Festival do CCSP: pelo fim do clubinho
Com mais conteúdo desde o ano passado, evento reúne o mundo criativo
“Unbovine Yourself”. É com esse manifesto que o Clube de Criação de São Paulo anuncia a segunda edição do Festival do Clube de Criação de São Paulo, que acontece entre 20 e 22 de setembro no Memorial da América Latina, em São Paulo. A campanha de divulgação (assinada pela Borghi/Lowe) explica que fatores como o politicamente correto e os rituais repetitivos transformaram os mais diversos campos de criação em uma ‘bovinização generalizada’.
E o festival caminha, justamente, na contramão desse movimento. Promovido pelo presidente da organização, Eduardo Lima (F/Nazca S&S), o evento ganhou corpo no ano passado, quando ampliou o conteúdo, antes restrito aos criativos, para o mercado de comunicação e marketing. Além de premiar as melhores peças da publicidade no País, a programação traz debates, palestras, workshops, apresentação de longas e curtas-metragens e revisão de portfólios de estudantes e recém-chegados ao mercado de trabalho.
Para Joao Linneu, diretor do Clube de Criação de São Paulo e head of art da F/Nazca S&S, o novo formato destrói as barreiras que separavam a criação de outros departamentos. “Mantivemos nossa alma, que já tem 38 anos, e ainda conseguimos trazer coisas que nos faltavam: inspiração, diálogo e olho no olho. E, o mais importante, dando passos largos para acabar com o clubinho”. A ocasião, segundo Linneu, é uma ótima oportunidade para cada participante ouvir críticas construtivas. “Ao assistir à palestra do Marcello Serpa (na edição passada, em 2012) e a primeira coisa que o ouvi dizer foi: “o último anuário está muito amargurado”. Fui eu que fiz o último anuário. Foi interessante ouvir isso dele, ali, in loco. Senti que houve algum tipo de diálogo, ainda que indiretamente”, relembra.
Questionamentos sobre a redação publicitária e a criatividade da direção de arte brasileira são alguns dos temas das mesas de debate. Entre os palestrantes nacionais, estão os criativos Washington Olivetto e Anselmo Ramos, o designer Marcello Dantas e o ator Bruno Mazzeo. E nomes internacionais como Rodolfo Echeverria, vice-presidente de marketing da Coca-Cola América Latina, e Hugh Forrest, diretor de interatividade do festival SxSW. Outras informações sobre o Festival do CCSP podem ser conferidas na fanpage do Facebook. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site do Ingresso Rápido.