Comunicação

UNLK compra Wake Creators, da Locaweb, por R$ 45 milhões

Aquisição é a primeira da nova empresa de Eduardo Alvarenga e Felipe Oliva, que busca captar até R$ 300 mi

i 7 de outubro de 2025 - 7h22

UNLK

Eduardo Alvarenga e Felipe Oliva, cofundadores de UNLK (Crédito: Divulgação/Frederic Jean)

Recém-criada por Eduardo Alvarenga, ex-CEO da Eletromidia, e Felipe Oliva, fundador da Squid, a UNLK, empresa de investimentos voltada para as àreas de mídia e tecnologia, adquire a Wake Creators, unidade de marketing de influência da LWSA, antiga Locaweb, por R$ 45 milhões.

A compra da Wake Creators é a primeira da nova companhia, que tem um capital inicial de cerca de R$ 150 milhões para investir em aquisições. Com isso, a UNLK passa a deter o controle integral da operação e prevê anunciar, nos próximos meses, novos posicionamento e identidade da marca, além de iniciativas que ampliarão a atuação no segmento de criadores e plataformas emergentes.

A Wake Creators ganhou este nome abril de 2023 como fruto da união das marcas All In, Tray Corp, Samurai Experts, Ideris, Síntese e Squid, esta última comprada pela Locaweb em 2021, pelo valor de R$ 180 milhões. Para a LWSA, a venda faz parte de um plano de simplificação do portfólio e concentração de esforços em soluções de software, e-commerce, CRM e inteligência de dados para o varejo digital.

Alvarenga pontua que a escolha pela aquisição da Wake Creators teve menos relação com a história de Oliva, fundador da Squid, e mais com um momento de mercado em que a Wake Creators se encontra, com um motor tecnológico robusto e foco em micro influenciadores.

Missão da UNLK

A UNLK nasce com o objetivo de fomentar a transformação nos stores de mídia e comunicação, por meio de investimento em negócios que unam dados, criatividade e inovação tecnológica. “A melhor forma de fazer esse negócio crescer é fazer as companhias do nosso portfólio crescerem”, destaca Alvarenga.

A estratégia da empresa é executar negócios seletivos, após um estudo profundo dos ativos, adquirindo posições majoritárias, inclusive com seus sócios e executivos atuando dentro das operações. “Queremos uma participação com intenção. Somos investidores ativistas, de fato, colocamos a mão na massa junto com a companhia para destravarmos valor para o setor de publicidade”, revela Alvarenga.

O que o futuro aguarda?

Além desses R$ 150 milhões iniciais, a UNLK tem a meta de captar até R$ 300 milhões entre 12 e 36 meses para futuras aquisições. Neste sentido, a companhia pretende concluir, ainda neste ano, mais uma transação com foco em dados, otimização e métricas. “Miramos em verticais de altíssimas oportunidades no setor”, comenta Alvarenga.

Oliva ressalta, ainda, que o pipeline de oportunidades é proprietário e especializado, chegando naturalmente devido ao conhecimento do setor de seus fundadores. “Chegam várias oportunidades interessantes para colocarmos no nosso framework para ver se faz sentido”, frisa.

Nesse sentido, Alvarenga reforça que a companhia de investimentos quer fazer as empresas crescerem sem janela específica de venda, priorizando crescimento de longo prazo. “Acreditamos no poder de você estar próximo, operar junto e não ficar fechado em janela”, conclui.