Conar pede mudança em filme do gato preto
Campanha da AlmapBBDO para a Volkswagen foi julgada em reunião na manhã da quarta-feira 20, junto de outros 11 processos
Campanha da AlmapBBDO para a Volkswagen foi julgada em reunião na manhã da quarta-feira 20, junto de outros 11 processos
Meio & Mensagem
20 de abril de 2013 - 7h25
O Conar julgou na manhã desta quarta-feira o caso envolvendo o comercial da AlmapBBDO para Volkswagen com um gato preto. Pela decisão do órgão, ele deve ser alterado. Como a medida foi aprovada por maioria de votos, agência e anunciante podem pedir revisão do julgamento.
Levado ao ar no início de fevereiro, o comercial “Superstição” mostrava o modelo Gol 1.0 completo cheio de amuletos de sorte. Um gato preto aparecia no console do veículo e era repelido pelo jato d’água do para-brisas. A brincadeira despertou ativistas ligados à luta contra maus-tratos a animais e levou a Volkswagen a tirá-lo do ar. A decisão não impediu a instauração de processo no Conar, motivada por denúncia de consumidores.
Leia mais: ativismo de sofá e a publicidade
Na mesma reunião, o Conar arquivou processo contra a campanha “Vai amarelar ou vai de Gillette?”, da Africa para a marca da P&G; e advertiu a Skol pela campanha criada pela F/Nazca S&S alusiva ao sorvete à base da cerveja. Entre os 12 processos julgados, dois culminaram com sustação de campanhas (“Conti de Fadas”, da cerveja Conti e “Ariel Líquido – Remove 3x mais manchas sem desbotar o sabão em pó”, da marca pertencente à P&G).
Nova Schin é advertida
Outra reunião de conselheiros do Conar foi realizada na terça-feira, 19, em Brasília. Quatro processos foram julgados, resultando em dois pedidos de alteração por unanimidade (campanhas do site ohmybeer.com.br e da NBA Gestão de Negócios); um pedido de sustação por unanimidade (campanha do motel Altana); e uma advertência por maioria de votos (campanha “O cervejão do planeta”, da Nova Schin.
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