Desimpedidos une torcidas rivais para doação de sangue
Com apoio da CBF e N Sports, a campanha "Apito Solidório" promove competição entre clubes em prol da causa

Ação promove a doação de sangue entre torcidas (Créditos: Divulgação)
Com o objetivo de incentivar a doação de sangue e plaquetas no Brasil, o Desimpedidos lança a campanha “Apito Solidário”, que mobiliza torcedores da Série B do Brasileirão em torno da causa.
Entre os dias 22 de setembro e 16 de novembro, os torcedores podem participar de uma dinâmica gamificada — aqueles que realizarem uma doação de sangue devem registrar a declaração em um formulário do Desimpedidos. Ao longo das transmissões dos jogos, um ranking divulgará as torcidas mais engajadas, somando pontos para os clubes.
A ideia da iniciativa parte de um dado alarmante: até maio de 2025, o Brasil registrava pouco mais de 800 mil doações de sangue, menos de 1% da população — o recomendado é até 3% de doadores regulares.
“Queremos transformar a energia dos torcedores em solidariedade. A Série B é um campeonato que representa todas as regiões do Brasil e nada melhor do que usar essa diversidade e paixão pelos times para gerar impacto positivo na sociedade, capaz de salvar muitas vidas”, diz Debora Fôlègo, gerente de marketing da NWB, dona do Desimpedidos.
A ação conta com parceria da N Sports e apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).