Criativos defendem liberdade de ideias
O curta-metragem Ideias Matam, dirigido pelo coletivo The Wolfpack, da Zeppelin Filmes, traz reflexão sobre o processo criativo
O curta-metragem Ideias Matam, dirigido pelo coletivo The Wolfpack, da Zeppelin Filmes, traz reflexão sobre o processo criativo
Isabella Lessa
23 de junho de 2015 - 3h40
Em uma sala úmida sob uma luz fria, dois criativos amordaçados e presos a uma cadeira sofrem diferentes tipos de tortura. Ao fundo, ouve-se um jingle feliz enquanto um locutor fala as palavras: celebridade, humanização, brasilidade. Em árabe, os torturadores forçam a dupla a engolir publicações com imagens felizes e padronizadas.
Essa é a temática de Ideias Matam, curta-metragem dirigido pelo coletivo The Wolfpack e produzido pela Zeppelin Filmes. “O filme retrata o que se vive diariamente não só dentro de agências, mas em todos os trabalhos onde a criação faz parte do processo”, afirma Rodrigo Pesavento, um dos integrantes do coletivo.
“Falando especificamente de propaganda, nossas ideias são pré-testadas, pós-testadas, há uma série de ‘poréns’ que limitam a criatividade e, ao mesmo tempo, pedem tantos jargões básicos que acaba ficando tudo pasteurizado”, completa.
O roteiro é fruto de uma parceria independente entre Rafael Segri e Carolina Markowicz, diretora na Your Mamma, que já haviam trabalhado juntos na WMcCann. De acordo com Segri, atualmente diretor de arte da DM9DDB, é preciso que haja resistência dos criativos para que as ideias originais prevaleçam. “Resistir a todos os contratempos e seguir com algo criativo e relevante é cada vez mais difícil. Por isso, queríamos exaltar aqueles que conseguem, ou ao menos tentam fazer o diferente”, explica ele.
Assista ao curta:
Ideias Matam from Zeppelin Filmes on Vimeo.
Compartilhe
Veja também
Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance
Estudo realizado pela Suno United Creators a pedido do SoftBank aponta que campanhas de performance têm potencial para construir marca
O que propõe o novo curso sobre IA voltado ao mercado publicitário?
Com nove módulos, totalizando cerca de 27 horas de aulas teóricas e práticas, curso da Miami Ad School pretende capacitar uma nova geração de profissionais para a era da IA