Conar reforça regras sobre publicidade de bebidas
Conselho quer reforçar que todos os estabelecimentos e plataformas que negociem bebidas devem cumprir as regulamentações publicitárias do segmento
Conar reforça regras sobre publicidade de bebidas
BuscarConar reforça regras sobre publicidade de bebidas
BuscarConselho quer reforçar que todos os estabelecimentos e plataformas que negociem bebidas devem cumprir as regulamentações publicitárias do segmento
Bárbara Sacchitiello
17 de outubro de 2017 - 11h58
Há alguns dias, os membros do Conselho de Ética do Conar, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, reuniram-se para aprovar uma Súmula de Jurisprudência que reforça as regras da entidade a respeito de campanhas publicitária de bebidas alcoólicas.
Na prática, as determinações do Conar para os anúncios e campanhas desse tipo de produto seguem as mesmas. O que a nova regulamentação pretende, porém, é estender a importância do cumprimento das normas às demais empresas que veiculem publicidade de bebidas alcoólicas, como varejistas, atacadistas e distribuidores de bebidas. “Ainda que o regramento específico do segmento seja conhecimento e largamente cumprido pelos anunciantes mais tradicionais, há também múltiplos outros protagonistas que agem na publicidade de suas marcas e produtos, caso, por exemplo, de atacadistas, varejistas, importadoras, distribuidoras, bares, e-commerce, etc”, diz o texto, publicado no site do Conar.
Para todos esses estabelecimentos valem as mesmas regras de publicidade já determinadas no estatuto do Conar para anunciantes, agências e veículos, que determinam que os anúncios de bebidas alcoólicas, divulgados em qualquer veículo de comunicação ou plataforma, “não devem conter apelo imperativo de consumo e não podem deixar de expor ostensivamente uma cláusula de advertência para responsabilidade social no consumo do produto”.Como prevê o regulamento do Conar, os autores de anúncios que descumprirem essas regras estão sujeitos a receberem liminar de sustação da veiculação da campanha.
Compartilhe
Veja também
WPP fortalece parceria com a Universal Music Group
Por meio da união, clientes globais da holding terão acesso a soluções de música e entretenimento, desenvolvidas com base em dados
Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance
Estudo realizado pela Suno United Creators a pedido do SoftBank aponta que campanhas de performance têm potencial para construir marca