Comunicação

Flamengo pede à ONU reconhecimento da Nação Rubro-Negra

Campanha criada pela Artplan e Quintal quer oficializar torcida como “nação simbólico-cultural”

i 9 de setembro de 2025 - 16h51

Zico durante pronunciamento sobre a torcida do Flamengo

Zico durante pronunciamento sobre a torcida do Flamengo (Crédito: Divulgação)

O Flamengo lança a campanha “Nação na ONU”, que propõe o reconhecimento oficial da torcida rubro-negra como a primeira “nação simbólico-cultural” do planeta.

O projeto foi apresentado em um pronunciamento especial de Zico, maior ídolo da história do clube e embaixador da marca, transmitido pela FlamengoTV.

“O Flamengo não é apenas um clube, é uma Nação”, afirmou o ex-jogador no vídeo-manifesto.

Criada pela Artplan, com estratégia da Quintal, a iniciativa reforça a força da marca e a relação com seus mais de 45 milhões de torcedores.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Flamengo (@flamengo)

A campanha aposta em engajamento massivo, storytelling e mobilização digital por meio de uma petição online.

A ação busca posicionar o Flamengo no cenário global de marketing esportivo e cultural, consolidando o clube como plataforma de identidade coletiva que vai além do futebol.