Comunicação

UNLK adquire cerca de 50% da Media Hero

Avaliada em mais de R$ 100 milhões, empresa é a segunda investida da gestora de Oliva e Alvarenga

i 5 de dezembro de 2025 - 7h00

UNLK Media Hero

Felipe Oliva e Eduardo Alvarenga, da UNLK, e Marcelo Ferronato, CEO da Media Hero (Crédito: Divulgação)

A UNLK, empresa fundada por Eduardo Alvarenga e Felipe Oliva há dois meses, realiza sua segunda aquisição. Depois de comprar a Squid (ex-Wake Creators), por R$ 45 milhões, a companhia adquire cerca de 50% da Media Hero, avaliada em mais de R$ 100 milhões.

Fundada em 2023 por Marcelo Ferronato – executivo que reúne passagens pela liderança de marketing de empresas como Gillette, Burger King, McDonald’s e RedBull – a Media Hero oferece tecnologia proprietária de inteligência artificial (IA) e ciência de dados para mensuração e alocação de investimentos em marketing.

Segundo Ferronato, a companhia nasceu para solucionar uma dor sua e de seus pares executivos de marketing: mensurar o retorno sobre investimento de todas as ações realizadas e planejar o orçamento de maneira integrada. Assim, a primeira resolução adotada pelo executivo foi montar um time técnico forte. “Queria juntar conhecimento acadêmico e científico com o conhecimento de negócio”, afirma.

A equipe estruturou uma plataforma científica e tecnológica que combina três disciplinas: mensuração, previsão de vendas, e planejamento de investimentos de mídia e marketing. O objetivo do software proprietário da Media Hero é entregar uma análise completa do passado e um planejamento para o futuro.

Em seus três anos de operação, a Media Hero processou e analisou mais de R$ 10 bilhões de investimentos em marketing no Brasil e garante ter entregado aumento médio de ROI de mídia acima de 40% para seus clientes. Com mais de 40 funcionários, a empresa atende a marcas como Nubank, Boticário, Mitsubishi, Natura, Localiza, Duracell e Renner.

Recentemente, expandiu a operação para o México, com Nubank, e está estruturando uma expansão para os Estados Unidos, a pedidos de clientes que ainda não podem ser divulgados.

Oliva, que assume a posição de presidente do conselho da Media Hero, destaca que a operação teve um crescimento superior a 300% em 2025. “Temos enxergado clientes que começam com um ticket e multiplicam esse valor por cinco”, comenta.

Expansão dos negócios

Os investimentos da UNLK serão alocados para a criação de novas soluções tecnológicas e na expansão dos negócios da Media Hero. Oliva frisa que a expansão será internacional: “A companhia já vem recebendo demandas de fora do Brasil”.

Em relação a novos serviços, a Media Hero em breve lançará uma solução para mensurar o impacto de todas as métricas de marca na geração de vendas. Para o ano que vem, a empresa também impulsionará a ferramenta de otimização de multiobjetivos, que consegue entender como uma empresa consegue investir o mesmo orçamento para atingir dois resultados ao mesmo tempo.

Ferronato acrescenta, ainda, que a companhia está expandindo a atuação para a mensuração de eventos que antes eram praticamente impossíveis de serem mensurados, como o impacto de patrocínios a Fórmula 1, Rock in Rio e Lollapalooza.

Mesmo com a aquisição, Ferronato segue na liderança da operação como CEO. Já a Big Data, empresa de Gustavo Ioshpe, deixa de ser sócia da Media Hero para dedicar-se exclusivamente à expansão para os EUA. Além de Ferronato e UNLK, a Lanx Capital segue como acionista da Media Hero.

Alvarenga explica que, há algum tempo, a UNLK já estava interessada na Media Hero, por considerar que suas soluções nasceram no timing certo. “Vejo cada vez mais a necessidade de o CMO de ter um copiloto para as decisões importantes relacionadas a investimento de mídia e marketing”, diz, enfatizando que o negócio está mais complexo. “Não estamos aqui para substituir o CMO, mas para dar superpoder ao CMO”.