Comunicação

Secom e Conar firmam acordo para combater fraudes

Objetivo é ajudar a identificar e coibir falsas mensagens publicitárias que envolvam marcas ou programas do Governo Federal

i 9 de setembro de 2025 - 18h21

Secom Conar

(Crédito: Shutterstock)

A Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) e o Conselho Nacional da Autorregulamentação Publicitária (Conar) assinaram nessa segunda-feira, 8, um acordo com o objetivo de combater golpes e fraudes em relação a políticas públicas, bem como ajudar a fortalecer a publicidade responsável.

Por meio desse acordo, Conar e Secom devem realizar atividades em conjunto para ajudar na conscientização de informações a fim de coibir a disseminação de informações inverídicas, fraudes ou golpes, sobretudo no ambiente digital, que envolvam marcas da administração pública.

De acordo com a Secom e o Conar, a partir da sinalização desse tipo de conteúdo, as duas instituições poderão tomar medidas cabíveis para a proteção tanto das políticas e instituições públicas quanto dos cidadãos.

Na prática, Secom e Conar assinaram um acordo de cooperação técnica (ACT) que auxiliará na identificação de fraudes que envolvem programas do governo ou outras ações de comunicação pública.

Em comunicado, Sidônio Palmeira, ministro da Secom, declarou que o acordo representa o compromisso da secretaria em proteger os brasileiros no ambiente digital.

“O número de golpes na internet é crescente e tem afetado cada vez mais o acesso a políticas públicas e a direitos. A parceria com o Conar será essencial para sermos ainda mais ativos na construção de um ambiente digital mais saudável, com engajamento do mercado publicitário”, declarou.

Também em comunicado, o presidente do Conar, Sérgio Pompilio, ressaltou que a publicidade brasileira é reconhecida mundialmente por suas qualidades e que, nesse cenário, torna-se ainda mais relevante investir em soluções construídas de forma colaborativa.

“Este acordo com a Secom representa um marco na trajetória do Conar e da autorregulação publicitária. Consolida um modelo de parceria que fortalece princípios éticos e a prática de uma comunicação responsável e transparente”, finalizou.