Setor de higiene e beleza inicia campanha nacional
Movimento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) traz o apelo do “cuidado integral”, juntando à saúde física e mental, a social e visa mostrar sua essencialidade

Making of da campanha institucional do setor de higiene e beleza, assinada pela Abihpec (Crédito: Divulgação)
Antecedendo uma reportagem do jornalista André Trigueiro sobre o fim do uso de animais pela indústria de cosméticos nas pesquisas para o desenvolvimento de produtos, determinado pelo governo, teve início, no intervalo do Jornal Nacional, a veiculação de uma campanha do setor de higiene e beleza, com assinatura da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
O filme, criado pela Peralta, é a ponta de um trabalho abrangente de pesquisa que vem sendo feito pelo setor há oito meses, com a ajuda da consultoria de branding Touch. Nesse estudo, a Abihpec avaliou que se trata de um setor que tem uma boa imagem, contribui positivamente para a economia do País, mas é muito pulverizado, já que dele fazem parte uma série de categorias.
Daí o fato de o filme ser baseado no conceito de “cuidado integral”, ou seja, da beleza para além da estética.
Aos aspectos de saúde física e mental, juntou-se também o de saúde social e os três são enlaçados numa mensagem única e pensada a partir do ponto de vista dos brasileiros que são consumidores do segmento. E de como cada uma das diferentes categorias usadas no dia a dia têm um impacto positivo no todo da vida das pessoas.
“Quando comunico de uma maneira integrada, como faremos agora, o cuidado integral reforçará a essencialidade do setor, estimulando ainda mais o desenvolvimento do mercado. Antes existia uma questão física, agora existe uma mental e, mais do que nunca, social”, ressalta Luiz Carlos Dutra, presidente da Abihpec.
Fazer acontecer
A ideia é reforçar que o impacto para as pessoas começa pelo bem-estar e o inspiracional, passando pela autoestima e confiança e chegando, no caso do social ao fato de que alguém em dia com tudo isso influencia o entorno em termos de produtividade e vontade de fazer acontecer. Com isso, a tagline do movimento é “Setor de beleza e cuidados pessoais: cuidar para fazer acontecer”.
A campanha terá versões mais curtas do filme inicial, na fase de sustentação, além de outras mídias, como jornais e out-of-home. As veiculações ocorrem de agosto a outubro e retornam no primeiro trimestre de 2026.
Além da campanha, a entidade e a ESPM iniciam, neste mês, parceria para uma pós-graduação em Gestão de Negócios e Inovação em Beleza. O presidente da Abihpec ressalta que o mercado brasileiro é o 3º maior global em consumo (quase metade da América Latina inteira) e que seus 400 associados respondem por 90% desse volume, equivalente a quase 2% do PIB.