Projeto “Sou Amigo da Fauna” reúne entidades e marcas apoiadoras
Fruto da ação coletiva entre ONGs e marcas como Azul Linhas Aéreas, iniciativa quer frear a caça aos animais silvestres

Projeto Sou Amigo da Fauna visa alertar sobre proteção animal (Crédito: Divulgação)
Da junção das entidades Instituto Libio, Ampara Silvestre, Onçafari e SOS Pantanal nasce o projeto projeto Sou Amigo da Fauna, cujo objetivo é reforçar a proteção em relação ao tráfico de animais silvestres.
A iniciativa, que ganhou o apoio de duas marcas, Azul Linhas Aéreas e Socicam, investirá na capacitação de funcionários de empresas e instituições para diminuir o número de captura de animais. A partir dessa movimentação, que será impulsionada por campanhas, empresas e instituições poderão garantir o Selo Amigo da Fauna.
Hoje, o Sou Amigo da Fauna já conta com 13 aeroportos parceiros, espalhados por diversas regiões brasileiras, como Ilhéus, Chapecó e Presidente Prudente.

Sou Amigo da Fauna teve identidade visual e a campanha criados pela Colírio (Crédito: Divulgação)
A Colírio desenvolveu a identidade visual e campanha. Já a produção dos vídeos de apoio foram responsabilidade da Estação Brasileira. “Entramos neste trabalho com uma visão que foi além do selo, porque sabemos que podemos contribuir com a nossa expertise para impactar e despertar as pessoas para um tema tão relevante e ainda pouco divulgado. Nosso desafio foi criar elementos fortes que representassem os principais alvos do tráfico, como as aves, os insetos, os répteis e anfíbios e os mamíferos, de uma forma lúdica como contraponto às imagens reais”, afirma Teresa Guarita Grynberg, sócia-fundadora da Colírio.
A cada ano, mais de 38 milhões de animais de diversas espécies são retirados da natureza de maneira criminosa. De cada dez animais traficados, nove morrem. Considerada a terceira maior atividade ilegal do mundo, essa atividade clandestina fica apenas atrás do tráfico de armas e drogas e movimenta cerca de US$ 23 bilhões por ano. Deste total, o Brasil concentra de 5% a 15%.
“O tráfico de animais é um assunto transversal na conservação. Não podemos esperar que apenas instituições focadas no assunto ergam suas vozes. Esse programa é exatamente sobre unir forças para combater um inimigo em comum, que tira milhões de animais todos os anos de seus habitats”, diz Gustavo Figuerôa, diretor de Comunicação do SOS Pantanal.