Dentsu Aegis Network compra a Pontomobi
Empresa brasileira de mobile comandada por Léo Xavier era controlada, até então, pelo eBricks, do Grupo RBS
Empresa brasileira de mobile comandada por Léo Xavier era controlada, até então, pelo eBricks, do Grupo RBS
Meio & Mensagem
11 de outubro de 2015 - 10h55
A Dentsu Aegis Network (DAN) acaba de fechar a aquisição da totalidade das ações da Pontomobi, que tem foco no mobile marketing e era, até então, controlada pelo eBricks, do Grupo RBS, que detinha 60% das ações da operação – os 40% restantes estavam com investidores e executivos. O negócio foi intermediado pela Pipelineos, escritório de fusões e aquisições e negócios digitais de Alon Sochaczewski. Como acontece com outras companhias compradas pela DAN mundo afora, a empresa brasileira passa a operar com a bandeira Pontomobi Linked by Isobar. Neste mesmo setor mobile, a DAN comprou no final do ano passado a inglesa Fetch, por US$ 48 milhões. No caso da Pontomobi, os valores negociados não foram divulgados.
A Pontomobi nasceu em 2007 com foco em soluções de SMS e bluetooth marketing e, em 2008, teve seu controle acionário comprado pelo Grupo RBS. Atualmente, além da sede em São Paulo, tem escritório em Belo Horizonte. O seu processo de expansão incluiu a incorporação de outras empresas, como Aorta (aplicativos e conteúdo), FingerTips (aplicativos multiplataforma), MobMidia (tecnologia), Minucom (premiação através de recargas de celular) e DP7 (plataformas interativas envolvendo SMS, MMS e voz).
Entretanto, a ad network mobile Hands, maior subsidiária da Pontomobi, não foi incluída na negociação com o DAN, e segue controlada pelo eBricks, do Grupo RBS, e comandada por João Carvalho e Sérgio Percope (também fundadores e ex-sócios da Pontomobi). No ano passado, a Pontomobi fez o spin-off desta sua unidade de mídia.
“A Pontomobi vai poder ampliar agora não só sua expansão no Brasil, mas também a nível internacional para além da América Latina, onde já atuamos. O Grupo DAN é, dos grandes grupos internacionais de comunicação, o que tem o mais claro e sólido posicionamento no mercado digital, onde a Pontomobi atua e seguirá atuando. Para nós, será uma oportunidade de ouro”, diz o fundador e CEO, Léo Xavier. Ele se mantém no comando da empresa ao lado da também fundadora Flávia Biasotto e do diretor geral Renato Virgili.
A Dentsu Aegis Network, comandada no Brasil pelo CEO Abel Reis, mantém seus planos de expansão no País, apesar do momento ruim da economia nacional. Com presença em 132 países, a DAN adquiriu no ano passado a agência de publicidade NBS, que tem sede no Rio de Janeiro, e a OOH Plus, especializada em venda de mídia out-of-home, transformada em escritório nacional da rede Posterscope. Em julho de 2015, comprou a agência de marketing digital Redirect, de Curitiba. “Temos planos de seguir nosso programa de aquisições porque acreditamos que o Brasil é uma fronteira importante para o conglomerado no longo prazo. Acreditamos no País para além da crise econômica e política do momento”, frisa Reis.
Na semana passada, esteve no Brasil o CEO global da Dentsu Aegis Network, Jerry Buhlmann, que reafirmou a confiança nos negócios no Brasil a longo prazo, especialmente os digitais, apesar de ressaltar que a infraestrutura de comunicação no País deixa a desejar.
Colaborou Alexandre Zaghi Lemos
Leia também:
Hands tem nova organização societária
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público