanta o mau humor. Chega de sandália de couro e sunga de crochet – daqui para a frente, só de Chevrolet…kk”, escreveu o ministro em seu perfil na rede social.
De acordo com release enviado pela agência na sexta-feira, 26, antes do lançamento do comercial, a campanha traz discussões atuais, mas mostrando o ponto de vista do trabalhados do campo, valorizando seu trabalho e estilo de vida. “O setor que é responsável por mais de 20% do PIB nacional, muitas vezes não se sente reconhecido, sendo alvo constante de críticas”, diz o release da Commonwealth/McCann. No mesmo texto de apresentação da campanha, é dito que a mensagem “destaca que tem gente que adora reclamar de tudo, inclusive de questões que envolvem o setor agropecuário, como o tamanho dos orgânicos e a qualidade dos produtos. Mas também reclama quando a produção não chega no mercado ou quando o produto fica mais caro. A mensagem enfatiza que as pessoas podem até reclamar, mas se depender do desempenho do trabalhador rural, acompanhado da S10, irão reclamar de ‘boca cheia’”.
“Valorizar quem carrega o País nas costas”
Em 2017, a Chevrolet já havia lançado uma campanha para a S10 que tinha como foco o homem do campo. Em uma narrativa similar a utilizada agora, a campanha dizia que enquanto alguns continuam apontando o dedo, eles (os trabalhadores do campo), continuavam zelando pelo futuro do País. “É hora de valorizar quem carrega o País nas costas”, diz a narração. Relembre o comercial:
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