Como a Ypê levou o universo de Chaves a uma campanha pela primeira vez?
Seriado, que completa quatro décadas de estreia no Brasil este ano, é celebrado na promoção Ypê de Milhões, com recriação de cenário e dubladores originais
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Bárbara Sacchitiello
11 de julho de 2024 - 15h10
Se os personagens da Vila do Chaves ficassem ricos, será que o Seu Madruga finalmente quitaria a dívida dos 14 meses de aluguel atrasados? E o Chaves, compraria quantos sanduíches de presunto? Será que o professor Girafales ofereceria à Dona Florinda mais do que um humilde buquê de flores?
Imaginar essas situações hipotéticas foi o exercício ao qual as equipes de Ypê e da agência de publicidade DPZ se dedicaram no ano passado, quando iniciaram a missão de pensar de que maneira poderiam apresentar ao público a edição de 2024 da promoção anual Ypê de Milhões.
Além de, mais uma vez, divulgar a ação que oferece prêmios em dinheiro e carros para os consumidores de seus produtos, a Ypê tinha o objetivo de fazer algo um pouco diferente . Segundo o diretor de marketing da companhia, Cesar Nicolau, a ideia era adicionar uma camada de inspiração a essa jornada de marketing.
“Sentamos junto com a equipe da DPZ e pensamos em quais personagens e ideias poderiam adicionar uma conexão emocional a esse discurso. Começamos a pensar em personagens que tivessem um apelo entre pessoas de diferentes idades e classes sociais”, comenta o executivo. Foi aí que Chaves passou a ser visto como uma possibilidade criativa.
Ao imaginar como seria se os famosos personagens da Vila ficassem milionários com os prêmios da marca, a Ypê e a agência encontraram outra efeméride. Além dos dez anos da promoção da Ypê, neste ano completam-se quatro décadas da estreia do famoso seriado mexicano na televisão brasileira.
Definido que o universo de Chaves seria a inspiração da campanha neste ano, as equipes deram início a outra missão: as tratativas com o Grupo Chespirito para poder levar a ideia adiante.
Embora tenha emplacado diversos produtos licenciados no Brasil, Chaves nunca tinha, oficialmente, emprestado seus personagens para uma campanha publicitária no Brasil. O seriado, inclusive, deixou de ser exibido no Brasil há algum tempo, por conta de divergências entre o grupo Chespirito e a Televisa, rede de TV mexicana responsável pela comercialização da série.
Nesse contexto, para convencer o grupo detentor dos direitos de Chaves a aceitar a proposta da campanha publicitária, o diretor de marketing conta que o principal argumento utilizado foi a promessa de respeito à obra.
“Nas conversas com eles, desde o primeiro momento nos mostramos inclinados a celebrar e honrar os personagens, mantendo no texto frases e expressões que eles realmente falariam”, conta.
Todo o processo de criação do conceito da campanha – bem como a da gravação do vídeo, feita nesse último fim de semana, em São Paulo – contou com aprovações e supervisão do Grupo Chespirito. Um membro do grupo no Brasil, inclusive, acompanhou as gravações, feitas em São Paulo.
Para contar a história em que personagens do Chaves ficassem milionários com a promoção da Ypê, a DPZ e a produtora Surreal, primeiramente, fizeram um criterioso trabalho de seleção de casting, para encontrar atores que fossem realmente parecidos com os icônicos personagens.
Nicolau também conta que, para transmitir mais veracidade às cenas, a campanha foi atrás dos dubladores originais do seriado, para que o público pudesse identificar as mesmas vozes que acompanham há décadas.
Ao todo, cerca de dez comerciais diferentes foram produzidos. Segundo o diretor de Ypê, eles devem estrear na mídia no fim de julho e início de agosto. Alguns dos vídeos reúnem todo o elenco enquanto outros mostram separadamente, personagens como Chaves e Quico, Seu Madruga e Chiquinha e outros, falando sobre a ação.
A promoção, contudo, já está valendo desde o início de julho. A Ypê, agora, contará com a ajuda de influenciadores para ajudar a reverberar o projeto da campanha de Chaves até que os filmes sejam colocados no ar.
“Esperamos, além de resultados nas vendas, que a marca consiga chamar a atenção do público que acompanhava Chaves na televisão, e que, talvez, nem seja tão conectado a esse universo da limpeza, mas que certamente vai ser impactado pelas memórias que a campanha trará”, projeta o diretor de marketing.
A respeito da continuidade do trabalho junto ao Grupo Chespirito, o executivo pontua que a proposta atual é acompanhar os resultados dessa campanha, mas admite que, eventualmente, outros projetos podem ser feitos. “Achamos que essa parceria com o Chaves ainda pode dar mais caldo”, resume.
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