Colírio Design comemora 18 anos com publicação de livro
Obra que mostra vários dos principais trabalhos desenvolvidos pela empresa foi lançada na noite da quarta-feira, 9
A Colírio Design, empresa especializada em consultoria de design estratégico, comemora 18 anos no mercado em 2023. Por isso, em celebração, a empresa reuniu em um livro vários dos trabalhos mais relevantes desenvolvidos ao longo de quase duas décadas de história. O lançamento da obra ocorreu na noite da quarta-feira, 9, em São Paulo.

Teresa e Alexandre Grynberg, da Colírio Design, lançam livro que reúne trabalhos feitos em 18 anos (Crédito: Divulgação)
Além de celebrar o aniversário, Teresa Guarita Grynberg, fundadora e coCEO, explica que a ideia do livro foi mostrar ao mercado os processos de criação e estratégia desenvolvidos pela empresa. Assim, da decisão à publicação, foi mais de um ano de trabalho, incluindo reunião de material, seleção e produção. gráfica.
“Teve um trabalho editorial grande para criar um storytelling que fosse interessante para os leitores e não apenas um livro de portfólio, para também explicar uma coisa que, para nós, é óbvia”, complementa. Para isso, a obra consta entregas para clientes como Guaspari, Dzarm, Amata e Grupo Iguatemi.
Alexandre Grynberg, coCEO da Colírio, acrescenta que o foco em estratégia é um dos principais diferenciais do processo criativo. “Aqui, nada é criado por acaso ou por beleza. Todos os trabalhos se baseiam em dados, estratégica, conhecimento de mercado e dos concorrentes. Há 18 anos, o design ainda estava muito ligado à estética, ao desenho e arte. Hoje, o mercado entende a área como o processo de encontrar soluções para determinados problemas, algo que acreditamos”, diz.
Novo ciclo
Teresa acrescenta que a publicação também representa uma nova fase da empresa, que inclui a certificação, desde o ano passado, de Empresa B. Recebem o selo companhias que conseguem unir negócio com desenvolvimento social e ambiental. Assim, o ajuste de olhar rendeu parcerias com diversos institutos, fundações e empreendedores sociais.
“Percebemos a força que o trabalho do design pode ter para dar luz às causas e problemas sociais, com qualidade. Ao entendermos a diferença que o nosso trabalho podia fazer, decidimos que era hora de focar ao máximo em plantar essas sementes nos nossos clientes que ainda não tinham esse olhar”, afirma.