Conar suspende campanha de O Boticário
Natura questionou informação sobre liderança de vendas e órgão optou pela sustação da campanha do concorrente
Natura questionou informação sobre liderança de vendas e órgão optou pela sustação da campanha do concorrente
Meio & Mensagem
6 de julho de 2012 - 3h50
Em reunião de sua 1ª câmara do conselho de ética realizada na quinta-feira, 5, o Conar julgou 18 processos. Como consequência, quatro campanhas tiveram pedido de alteração, uma foi condenada a suspensão e outras 13 tiveram processos arquivados e, portanto, não sofreram pedido de alteração.
A campanha suspensa é de O Boticário para o perfume Malbec. A afirmação "Malbec, a fragrância masculina mais vendida do Brasil" foi motivo de questionamento pela Natura. O julgamento passou por duas instâncias e contou com apresentação pesquisas de ambas as empresas, uma questionando os números da outra.
Desse modo, o Conar entendeu que, na falta de dados conclusivos, O Boticário não poderia anunciar uma afirmação tão absoluta quanto a que vinha usando.
Gaguejada
Chama atenção na lista de processos arquivados o comercial "Gaga", da Tigre, criado pela Talent e veiculado desde março. O uso de uma personagem que sofria de gagueira, mas não titubeava ao perguntar se os tubos e conexões de seu novo apartamento eram Tigre, gerou protestos de gagos e entidades ligadas à questão.
A Talent suspendeu a veiculação antes mesmo da decisão do Conar, e substituiu o filme por outro, um mês depois, intitulado "Estande" (assista abaixo). “Gaga” também foi retirado do canal da agência no YouTube.
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