Fenapro discute mercados regionais
Encontro de Lideranças enxerga redução dos investimentos em setores como imobiliário e varejo
Encontro de Lideranças enxerga redução dos investimentos em setores como imobiliário e varejo
Meio & Mensagem
19 de abril de 2012 - 5h20
Reunidos em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, presidentes dos sindicatos estaduais de publicidade e executivos de agências discutem como está a situação dos mercados regionais.
Temas como o crescimento de licitações públicas e a redução de investimento em alguns segmentos dominaram a pauta do VII Encontro de Lideranças que ocorre entre esta quinta-feira, 19 e esta sexta-feira, 20. O evento é realizado pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) em parceria com o Sinapro- MS (Sindicato das Agências de Propaganda do Mato Grosso do Sul).
Um dos assuntos em discussão, o crescimento das licitações públicas promovidas pelos governos estaduais foi reportado com exemplos. Só em Minas Gerais, cerca de R$ 200 milhões estão sendo licitados. Já em Santa Catarina, o valor chega a R$ 109 milhões.
Outro fato observado é também um sinal de alerta para os investimentos de mídia provenientes do setor imobiliário e do varejo. De acordo com alguns dos participantes do encontro, pode ser que ocorra uma frenagem desses setores, em virtude da inadimplência que ambos têm enfrentado.
Mas nem tudo são queixas. Os dirigentes regionais se dizem satisfeitos com empresas que estão regionalizando suas contas, entre elas Johnson&Johnson, JAC Motors e Baterias Moura, três casos relatados no estado de Pernambuco. Segundo Ricardo Nabhan, presidente da Fenapro, a indústria automobilística é uma das que mais divide regionalmente suas verbas. "Eles entendem que cada mercado tem uma característica peculiar e por isso é preciso conversar com quem é especialista localmente", diz.
O Encontro de Lideranças ainda vai tratar de temas como Câmara de Arbitragem e resoluções do Cenp – Conselho Executivos de Normas Padrão. O evento trará ainda uma novidade: uma nova ferramenta de medição do IVC – Instituto Verificador de Circulação.
Além disso, a Fenapro e os sindicatos estaduais das agências querem assegurar o sucesso de público de um dos paineis do V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação. As entidades já fecharam a participação de 200 pessoas no seminário voltado a regionalização – presidido por João Batista Ciaco, presidente da Associação Brasileira de Anunciantes e diretor de marketing e vendas da Fiat. O painel irá discutir cases regionais de sucesso e debater a necessidade de formação de uma estrutura para atrair talentos regionais.
* A repórter viajou à convite da Fenapro
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