Comunicação

UNLK compra Wake Creators, da Locaweb, por R$ 45 milhões

Aquisição é a primeira da nova empresa de Eduardo Alvarenga e Felipe Oliva, que busca captar até R$ 300 mi

i 7 de outubro de 2025 - 7h20

UNLK

Eduardo Alvarenga e Felipe Oliva, cofundadores de UNLK (Crédito: Frederic Jean)

Recém-criada por Eduardo Alvarenga, ex-CEO da Eletromidia, e Felipe Oliva, fundador da Squid, a UNLK, empresa de investimentos voltada às àreas de mídia e tecnologia, adquire a Wake Creators, unidade de influência digital da LWSA, antiga Locaweb Company, por R$ 45 milhões.

A compra da Wake Creators é a primeira aquisição da nova companhia, que tem um capital inicial de cerca de R$ 150 milhões para trabalhar aquisições. Com isso, a UNLK passa a deter o controle integral da operação e prevê anunciar, nos próximos meses, novos posicionamento e identidade da marca, além de iniciativas que ampliarão a atuação no segmento de criadores e plataformas emergentes.

A Wake ganhou este nome abril de 2023 como fruto da união das marcas All In, Tray Corp, Samurai Experts, Ideris, Síntese e Squid, esta última comprada pela Locaweb em 2021. Para a LWSA, a venda faz parte de um plano de simplificação do portfólio e concentração de esforços em soluções de software, e-commerce, CRM e inteligência de dados para o varejo digital.

Alvarenga pontua que a escolha pela aquisição da Wake Creators teve menos relação com a história de Oliva, fundador da Squid, e mais com um momento de mercado em que a Wake Creators se encontra, com um motor tecnológico robusto e foco em micro influenciadores.

Missão da UNLK

A UNLK nasce com o objetivo de fomentar a transformação do ecossistema de mídia e comunicação brasileiro, por meio do investimento em negócios que unam dados, criatividade e inovação tecnológica. “A melhor forma de fazer esse negócio crescer é fazer as companhias do nosso portfólio crescerem”, destaca Alvarenga.

A estratégia da empresa é executar negócios seletivos, após um estudo profundo dos ativos, adquirindo posições majoritárias, inclusive com seus sócios e executivos atuando dentro das operações. “Queremos uma participação intenção. Somos investidores ativistas, de fato, colocamos a mão na massa junto com a companhia para destravarmos valor para o setor de publicidade”, revela Alvarenga.

O que o futuro aguarda?

Além desses R$ 150 milhões iniciais, a UNLK tem a meta de captar até R$ 300 milhões entre 12 e 36 meses para futuras aquisições. Neste sentido, ainda neste ano, a companhia pretende concluir mais uma transação com foco em dados, otimização, métricas. “Miramos em verticais de altíssimas oportunidades no setor”, comenta Alvarenga.

Oliva ressalta, ainda, que o pipeline de oportunidades é proprietário e especializado, chegando naturalmente devido ao conhecimento profundo do setor de seus fundadores. “Chegam várias oportunidades interessantes para colocarmos no nosso framework para ver se faz sentido”, frisa o cofundador da UNLK.

Nesse sentido, Alvarenga também reforça que companhia de investimentos quer fazer as empresas crescerem sem janela específica de venda, priorizando crescimento de longo prazo. “Acreditamos no poder de você estar próximo, operar junto e não ficar fechado em janela”, conclui.